Manchas escuras na pele: dermatologista fala como cuidar Manchas escuras na pele: dermatologista fala como cuidar

Manchas escuras na pele: dermatologista fala como cuidar

Convidamos uma médica dermatologista para tirar algumas dúvidas de como cuidar de manchas escuras da pele

Quem tem manchas na pele sabe que o processo de clareamento desses pontos exige um bom tratamento e paciência. Diversos são os tipos de marcas que podem aparecer no rosto, entre elas estão as manchas escuras na pele que podem ser ocasionadas por diversos fatores.

Para explicar como as manchas escuras podem surgir no rosto e como elas podem ser clareadas, a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) tira as principais dúvidas e traz opções de tratamento para essa condição.


O que causa as manchas escuras da pele?

As manchas escuras da pele são ocasionadas pela hiperpigmentação de pequenos pontos. Essas manchas podem surgir por diversos fatores como questões hormonais, resultados de marcas de acne, ou pela exposição solar sem proteção, que também pode intensificar as manchas já existentes.

“As manchas escuras da pele podem ser causadas por exposição solar continuada, por acnes, cicatrizes de acnes, pelo melasma ou por sardas são as principais causas de manchas escuras da pele”, explica a dermatologista Marcele Trindade.


Quais são os tipos de manchas escuras da pele?

Para entender o melhor tratamento para tirar as manchas da pele é preciso entender qual o seu tipo de mancha. Por isso, separamos os principais tipos de manchas escuras que podem surgir na pele para você entender quais estão presentes no seu corpo e encontrar o melhor tratamento.

  • Melasma: o melasma são manchas da pele que tem o tom marrom, elas podem ser intensificadas com a exposição solar. O melasma pode surgir na pele por fatores genéticos, disfunção da tireoide, ação dos raios ultravioletas e durante a gravidez.
  • Sardas: as sardas são pequenas manchas escuras na pele que aparecem pelo excesso de melanina em alguns pontos. Elas são genéticas e podem ficar mais evidentes após a exposição solar.
  • Manchas da pele causadas pelo sol: a exposição solar sem proteção pode causar diversos tipos de manchas na pele, e um deles são as manchas mais escuras e com tons de marrom. Essas manchas podem ter diferentes tamanhos e aspectos e geralmente aparecem em áreas do corpo que estão mais expostas sem proteção.
  • Melanoma: esse é um tipo de câncer de pele que pode se expressar através de manchas escuras na pele. Consultar um médico para entender o diagnóstico é essencial para entender a intensidade do melanoma.
  • Dermatite: entre os diferentes tipos de dermatite, está a dermatite ocre que tem como característica manchas escuras na pele. Elas surgem principalmente pelo rompimento de vasinhos vasculares na pele, o que resulta na pigmentação escura.
  • Manchas escuras naturais: atritos, pequenas lesões, hiperpigmentação e depilação são algumas das causas de manchas escuras na pele que surgem de forma natural por algum desses fatores. No geral, essas manchas desaparecem sozinhas e a dica é hidratar e proteger essas manchas com protetor solar para evitar o agravamento.

Manchas escuras causadas pelo sol

Os raios solares exigem um ponto de atenção quando o assunto é tratamento e clareamento de manchas da pele. Isso porque quando eles entram em contato com a pele que não está devidamente protegida com o protetor solar essas manchas são intensificadas e ficam ainda mais escuras.

Além disso, um rosto sem manchas que não tem o cuidado de proteção solar facial diária pode impulsionar o aparecimento de manchas escuras da pele por conta do contato direto dos raios solares com o rosto.

“As manchas escuras pelo sol a gente identifica que são manchas espalhadas na pele de vários tipos de tamanho amarronzadas com formato irregular e podem ser tratadas com uso de filtro solar, peeling, laser, além disso com uso de cremes de clareadores, séruns, clareadores, séruns de vitamina C também”, explica a dermatologista.


Como tratar as manchas escuras da pele?

Se você está com dúvidas de como tratar as manchas escuras da pele, separamos algumas dicas que são essenciais para ajudar no momento de clareá-las. Para isso, é primordial o acompanhamento com especialistas para entender as causas das suas manchas e encontrar os melhores tratamentos. Além disso, o uso do protetor solar facial vai ser seu grande aliado nesse momento.

“As manchas escuras da pele, assim como as manchas do sol, são tratadas de formas parecidas. Além de tratar no dermatologista com tratamentos estéticos, é necessário tratar em casa com cremes clareadores com compostos como niacinamida e vitamina C. O uso de filtro solar, tanto em casa quanto ao se expor ao sol, evitar ao máximo a exposição solar nos horários das 10h às 16h, que são os horários de pico da produção dos raios UVB que vai hiperpigmentar essa pele”, explica a dermatologista.

A linha Uniform&Matte pode ser uma grande aliada no momento de tratamento de manchas escuras na pele. Além do Gel de Limpeza Facial e a Água Micelar Antioleosidade para o passo de limpeza, aposte no Sérum Facial Antimarcas para o passo de hidratação facial.

O sérum é enriquecido com vitamina C, niacinamida e ácido salicílico, com esse ativos é possível garantir ação hidratante, anti-inflamatória, clareadora e de efeito peeling para pele, o que ajuda na renovação celular. Para complementar a hidratação e garantir a proteção solar, aposte no Protetor Hidratante, além do FPS 50 ele conta com tons que se adequam ao subtom de pele e garante uma pele uniformizada de forma instantânea.


Como evitar as manchas escuras da pele?

Além de tratar as manchas escuras da pele é possível evitar que elas apareçam no rosto. Para isso, aposte no uso de acessórios como chapéu, boné, guarda-sol e camisa com proteção UV quando for se expor no sol. Evitar tomar sol entre às 10h e 16h é essencial para evitar o sol mais intenso. Além disso, o uso do protetor solar é indispensável para garantir a proteção da pele contra a ação dos raios solares. Para melhores resultados, o protetor solar deve ser reaplicado de 3 em 3 horas ou sempre que você entrar em contato com a água.


O protetor solar ajuda a tirar manchas da pele?

Sim! O protetor solar é um grande aliado para tirar as manchas da pele. Isso porque ele impede o aparecimento de novas manchas e evita que as manchas já existentes fiquem ainda mais intensas. Além disso, alguns protetores solares são enriquecidos com ativos clareadores, o que ajuda no momento de clarear as manchas da pele.