Pessoa com manchas de acne Pessoa com manchas de acne

Manchas de acne: 6 tratamentos que ajudam a minimizar marcas

Você tem manchas de acne: Separamos algumas dicas de como minimizar essas marcas da pele, através de uma boa rotina de skincare. Confira no blog de Garnier!

Uma das regras de ouro da skincare é completamente gratuita: nunca cutuque suas espinhas. Acontece que para algumas pessoas, ela também é a mais difícil de seguir, e o que acontece em seguida é um processo inflamatório que muitas vezes de segue da formação de cicatrizes e manchas na pele. E é sobre essa condição que afeta 56,4% dos brasileiros segundo uma pesquisa da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).


O que é acne?

A acne é uma condição de pele que ocorre quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, levando ao surgimento de cravos, espinhas e lesões inflamadas. Costuma afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou do tipo de pele, mas é bem mais comum no caso de adolescentes, graças às mudanças hormonais que ocorrem na juventude.

Se não cuidada, a acne pode deixar marcas permanentes na sua pele e prejudicar a autoestima das pessoas que a possuem. Muitas vezes, as pessoas que sofrem de acne se sentem constrangidas e envergonhadas por causa das lesões visíveis na pele, o que pode afetar sua confiança e bem-estar emocional. Tratar a acne o mais cedo possível é imprescindível para evitar complicações e minimizar o impacto na autoestima. Existem muitos tratamentos disponíveis, e neste post de Garnier vamos ver um pouco mais sobre alguns deles.


Como as manchas de acne surgem?

Quando essa obstrução ocorre, o óleo e as células mortas da pele se acumulam e acabam criando um ambiente propício para o crescimento de diversas bactérias, que por sua vez podem causar inflamação e irritação na pele, resultando em manchas vermelhas e inchadas.

Em alguns casos, à medida que a inflamação diminui, a pele pode começar a produzir mais melanina, o pigmento que dá cor à pele, podendo levar ao surgimento de manchas escuras, também conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória.


Conheça 6 tratamentos que minimizam manchas de acne

Existem algumas alternativas a essas cicatrizes e marcas do rosto que foram desenvolvidas por especialistas e podem te ajudar a recuperar sua pele desses processos inflamatórios, vem ver alguns deles!


1. Inclua produtos com ativos no seu tratamento

Ácido glicólico: é um ácido alfa-hidroxi (AHA) que ajuda a esfoliar a pele, removendo as células mortas e estimulando a renovação celular. Ele é um aliado incrível na hora de clarear manchas escuras na pele e pode ser encontrado em produtos diversos para cuidados com a pele, como tônicos, cremes e máscaras. É recomendado usar duas vezes por semana.
Ácido salicílico: é um beta-hidroxiácido (BHA) que tem propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias. Ótimo na remoção de células mortas e excesso de óleo que costumam obstruir os folículos pilosos e causar acne, ele também pode ajudar a reduzir a inflamação associada à acne, diminuindo o inchaço e vermelhidão das lesões. Muito eficaz na eliminação de manchas, o ácido salicílico também estimula a renovação celular, melhorando a textura geral da pele. Muito eficaz em formatos de produtos de limpeza, como o Gel de Limpeza Antiacne, de Garnier que purifica, reduz acne, controla a oleosidade e auxilia a uniformizar a pele e a se livrar de manchas indesejadas.
Vitamina C: é um antioxidante conhecido pelo seu poder clareador e que ajuda a proteger a pele contra danos causados pelos radicais livres, que são moléculas instáveis produzidas pelo corpo em resposta ao estresse ambiental, como a exposição aos raios UV e à poluição. Também conhecido como Ácido Ascórbico, esse ativo também é essencial para a produção de colágeno na pele e está presente em toda a linha de Garnier Uniform&Matte Vitamina C.
Hidroquinona: também é um ingrediente clareador da pele e age inibindo a produção de melanina. É frequentemente usado para tratar manchas escuras na pele, incluindo manchas de acne. É recomendado usar com cautela e sob prescrição médica, uma vez por dia.


2. Aposte no sérum que suavize as manchas de acne

Os séruns ficaram amplamente populares nos últimos anos já que são produtos que geram maiores efeitos na pele e incentivam as pessoas a separarem um tempo para cuidarem mais de si mesmas, desenvolvendo o hábito da skincare.

Os ativos mais comuns em séruns que suavizam manchas de acne são a vitamina C, ou ácido ascórbico graças a ação antioxidante e capacidade de reduzir hiperpigmentações, além de serem ótimos hidratantes e potencializadores dos protetores solares, proporcionando uma pele radiante, o ácido salicílico possui ação esfoliante e anti-inflamatórias, essenciais na renovação celular e tratamento da acne, tratando o problema desde a raiz.

Ótimos produtos com esses ingredientes são as linhas de Garnier Vitamina C e Antiacne. Ambas as linhas possuem ativos poderosos que vão mudar a sua rotina de cuidados com a pele, proporcionando controle de oleosidade, espinhas e marcas para uma pele tratada e radiante.

Mas também existem outros ativos que atuam bem na eliminação de manchas, como é o caso do ácido kójico, muito pouco conhecido mas com ótimos efeitos na pele, graças a sua ação antimicrobiana e anti-inflamatória. Derivado de fungos, esse ácido pode ajudar a acalmar as lesões inflamadas do acne, reduzindo a vermelhidão e o inchaço.


3. Microagulhamento também ajuda no clareamento de manchas na pele

Microagulhamento é uma terapia de indução de colagénio, um procedimento cosmético minimamente invasivo que envolve a utilização de agulhas minúsculas para criar micro-lesões controladas na pele. Por mais que o procedimento possa assustar um pouco, essas lesões têm um objetivo, estimular o processo natural de cura do corpo, que inclui a produção de colagénio e elastina, duas proteínas essenciais para manter a elasticidade e a firmeza da pele.

● Incentiva a produção de colagénio e elastina, o que pode ajudar a melhorar o aspecto de linhas finas, rugas, flacidez da pele e principalmente, manchas de acne.
● Pode ajudar a uniformizar o tom da pele, já que quebra os depósitos de melanina em excesso e promove renovação celular por todo o tecido.
● Os micro-canais criados durante o microagulhamento podem melhorar a absorção dos produtos de skincare, tornando-os mais eficazes.
● Após o procedimento é essencial evitar a exposição solar, uma vez que esta pode aumentar o risco de hiperpigmentação. Utilize sempre um protetor solar quando for sair após (e antes) do procedimento, como o Protetor Hidratante Uniform&Matte, de Garnier. Ele é enriquecido com Vitamina C que irá te ajudar ainda mais nas manchas de acne.
● Caso esteja considerando esse procedimento, o time Garnier incentiva que você consulte seu dermatologista para ajudar a se preparar e saber ainda mais sobre o procedimento.


4. As manchas também podem ser tratadas com laser

Os procedimentos a laser ganharam cada vez mais popularidade no tratamento de diferentes manchas na pele, incluindo cicatrizes de acne, hiperpigmentação, manchas solares e linhas finas. Estes tratamentos funcionam através da utilização de um foco de energia luminosa para atingir camadas específicas da pele, promovendo a produção de colagénio e quebrando a pigmentação. Existem vários tipos de procedimentos a laser disponíveis, cada um com as suas vantagens e aplicações únicas.

● Lasers abrasivos: Os lasers abrasivos, removem as camadas mais externas da pele, também chamadas de epiderme, e aquecem a camada mais profunda(derme). Este processo estimula a produção de colágeno e promove a renovação da pele. Os lasers abrasivos são eficazes no tratamento de rugas profundas, danos solares graves e cicatrizes acentuadas. No entanto, normalmente requerem um tempo de recuperação mais longo e apresentam um risco elevado de efeitos secundários, como infecções e variações na pigmentação da pele.
● Lasers não abrasivos: Os lasers não abrasivos, têm como alvo a derme e geralmente não causam danos à epiderme, estimulam a produção de colagénio e melhora o tom e a textura da pele. Os lasers não abrasivos são adequados para tratar manchas de pele moderadas, como cicatrizes leves e hiperpigmentação. Têm geralmente um tempo de recuperação mais curto e menos efeitos secundários em comparação com os lasers abrasivos.


5. Peeling para promover renovação celular

Os peelings químicos são tratamentos cosméticos que envolvem a aplicação de uma uma solução química na pele, provocando a sua esfoliação e, eventualmente, a sua descamação. Este processo revela uma nova camada de pele que é geralmente mais suave, com um tom mais uniformizado e com menos manchas.

Peelings superficiais: Estes peelings suaves utilizam alfa-hidroxiácidos (AHAs), como o ácido glicólico e lático, para esfoliar suavemente a camada mais externa da pele. Os peelings superficiais são adequados para o tratamento de pequenas imperfeições da pele, como acne leve, manchas e problemas menores de pigmentação. Normalmente, têm um tempo de recuperação e efeitos secundários mínimos.
Peelings médios: Os peelings médios penetram mais profundamente na pele, utilizando ácido tricloroacético (TCA) para remover as células danificadas da pele, tanto da epiderme como da parte superior da derme. São mais eficazes no tratamento de cicatrizes de acne moderadas, rugas e tom de pele irregular. No entanto, os peelings médios podem exigir um tempo de recuperação mais longo e implicam um maior risco de efeitos secundários, como vermelhidão e escurecimento temporário da pele.
Peelings profundos: Os peelings profundos utilizam substâncias químicas fortes como o fenol para atingir as camadas mais profundas da derme, proporcionando os resultados mais significativos. São eficazes no tratamento de danos solares graves, rugas profundas e cicatrizes significativas. Devido à sua maior intensidade, os peelings profundos têm o tempo de recuperação mais longo e um maior risco de efeitos secundários, incluindo alterações na coloração da pele e aparecimento de cicatrizes. Normalmente, são realizados sob anestesia e podem necessitar de gestão da dor durante a recuperação.


6. Utilize o protetor solar facial todos os dias

O protetor solar é o primeiro e o mais importante passo que você pode dar na jornada para remover manchas ou cicatrizes de acne. Isso porque é o protetor solar que vai impedir que os raios UVA e UVB causem ainda mais danos a sua pele, já que são eles os principais causadores desse mesmo problema.

Com o Protetor Hidratante Uniform&Matte de Garnier você alcança a proteção solar sem esquecer da hidratação da sua pele. Enriquecido com vitamina C, agente este que tem relação direta com o protetor solar, potencializando ainda mais seus efeitos, esse protetor foi testado com mais de 200 consumidoras e 81% delas concordam sua ação clareadora de manchas.


É possível remover cicatrizes de acne?

Sim, é possível remover cicatrizes e manchas de acne! Um dermatologista pode te ajudar a entender melhor sua pele e a achar uma rotina que supra suas necessidades e resolva cicatrizes e manchas.


Como prevenir o surgimento de acne na pele?

Prevenir a acne não é uma tarefa fácil, mas é possível com a adoção de uma rotina consistente de cuidados com a pele e a mudar o estilo de vida para reduzir os fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne. A primeira delas é limpar o rosto de forma consistente e utilizando produtos próprios para o seu tipo de pele, no mínimo duas vezes por dia.

Hidratação também é um tópico essencial para uma pele saudável e sem acne. Mesmo em peles oleosas, onde há a falsa ideia de que não é necessário hidratar. Utilize sempre hidratantes não comedogênicos para manter a sua pele hidratada sem obstruir os poros e procure produtos que contenham ingredientes como ácido hialurónico, vitamina C ou glicerina, que proporcionam hidratação sem causar erupções cutâneas.

Evitar tocar e cutucar o rosto, já que pode transferir sujidades, óleo e bactérias das mãos para a pele, aumentando o risco de acne. Mantenha as mãos afastadas do rosto e evite tocar ou estourar espinhas para evitar cicatrizes e infecções.


Saiba como montar um rotina de skincare ideal

A Garnier possui linhas específicas de cuidado para a pele que vão mudar a sua relação com skincare! A linha Uniform&Matte com Vitamin C combina vários ativos que potencializam a hidratação e uniformizam a textura da pele, promovendo uma renovação celular e um viço incrível. Mas se você está lutando contra a acne e precisa de uma rotina estruturada e pensada contra cravos e espinhas, a linha de garnier que vai dar um super match com a sua pele é a Antiacne de Uniform & Matte que aposta no ácido salicílico para combater a acne no rosto, diminuir a oleosidade, dando de volta a você o controle da sua pele.

Além disso, a IA exclusiva de Garnier, desenvolvida com o auxílio de especialistas, pode te ajudar ainda mais a entender a sua pele e a desenhar uma rotina de skincare para a sua pele. Conheça Skin Coach.