Saiba o que são raios UVA, UVB e luz visível Saiba o que são raios UVA, UVB e luz visível

Dermatologista explica o que são raios UVA, UVB, luz visível e como eles agem no rosto

Saiba o que são raios UVA, UVB e luz visível e entenda como proteger sua pele de cada um.Confira as dicas da Dra. Marcele Trindade.

O uso diário do protetor solar é recomendado por dermatologistas para proteger a pele da ação dos raios UVA, UVB e a luz visível. Esses, são os principais fatores que causam o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas e marcas no rosto.

Mas, você sabe o que significa raio UVA, UVB e luz visível e como eles agem na pele? A dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) esclarece dúvidas sobre cada conceito e ressalta a importância de se proteger de cada um. Confira!

 

O que é luz visível?

A luz visível é classificada como qualquer luminosidade que é visível aos olhos, como luz do sol, lâmpadas, telas de computadores e celulares. Esse tipo de luz tem um importante papel no funcionamento do nosso corpo, como explica a Dra. “Na parte benéfica, a luz visível age no corpo estimulando o ciclo circadiano, que regula o horário de acordar e dormir. Esse processo é baseado na luz, e a luz visível que faz isso”, explica.

Porém, quando nosso rosto fica exposto por longas horas à luz visível sem proteção, ela pode pode impulsionar o envelhecimento e o aparecimento de manchas. “A luz visível também tem um papel que pode tanto trazer manchas quanto estimular o fotoenvelhecimento, por isso é importante se proteger contra ela. Ela age no nosso organismo atingindo camadas intermediárias da pele, essa ação promove o estímulo de produção de melanina, que causa manchas, e também o fotoenvelhecimento”, alerta a Dra.

 

O que são raios UVB e UVA?

A Dra. Marcele explica que os raios UVA e UVB entram em contato com a pele através da luz do sol e destaca que longos processos de exposição podem ser prejudiciais para a pele. “A radiação ultravioleta é um tipo de radiação com ondas eletromagnéticas. Esses raios possuem um comprimento de onda menor que a luz visível e maior que o raio-x”, explica. “O que difere a ultravioleta A para B é o comprimento de onda, a intensidade que cada uma atinge a pele e a quantidade presentes na atmosfera”, completa.

A Dra. afirma que a radiação UVA é estável e está disponível no meio externo independente da estação do ano e do horário, fazendo com que seja absorvido mais profundamente na pele. Enquanto o raio UVB varia de acordo com mudanças de estação e horários, o que faz com que ela tenha contato de forma superficial com a pele.

“O raio UVB está mais forte e intenso nos períodos das 9h às 16h, ela age mais superficialmente na epiderme então ela causa queimadura e vermelhidão solar, sendo que queimaduras solares constantes predispõem ao câncer de pele. Mas os raios UVA estão o tempo inteiro na atmosfera, o que faz com que eles penetrem de forma mais profunda na pele causando o envelhecimento da pele por conta da quebra de fibras de colágeno e elastina, além de predispor a pele ao câncer de pele”, conclui.

 

Como prevenir a ação dos raios UVA, UVB e da luz visível?

A Dra. Marcele dá algumas dicas de como você pode se proteger da ação dos raios UVA e UVB e da luz visível presente nos aparelhos eletrônicos. “Para se proteger da luz visível dos raios UVA e UVB é recomendado a utilização do protetor solar que tem barreira química e física”, explica. “O protetor solar químico é o mais comum, ele absorve uma parte da energia solar e a outra parte ele transforma em energia química. Enquanto o protetor solar físico reflete a luz visível, impedindo sua ação. O protetor solar químico não impede a ação da luz visível, então para combater as radiações e a luz visível, tem que ser o protetor físico e químico”, completa.

A Dra. explica que o protetor físico são aqueles que contém pigmento. “O protetor solar com cor, por ter pigmento, é considerado protetor físico e químico. O protetor solar com cor protege bastante, por isso indicamos para peles com manchas, pois a luz visível piora bastante as manchas”, declara. A dermatologista ainda ressalta a importância de outras barreiras físicas. “O uso de outras barreiras como chapéus, roupas com proteção UV, quando for à praia estar em barracas e usar maquiagem, são barreiras físicas de proteção”, conclui.

 

Protetor solar com cor Tudo em 1 Uniform&Matte

O protetor solar com cor Tudo em 1 da linha Uniforme&Matte traz a proteção necessária para o seu rosto. Com ação hidratante é enriquecido com vitamina C, esse protetor solar com cor é indicado para todos os tipos de pele e até aquelas que apresentam marcas e manchas. Com FPS 50, ele conta com ação antioleosidade e toque seco, além de eficácia dermatológica comprovada.

Disponível em 4 tonalidades diferentes, ele apresenta efeito camaleão que uniformiza a pele, se adequando ao seu subtom de pele. O protetor solar na cor negra foi co-criado em parceria com a cantora Iza e apresenta um protetor solar facial com cor que não acinzenta nem esbranquiça a pele negra. Confira todas as cores e escolha aquele perfeito para você!

Produtos Relacionados