Saiba o que é ácido salicílico e entenda os benefícios desse ativo Saiba o que é ácido salicílico e entenda os benefícios desse ativo

Ácido Salicílico: o que é, como usar e para que serve?

Fique por dentro do que é, como usar e quais os benefícios do uso de ácido salicílico na sua rotina de skincare.

O ácido salicílico é um ativo muito encontrado em produtos para tratamento da pele, sendo indicado para peles acneicas e oleosas. Apesar de ser distribuído em ampla escala, é necessário entender quais são os cuidados que o uso desse poderoso ativo requer, além de saber a maneira correta de como usá-lo.

Para que você possa ficar por dentro dos benefícios desse ativo e entender qual a maneira correta de usá-lo, a Garnier preparou um guia do ácido salicílico, para que você possa saber de uma vez por todas, qual sua origem, para que serve e qual a maneira correta de utilizá-lo na rotina de skincare.


O que é ácido salicílico?

O ácido salicílico é um importante ativo com ação anti-inflamatória, que realiza a renovação celular e reduz as linhas finas do rosto. De origem natural, ele é classificado como um beta-hidroxiácido, contendo ação esfoliante que em conjunto com a propriedade anti-inflamatória, remove as impurezas da pele através da descamação sutil e leve de algumas camadas do rosto.

Essa ação garante a uniformização do tom e da textura do rosto, além de deixar os poros com um aspecto mais liso. O ácido salicílico ainda garante um efeito antioleosidade para a pele, o que faz com que esse ativo seja indicado para peles mistas e oleosas, combatendo a produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas.


Qual o efeito do ácido salicílico na pele?

O ácido salicílico promove ação cicatrizante e anti-inflamatória, sendo muito indicado para o uso em peles oleosas e acneicas, onde pode também tratar e prevenir marcas causadas pela acne. Outro efeito que o ácido salicílico promove é a renovação celular e melhora a textura da pele, funcionando como um peeling, controlando a oleosidade e desobstrução dos poros.


Efeito peeling com ácido salicílico

O peeling com ácido salicílico é indicado para peles oleosas e acneicas, pois o peeling de ácido salicílico ajuda a desobstruir os poros, auxiliando no controle da oleosidade e tratamento de cravos e espinhas. Com sua função anti-inflamatória ele também evita a piora desses aspectos.

Além de controlar a oleosidade e ajudar no tratamento de cravos e espinhas, o peeling de ácido salicílico também auxilia na uniformização da textura da pele, no combate ao envelhecimento precoce e no trato das primeiras linhas de expressão do rosto. Seu uso diário, junto com uma rotina completa de cuidados, é capaz de proporcionar os melhores resultados para a pele.


Quem tem pele oleosa pode usar ácido salicílico?

O ácido salicílico é um ativo dermatológico bastante indicado para pele oleosa, auxiliando na desobstrução dos poros. Os poros obstruídos dificultam a liberação natural de substâncias pela pele, fazendo com que ela fique mais propensa a ter acne e cravos. Se você tem a pele oleosa, inclua imediatamente produtos com ácido salicílico em sua rotina de skincare para poder usufruir dos benefícios desse poderoso anti-inflamatório e ter uma pele com a oleosidade controlada.


Ácido salicílico ajuda no tratamento de espinhas?

Sim, o ácido salicílico é recomendado para tratar espinhas. Esse ativo ajuda na remoção de células mortas da pele, ajudando na renovação da cútis, evitando a formação de cravos nos rosto e ainda ajuda a controlar a oleosidade excessiva da pele, uma vez que ele atua na desobstrução dos poros, deixando-os livres para que não ocorra a inflamação e ocasione em espinhas.


Como usar o ácido salicílico no rosto?

O ácido salicílico pode ser usado em diferentes produtos de skincare, como no gel de limpeza ou no protetor solar. Mas quando usado como tratamento, nas versões em creme ou sérum, ele tem uma melhor performance, pois consegue penetrar melhor na epiderme e realizar o tratamento da pele de forma eficaz, realizando a renovação celular e cicatrização do tecido.

Quando em contato com a pele, o ácido salicílico consegue promover uma descamação leve da pele que garante a retirada de sujeiras do rosto. Dessa forma, os poros ficam mais limpos, uniformes e desobstruídos. Resultando em um rosto com aspecto liso e uniforme. Mas lembre-se, sempre consulte um dermatologista para entender a melhor forma de utilizá-lo no seu rosto.


Como devo usar o ácido salicílico?

O melhor jeito de usar ácido salicílico é através da formulação em sérum, pois por conta da textura emoliente do sérum, ele penetra melhor pela epiderme tratando a pele oleosa com maior profundidade. Alguns produtos de skincare contém ácido salicílico em suas composições, como o sabonete facial, desta forma contribui para que a pele possa absorver melhor o ativo.


Sérum com ácido salicílico

A solução de ácido salicílico em sérum é a forma mais prática de conseguir ter uma melhor absorção do ativo e garantir que sua pele se beneficie de seus componentes. O sérum possui uma textura fluida e emoliente, garantindo uma melhor absorção do produto. Quem tem pele oleosa, deve optar por usar o sérum, pois ele evita que a pele fique com aspecto oleoso e pegajoso, além de garantir que a hidratação da epiderme seja mais profunda.


Pode usar ácido salicílico todos os dias?

O uso diário do ácido salicílico depende da quantidade de ativo presente na sua rotina de skincare. Se for feita a utilização de produtos que contenham baixa concentração em suas fórmulas, o ácido salicílico pode acabar fazendo parte dos seus cuidados com a pele, sem causar danos ao seu rosto.

Mas se o uso for de forma concentrada, é necessário consultar um dermatologista para que seja feito a orientação correta de como utilizá-lo sem prejudicar a saúde da sua pele e danificar o seu rosto. Mesmo em baixa concentração, prefira usá-lo em dias alternados para observar como sua pele se adapta ao uso desse ativo.


Pode dormir com ácido salicílico no rosto?

Você pode dormir com ácido salicílico no rosto sem causar qualquer prejuízo para saúde da pele. Isso porque durante o período da noite o ácido salicílico consegue agir junto com as funções metabólicas que são feitas durante esse período.

Mas lembre-se, independente de utilizar o ácido salicílico no período do dia ou da noite, é importante associar o uso desse ativo com o protetor solar facial para garantir que a pele não fique sensibilizada.


Ácido salicílico clareia a pele?

Sim, o ácido salicílico pode ter efeito clareador. Isso ocorre pois ele promove a renovação celular da pele, ocasionando numa descamação bem discreta e em consequência, surgir uma pele renovada. Desta forma você pode ter o clareamento gradual da pele, principalmente quando combinado com o ativo de Vitamina C, que por sua vez proporciona a redução de radicais livres na pele e também tem efeito clareador.


Pode sair no sol com ácido salicílico?

Depende da concentração do produto. Nos tratamentos diurnos, opte por usar produtos de cuidados com a pele que tenham baixa concentração de ácido salicílico em sua composição, sendo seguido pelo uso de protetor solar em seguida, para evitar que os raios solares entrem em contato direto com o produto na pele. Deixe as altas contrações para tratamento noturno, evitando a exposição solar excessiva.


Quais alimentos contêm ácido salicílico?

O ácido salicílico pode ser encontrado também em alimentos, sendo importante incluir a ingestão destes na sua alimentação. Pepino, tomate, espinafre, brócolis, maçã e batata doce são alguns dos alimentos que são enriquecidos com ácido salicílico. Para saber como ingerir a quantidade correta por dia, é necessário consultar uma nutricionista para poder orientar de forma personalizada de acordo com sua necessidade.


Conheça o Sérum Facial Antimarcas Uniform&Matte

O Sérum Booster Anti Marcas de Garnier contém Ácido Salicílico em sua composição, estimulando o efeito de peeling da pele e promovendo a renovação celular. Junto com a Vitamina C, Extrato de Limão e Niacinamida, forma-se um produto completo para fazer parte da sua rotina de skincare, estimulando a uniformização da pele, reduzindo a aparência dos poros, reduzindo as manchas e imperfeições, além de proporcionar efeito mate e toque seco, perfeito para pele oleosa e mista.

Para saber como montar uma rotina eficiente usando o sérum anti marcas de Garnier, use a plataforma de Skin Coach e tenha uma experiência incrível ao usar a Inteligência Artificial para descobrir quais são os cuidados que sua pele necessita, além de iniciar produtos para sua rotina de cuidado com a pele.