Radicais livres: o que são? Radicais livres: o que são?

Radicais livres: o que são? Entenda e saiba como a Vitamina C e a proteção solar podem ajudar

Se você faz parte do time que busca prevenir o envelhecimento, já deve ter ouvido falar nos radicais livres. Produzidos pelas próprias células do corpo, eles são grandes vilões da nossa pele e provocam rugas, flacidez e linhas de expressão.

A boa notícia é que é possível prevenir esses e outros incômodos com uma boa alimentação, aplicação de filtro solar e, principalmente, uso de ativos antioxidantes. Quer entender melhor sobre o assunto? A gente te conta! Confira abaixo o que são os radicais livres e como eliminá-los da pele. 


Afinal, o que são os radicais livres e como eles agem na pele?

De maneira simples, os radicais livres são moléculas naturalmente produzidas pelo corpo durante a queima de oxigênio. Entretanto, quando produzidas em excesso, elas podem danificar as células saudáveis do organismo, até mesmo o DNA celular. Nesse caso, a principal consequência é o envelhecimento da pele. Isso porque os radicais livres alteram as proteínas e causam a degradação de componentes como o colágeno - resultando, assim, nas rugas, linhas de expressão e na temida flacidez. Para evitar que isso aconteça, o ideal é manter alguns cuidados no dia a dia e, principalmente, evitar alguns hábitos que podem aumentar a quantidade dessas moléculas no organismo. 


Quais hábitos podem estimular a produção de radicais livres?

Assim como algumas atitudes do nosso dia a dia podem contribuir para cuidar da pele, existem outras que podem estimular a produção de radicais livres e, consequentemente, trazer prejuízos à região. Não usar FPS todos os dias, por exemplo, é uma delas. Isso porque os raios UV e UVA podem contribuir para o aumento dessas moléculas. Além disso, o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas também são fatores responsáveis pelo quadro. Por isso, se você busca combater a ação dos radicais livres, é importante manter hábitos saudáveis.


Como prevenir os radicais livres? Entenda a importância do uso da vitamina C

Embora o envelhecimento seja um processo natural, alguns cuidados simples e diários podem ajudar a desacelerar esse processo. Nesse caso, prevenir a formação de radicais livres é o melhor caminho. Para isso, além de evitar maus hábitos de vida e adotar uma boa alimentação, é necessário incluir na sua rotina uma substância poderosa: a vitamina C. Com ação antioxidante, ela protege a pele dos efeitos agressivos dos radicais livres e evita a formação de novos, o que pode gerar uma reação em cadeia. Além disso, ela é um dos antioxidantes mais recomendados pelos dermatologistas para cuidar da pele do rosto. Vale a pena experimentar, né?


Saiba como incluir a vitamina C na sua rotina de cuidados com a pele

Para a surpresa de alguns, incluir a vitamina C na sua rotina de skincare é mais fácil do que se imagina. Versátil e adaptável, ela pode ser encontrada em diferentes cosméticos, desde gel de limpeza a hidratante facial. No caso do último, vale apostar em uma fórmula que contenha FPS 30 para otimizar as etapas de cuidados e garantir uma boa proteção. Outra dica infalível é apostar em uma máscara facial com ação antioxidante para potencializar a ação da vitamina C. Manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas com ação antioxidante também é bem-vindo. 


COMPRE PRODUTOS COM VITAMINA C