Radicais Livres o que são? Radicais Livres o que são?

Radicais livres: dermatologista explica o que são e como agem na sua pele

Entenda o que são radicais livres e saiba como eles agem na pele.

Diversos são os fatores que podem prejudicar a saúde da pele, um deles é a ação dos radicais livres que podem incentivar o aparecimento de manchas, além do envelhecimento precoce do rosto. Essas substâncias são naturalmente produzidas pelo nosso organismo, mas também podem ser intensificadas com a ação de agentes externos. Por isso, é importante entender o que aumenta a incidência de radicais livres no corpo e como eles podem ser prejudiciais para o organismo.

Para você entender com mais detalhes o que são radicais livres e como eles agem no nosso organismo. A Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) esclarece todas as dúvidas sobre isso e como os antioxidantes podem ser utilizados no combate aos radicais livres.


O que são radicais livres?

A Dra. Marcele explica com mais detalhes o que são os radicais livres “Os radicais livres são moléculas geradas através de reações celulares, como estresse oxidativo. Esses radicais livres, quando liberados, podem causar danos ao DNA celular. Esses danos ao DNA celular podem predispor ao envelhecimento celular”.

A produção dos radicais livres é feita pelo corpo humano de forma natural durante o processo de conversão dos alimentos em energia. O corpo também produz as substâncias antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. Porém, essa equação entra em desequilíbrio quando o organismo é exposto à situação que estimulam ainda mais a produção de radicais livres. “Fatores que contribuem com a produção dos radicais livres são poluição, tabagismo, álcool, dietas ricas em gorduras e agrotóxicos e também excesso de radiação solar”, ressalta a Dra. Marcele.


Como os radicais livres agem na pele?

As radicais livres agem na pele contribuindo para o aparecimento das primeiras linhas de expressão e das rugas. Logo, a ação dos radicais livres aceleram o processo de envelhecimento celular, deixando a pele sem viço, flácida e sem brilho. Por isso, é importante incluir o uso de antioxidantes tanto em sua alimentação quanto na rotina de skincare.


Antioxidantes x Radicais livres

“Antioxidantes são substâncias que são estabilizadas e neutralizadoras dos radicais livres”, explica a Dra. Marcele. As substâncias antioxidantes são eficientes no tratamento e no equilíbrio dos radicais livres do corpo. “Elas podem ser encontradas em alguns alimentos e até vitaminas, como a vitamina C, vitamina A, E zinco, eles neutralizam os radicais livres. Outros tipos de coisas que neutralizam os radicais livres são a prática de exercício físico e a adoção de bons hábitos de vida”, completa.

“Para impedir a ação dos radicais livres é preciso evitar se expor a situações exógenas que vão intensificar a ação dos radicais, como poluição, tabagismo e o uso excessivo de álcool. Além disso, é preciso utilizar substâncias que neutralizam a ação dos radicais”, ressalta


Conheça a linha Uniform&Matte da Garnier

Para uma rotina de skincare completa com produtos antioxidantes, a Garnier criou a linha Uniform&Matte. Enriquecida com vitamina C ela traz ação deste poderoso antioxidante para a sua rotina de cuidados com a pele, deixando o rosto mais iluminado e com mais viço, tudo isso sem deixar a pele oleosa.

Além disso, os produtos da linha Uniform&Matte são eficientes no tratamento de marcas e manchas da pele, além do combate ao envelhecimento precoce. Encontre produtos para todos os passos da sua rotina de skincare e encontre os melhores resultados para sua pele.