Saiba o que é ácido salicílico e entenda os benefícios desse ativo Saiba o que é ácido salicílico e entenda os benefícios desse ativo

Ácido Salicílico: O que é, para que serve e como usar

Entenda o que é o ácido salicílico e como esse ativo pode agir na sua pele! Confira as dicas da Garnier para ter uma pele bonita e saudável.

O ácido salicílico é um ativo dermatológico bastante indicado para peles acneicas e oleosas, por sua ação anti-inflamatória e de uniformização dos poros. Ele pode ser encontrado em produtos para pele, como séruns faciais, desta forma garante toda a sua ação quando está em contato com o rosto. Mas, se você está em dúvida de como usar esse composto, e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua pele, nós te ajudamos. Confira!


O que é ácido salicílico?

O ácido salicílico é classificado como um beta-hidroxiácido com ação anti-inflamatória. Esse composto conta ainda com uma ação esfoliante, que em conjunto com a propriedade anti-inflamatória, remove as impurezas da pele através da descamação sutil e leve de algumas camadas do rosto.

Esse ação garante a uniformização do tom e da textura do rosto, além de deixar os poros com um aspecto mais liso. O ácido salicílico ainda garante um efeito antioleosidade para a pele, o que faz com que esse ativo seja indicado para peles oleosas que produzem sebo em excesso.


Como usar o Ácido Salicílico na pele?

O uso do ácido salicílico deve ser acompanhado por um médico dermatologista para entender quais são as necessidades da sua pele, já este ativo tende a apresentar funções diferentes de acordo com a sua concentração. 

A forma mais simples e prática de incluir o ácido salicílico na sua rotina de skincare é feita geralmente através do sérum, que pode ser usado de manhã antes da aplicação do protetor solar e depois de lavar o rosto. O uso de sabonete com ácido salicílico também é uma boa alternativa para potencializar os cuidados com a pele e controlar a oleosidade.



Quais benefícios do sérum facial com ácido salicílico para pele oleosa?

O ácido salicílico é um ativo dermatológico bastante indicado para pele oleosa, isso porque ele auxilia na desobstrução dos poros. Os poros obstruídos dificultam a liberação natural de substâncias pela pele, fazendo com que ela fique mais propensa a ter acnes e cravos. 

O sérum facial de ácido salicílico ajuda na desobstrução dos poros, além de ajudar no controle da oleosidade e na formação de efeito peeling que renova as células do rosto, fazendo com que ela fique saudável.


Como usar o ácido salicílico no rosto?

Dentre os benefícios que o ácido salicílico pode proporcionar para o rosto, estão a ação anti-inflamatória, essencial para peles acneicas. Essa ação é garantida graças à propriedade de esfoliação química que esse ativo dermatológico apresenta. Além disso, ele evita a inflamação dos tecidos e ajuda a controlar a produção de sebo, combatendo a oleosidade do rosto.

Quando em contato com a pele, o ácido salicílico consegue promover uma descamação leve da pele que garante a retirada de sujeiras do rosto. Dessa forma, os poros ficam mais limpos, uniformes e desobstruídos. Resultando em um rosto com aspecto liso e uniforme.

Os benefícios do ácido salicílico podem ser entregues para o rosto com o uso de produtos que tenham ácido salicílico em sua composição. Dessa forma, é possível entregar as quantidades ideais desse ativo para a sua pele e garantir todas as suas vantagens. Mas lembre-se, sempre consulte um dermatologista para entender a melhor forma de utilizá-lo no seu rosto.

Qual a função do ácido salicílico na pele?

O ácido salicílico promove ação cicatrizante e anti-inflamatória, além de tratar e prevenir marcas. Ele promove a renovação celular e melhora a textura da pele, controlando a oleosidade de desobstruindo os poros.

Quais os benefícios do peeling com ácido salicílico?

O peeling com ácido salicílico é indicado para peles oleosas e acneicas, isso porque o peeling de ácido salicílico ajuda a desobstruir os poros, auxiliando no controle da oleosidade e tratamento de cravos e espinhas. Com sua função anti-inflamatória ele também evita a piora desses aspectos.

Além de controlar a oleosidade e ajudar no tratamento de cravos e espinhas, o peeling de ácido salicílico também auxilia na uniformização da textura da pele, no combate ao envelhecimento precoce e no trato das primeiras linhas de expressão do rosto. Seu uso diário, junto com uma rotina completa de cuidados, é capaz de proporcionar os melhores resultados para a pele!

Quais alimentos contêm ácido salicílico?

  • Abacate
  • Ameixa
  • Brócolis
  • Cereja
  • Couve-Flor
  • Espinafre
  • Figo
  • Maçã
  • Mirtilo
  • Morango
  • Páprica (tempero)
  • Pepino
  • Toranja