Poros dilatados: o que é, o que causa e como tratar? Poros dilatados: o que é, o que causa e como tratar?

Poros dilatados: Saiba quais são as causas e como tratar

Você sabe o que são poros e quais são as suas funções? Os poros são orifícios na pele responsáveis pela passagem de secreção, como o suor e o sebo. Existem milhares deles, somente na zona “T”, compreendida pelo nariz, testa e queixo, são mais de 300 mil. 


Os poros são essenciais para o bom funcionamento do organismo, às vezes são malvistos pelos conhecidos “poros dilatados”, mas mesmo assim suas funções são indispensáveis na manutenção do corpo humano. E os poros dilatados? Vocês sabem o que são? Saiba mais sobre eles e o que causa a dilatação dos poros, o tratamento e como evitar. A Garnier separou dicas que vão te ajudar!

 

O que são poros dilatados?

Os poros dilatados são característicos das peles mistas e oleosas, isso porque nesses dois tipos de pele há uma produção maior de óleo e sebo, principalmente na chamada zona “T”, uma região do rosto que tem a tendência de produzir mais óleo do que as demais regiões.


Assim ocorre um acúmulo desse mesmo óleo e células mortas em torno dos poros, fazendo com que o poro fique dilatado e aumentando de tamanho, ou seja, mais visível do que normalmente ficariam caso não estivessem dilatados.


 

O que causa o dilatamento dos poros?

Que os poros são essenciais, isso não é mais novidade, mas existem fatores que influenciam na dilatação deles ou não, você sabe quais são esses fatores? A dilatação pode originar do fato que a pele é oleosa, ou seja, quanto mais sebo as glândulas sebáceas produzirem, maiores são as chances do acúmulo do mesmo óleo e de células mortas em torno dos poros.


Isso ocasiona a obstrução dos poros e faz com que fiquem dilatados facilmente. Ou o envelhecimento pode ser a causa principal, porque a pele, quanto mais envelhecida, menor é a sua elasticidade, resultando também em uma dilatação mais fácil dos poros.


 

Como tratar os poros dilatados?

O cuidado com os poros dilatados podem e devem ser tomados, a indicação é procurar um dermatologista para iniciar um tratamento adequado para o seu tipo de pele. Mas, no dia a dia, aplique hábitos que vão ajudar a tratar os poros dilatados, como o de evitar alimentos gordurosos, pois alguns alimentos potencializam a produção de óleo no organismo, fazendo com que os poros sempre fiquem dilatados. 


Tenha o hábito de beber muito líquido, principalmente água, uma pele hidratada auxilia no controle de óleo, evitando a produção e automaticamente um efeito rebote. E por último, tenha uma rotina de cuidados com a pele, é importante que todos os dias a pele seja limpa, hidratada e protegida, pois durante o dia existem agressões externas à pele que ajudam na produção constante de óleo e sebo. Crie uma rotina de skincare, assim, você conseguirá ter resultados mais significativos contra a dilatação constante dos poros.


Para isso, aposte nos produtos da linha Uniform&Matte, eles contam com os benefícios da vitamina C para o cuidados da sua pele proporcionando uma rotina de limpeza, hidratação e proteção solar para o seu rosto. Garantindo uma rotina completa para o controle da oleosidade e, consequentemente, dos poros dilatados.