Como cuidar da pele no verão: dermatologista indica rotina de skincare para prevenir queimaduras solares, manchas e o descascamento Como cuidar da pele no verão: dermatologista indica rotina de skincare para prevenir queimaduras solares, manchas e o descascamento

Como cuidar da pele no verão: dermatologista indica rotina de skincare para prevenir queimaduras solares, manchas e o descascamento

Cuidar da pele no verão pode ser um verdadeiro desafio. Além do corpo e rosto produzirem mais suor e oleosidade, existe uma série de outros fatores que tendem a deixar a pele mais sensibilizada - como o sol, a praia e a piscina -, que podem causar queimaduras solares, manchas e o descascamento. 


Na hora de prevenir esses problemas e garantir uma pele saudável, o truque é sempre o mesmo: uma boa rotina de skincare. Pensando nisso, nós conversamos com a dermatologista Marcelle Trindade que revelou alguns truques e cuidados que vão salvar sua pele nesse verão. Veja só!


Quais são as doenças de pele mais comuns no verão?


No verão, a nossa pele tende a ficar mais exposta ao sol com a rotina de praia e piscina, especialmente para quem busca conquistar um bronze. É justamente aí que mora o perigo: o excesso de exposição solar somado ao uso inadequado do protetor pode danificar a barreira cutânea e resultar em uma série de doenças de pele. “Brotoejas, herpes labial, queimaduras, descamação e manchas escuras são algumas das doenças de pele mais comuns no verão”, afirma a Drª Marcelle. 


Além disso, o clima quente e úmido da estação também pode contribuir para o surgimento de outros problemas, como as micoses. “O quadro costuma ser causado pelo uso prolongado de roupas molhadas e a secagem do corpo de forma ineficiente. Além disso, o bicho geográfico ou larva migrans - comuns em areias de praia - podem contribuir para o surgimento dessa infecção”, revela a profissional. 


Saiba como cuidar da pele no verão 

 

Embora as doenças de pele sejam mais comuns durante o verão, existem alguns cuidados simples que podem evitar essas condições. Para prevenir maiores danos e até para recuperar os já causados à pele, a dermatologista reuniu alguns truques infalíveis para cada caso: 


Descamação da pele: o ideal é utilizar o filtro solar corretamente e moderar a exposição solar. Além disso, é importante investir no uso de hidratante facial e corporal, complementando essa etapa com uma água micelar com ingredientes naturais.

Manchas na pele causadas por micose e exposição solar: no caso das manchas de pele causadas pela exposição solar, além de usar e reaplicar o protetor a cada duas horas, é necessário apostar em acessórios que ajudem a proteger a pele, como chapéus, bonés e óculos. Já no caso das marcas relacionadas às micoses, é preciso evitar passar longos períodos com roupas úmidas ou molhadas e enxugar corretamente o corpo após o banho de mar e piscina.

Queimaduras solares: o primeiro passo é evitar exposição solar intensa entre os períodos das 10 às 16 horas. Além disso, o uso do filtro solar com FPS 30, no mínimo, é fundamental. Se for à praia ou piscina, é preciso reaplicar o produto sempre após o mergulho, mesmo que a fórmula seja à prova d’água. Ficar em áreas protegidas, como sombreiros e barracas de praia, também ajuda a evitar as queimaduras solares. 


Rotina de cuidados com a pele no verão: veja como montar a sua


Excesso de oleosidade, manchas escuras, descamação… todos esses fatores podem contribuir para mudanças significativas na pele durante o verão. Por esse motivo, é preciso redobrar a atenção com a rotina de skincare e adaptá-la para a estação. A limpeza da pele, por exemplo, é uma das etapas mais importantes, já que é a grande responsável por controlar o excesso de oleosidade que tende a aumentar devido ao calor. Nesse caso, vale apostar em um gel de limpeza matificante.


Outra etapa importante é intensificar os cuidados com a hidratação da pele, já que a exposição solar tende a estimular a perda de água da região. “Usar um hidratante facial com efeito matte e vitamina C é fundamental para evitar o excesso de brilho e prevenir as manchas solares”, revela a profissional. Além disso, vale incluir o uso da água micelar à noite para hidratar e manter o pH da pele neutro.

 

 

Foto: Getty Images

 

dra annelise

CRM RJ 52-101881-7/ CRM SP 181232
Drª Annelise Marmore: Médica Pós Graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada

 


Produtos relacionados