cats cats

Melasma no rosto: dermatologista explica o que é e como tratar

Dermatologista tira todas as dúvidas sobre o melasma e esclarece como cuidar e clarear o melasma no rosto.

Diversas são as manchas que podem surgir no rosto, desde manchas do sol até marcas ligadas à reações hormonais e genéticas. Uma dessas manchas é conhecida como melasma, que está relacionada a condições hormonais junto à exposição solar sem proteção.

Para entender mais sobre o que é melasma no rosto e como ele surge, a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) esclarece as principais dúvidas sobre o melasma no rosto. Confira todas as dicas!

 

O que é melasma?

A dermatologista Marcele Trindade explica com mais detalhes o que é o melasma e como ele pode surgir no rosto: “O melasma é uma mancha escura na pele caracterizada pelo aumento de melanose em locais que têm predisposição, como a pele do rosto. Isso acontece principalmente pela exposição solar, mas questões hormonais e genéticas também estão envolvidas. Essas partes mais hiperpigmentadas podem ser mais encontradas na face, na região das bochechas. Além disso, elas também podem aparecer na região do tronco nos braços”, explica.

Sobre as causas hormonais, a dermatologista ressalta que ela pode estar relacionada com o uso de medicamentos. Por isso, é importante fazer acompanhamento com um especialista para investigar as possíveis causas: “Nas alterações hormonais, o melasma no rosto pode ser causado pelo uso de anticoncepcionais e também durante a gravidez”, enfatiza.

 

Tipos de melasma

O melasma no rosto pode ser dividido em três tipos, o melasma epidérmico, dérmico e misto. O melasma epidérmico é aquele tipo que está presente na camada mais externa da pele, esse tipo apresenta uma coloração mais puxada para os tons claros de castanho e por estar na camada mais externa é mais fácil de ser minimizado e clareado.

Já o melasma dérmico está localizado nas áreas mais profundas da pele, o que faz com que ele seja mais resistente aos tratamentos e consequentemente demora mais para clarear. A uniformização desse tipo de melasma é mais lenta e gradual. Enquanto o melasma misto mistura características dos dois tipos, compondo uma característica intermediária entre as opções anteriores.

A dermatologista Marcele detalha as principais diferenças entre os três tipos de melasma: “O melasma pode ser epidérmico quando tem aumento de melanina na epiderme, dérmico quando tem aumento de melanina ao redor dos vasos ou misto quando tem melanina na epiderme e ao redor dos vasos da derme.”

 

Como tratar e como evitar o aparecimento do melasma?

O melasma é uma condição crônica da pele, com o tratamento é possível minimizar e clarear a aparência da mancha no rosto. No caso dos melasmas que surgem durante a gravidez essa condição tende a desaparecer após o período da gestação. Para escolher o melhor tratamento para o seu tipo de melasma é importante fazer o acompanhamento com a dermatologista para encontrar os principais ativos para o seu tipo de pele.

A dermatologista Marcele ressalta a importância de usar o protetor solar facial durante o tratamento do melasma no rosto: “O principal fator para evitar o surgimento de melasma é o uso do filtro solar. A fotoproteção não só do filtro solar, mas também do uso de chapéus, bonés e se proteger em barracas ou guarda-sol quando for pegar praia ou piscina”, explica. “Além disso, para quem tem melasma ou mancha, o protetor solar com pigmento, ou protetor solar físico, acaba protegendo mais”, ressalta.

Para te ajudar no tratamento do melasma no rosto, aposte no Hidratante Protetor Tudo em 1 da linha Uniform&Matte. Além de proporcionar os benefícios da vitamina C, ele proporciona uniformização instantânea da pele por conta do pigmento que se adequa ao subtom da sua pele. Escolha aquele que mais se adequa a sua pele e aproveite os benefícios da hidratação e proteção para sua pele.