1200x336 1200x336

Dermatologista tira dúvidas sobre manchas na pele do rosto

Para que você possa compreender melhor as causas do surgimento de manchas na pele, trouxemos uma dermatologista para tirar todas as suas dúvidas.

Se tem algo que incomoda são as manchas na pele. Elas podem ocorrer por diversos motivos, desde doenças autoimunes até a exposição solar em excesso, que acaba causando a pigmentação em excesso na pele e surgindo manchas de diferentes tamanhos no rosto.

Para tirar as suas dúvidas sobre manchas na pele, a Garnier convidou a Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para esclarecer toda dubiez acerca das manchas na pele, suas causas e quais os tratamento recomendados.

 

O que são manchas na pele?

Segundo a dermatologista Dra. Marcele Trindade, as manchas na pele ocorrem por conta das alterações da cor habitual da derme, que podem ter tamanho e cor variáveis. A melanina é responsável pela coloração da pele e é graças a ela que nosso organismo e o maior órgão do corpo, seja contra as ações da radiação solar.

Quando há alta incidência e exposição solar, os melanócitos acabam produzindo mais melanina, para aumentar a defesa contra os raios solares, desta forma acabam surgindo as manchas na pele.

 

Como as manchas na pele podem aparecer?

Além da radiação solar, as manchas na pele podem surgir por conta de outros fatores como alergias, micose, infecções, problemas e doenças autoimunes.

Ao surgirem, elas podem ser classificadas de duas formas, como explica a dermatologista: "As manchas podem ser hipercrômicas, que são as manchas escuras e vermelhas e hipocrômicas que são mais claras que a cor da pele. Elas podem também ser assimétricas e terem várias colorações juntas”.

 

Quais são os tipos de manchas na pele?

Há alguns tipos de manchas na pele que são mais comuns de surgir, por isso separamos informações sobre algumas delas, para que você se familiarize e tenha conhecimento sobre elas.

A melanose solar é um dos tipos mais comuns de manchas da pele, já que surge por conta da exposição solar excessiva. Além do surgimento de manchas no rosto, ela também pode surgir no colo e no dorso das mãos, além de ser uma das causas do envelhecimento precoce.

Outro tipo de mancha na pele muito comum é o melasma, que surge em decorrência de alterações hormonais, que geralmente ocorrem no período da gravidez e da menopausa.

O melasma costuma ter coloração escura e pode ter piora quando há exposição solar ou a luz visível excessiva.

Há também as manchas na pele causadas por dermatites, psoríase, acnes e hiperpigmentação pós inflamatória, que causam manchas vermelhas na pele e devem ser tratadas com o apoio de um médico dermatologista.

 

Como identificar manchas na pele?

Para identificar as manchas na pele é necessário que seja feita uma observação no local da mancha para que sejam identificados a causa do surgimento dela. “Identificamos as manchas na pele através da observação e do exame físico da pele. Percebemos as alterações da cor da pele que podem ser mais escuras, mais claras ou avermelhadas, aí já podemos caracterizar o fato de existir uma mancha.”, explica a Dra. Marcele.

 

Como tratar as manchas na pele?

O tratamento para as manchas da pele variam de acordo com a intensidade da pigmentação e da gravidade da lesão. “Antes de tratar as manchas escuras, temos que fazer o diagnóstico para ver qual é o tipo de mancha que a pessoa tem. Assim que diagnosticada, podemos tratar a mancha a depender da sua causa com despigmentantes. As manchas claras podemos diagnosticar para verificar se não é uma doença autoimune, como vitiligo ou hipocromia solar e as manchas avermelhadas verificar se não é uma dermatite ou uma urticária e poder tratá-las” enfatiza a médica dermatologista.

 

Como montar uma rotina de skincare para pele com manchas?

Na hora de montar uma rotina de skincare para sua pele com manchas, é importante que os produtos a serem utilizados tenham ativos com ação clareadora, que aliados ao protetor solar, podem fazer com que as manchas diminuam e evitem os surgimento de novas marcas na pele. “Em um caso de pele com mancha escurecida o recomendado é fazer uma rotina de skincare com sabonete, filtro solar com fator de proteção mais alto, pois as manchas escurecidas quando expostas a luz solar, luz visível, luz do computador e a luz de celular, tendem a piorar as lesões.

Podemos incluir no tratamento noturno um creme com propriedade despigmentante, de dia pode ser utilizado vitamina C para segurar o pigmento dessa hiperpigmentação. Nas manchas claras o ideal é observar se não há alguma doença associada a essa mancha e tratar a doença junto. Já nas avermelhadas, geralmente vamos identificar se não há dermatite e se houver, iremos tratar com um creme de corticoides e hidratação”, finaliza a Dra. Marcele Trindade.

Para fazer parte da sua rotina de skincare a linha de Uniform&Matte de Garnier é composta por Gel de Limpeza, Sérum Antimarcas, Água Micelar e Protetor Solar com FPS 50. Os produtos dessa linha contém Vitamina C como ativo principal na sua fórmula, esse que é um importante ativo que age contra a formação de radicais livres, prevenindo o surgimento de novas manchas, tratando e hidratando as já existentes.

Para saber quais pontos da sua pele necessitam de maior atenção na hora de fazer o skincare, o Skin Coach de Garnier faz a análise do seu rosto utilizando um sistema com Inteligência Artificial integrada, usando um banco de dados plural com o rosto de 15.000 pessoas reais.