Sérum para pele oleosa: confira dicas de como escolher Sérum para pele oleosa: confira dicas de como escolher

Sérum para pele oleosa: entenda como escolher!

Separamos algumas dicas que irão te ajudar a escolher o sérum para pele oleosa e ser seu aliado no tratamento contra a oleosidade excessiva

Só quem tem a pele oleosa sabe como a escolha dos produtos certos faz toda a diferença na rotina de skincare. Uma das principais características desse tipo de pele é a textura espessa e o aspecto mais brilhante do rosto. Isso acontece porque as glândulas sebáceas produzem uma grande quantidade de secreção oleosa - também chamada de sebo - que deixa a pele com uma aparência “engordurada” e favorece o aparecimento de cravos e espinhas na região.

O sérum facial é um produto que auxilia no tratamento da pele oleosa e se ainda não faz parte dos seus cuidados com a pele do dia a dia, chegou a hora de repensar isso e entender porque você deve apostar nele. Para te ajudar a escolher o melhor sérum para pele oleosa, separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher qual sérum facial adicionar no seu kit de skincare.


O que é um sérum facial?

O sérum facial é um produto de textura leve, emoliente e de fórmula não oleosa muito usado nos tratamentos de pele. Por conter rápida absorção, o sérum facial é o queridinho dos dermatologistas que indicam esse tipo de produto para tratamentos de pele mais profundos, que contenham ativos em sua fórmula, uma vez que a pele consegue absorver esses ativos de forma mais rápida do que em produtos com textura em creme.

Existem diversos tipos de sérum facial para diferentes tipos de pele, atendendo a necessidade tratamentos específicos, como nos cuidados de peles sensíveis, acneicas e até mesmo com manchas.


Quais os benefícios do sérum para pele oleosa?

Quem tem a pele oleosa deve ter um sérum facial na sua rotina de skincare, uma vez que por conter a fórmula não oleosa e uma espalhabilidade primorosa, o sérum consegue hidratar a pele de forma profunda, sem deixar aquela camada brilhante na epiderme e também não corre o risco de entupir os poros, já que sua fórmula é leve e emoliente.

Outro benefício do sérum para pele oleosa é a possibilidade de conter a concentração de ativos que são capazes de penetrar profundamente na pele, evitando que as glândulas sebáceas produzam sebo em excesso e consequentemente, obtendo uma pele sem brilho excessivo e hidratada.


Como escolher um sérum para pele oleosa?

Na hora de escolher o sérum para pele oleosa, você deve levar em consideração qual a necessidade da sua pele além do tratamento da oleosidade e também os tipos de ativos que compõem a fórmula, uma vez que existem ativos que podem ser usados diariamente e outro ativos que necessitam de atenção e cuidado em seu uso. Para te ajudar a escolher o melhor sérum para pele oleosa, separamos alguns critérios que você deverá levar em conta em sua escolha:


Ativos

A primeira observação para escolher o melhor sérum para pele oleosa é entender quais ativos contém na formulação do produto. Opte por escolher um sérum facial que tenha ativos que ajudam no controle da oleosidade, que uniformize as manchas e marcas de acne e que promova hidratação equilibrada para sua pele.

O Ácido Salicílico é um ativo muito usado nos tratamentos de pele oleosa e com acne, por conter ação anti-inflamatória, cicatrizante e que também ajuda na renovação celular da pele, sendo assim é um grande aliado para manter a oleosidade controlada e os poros desobstruídos.

A Vitamina C é outro ativo que também é super indicado para o tratamento da pele oleosa, uma vez que esse ativo combate os radicais livres, evitando que se formem manchas e marcas de acne, além de proteger a microbiota da pele, evitando que as bactérias da acne, por exemplo, se proliferam na pele.

Com propriedade antioxidante, a Niacinamida é indicada para o tratamento da pele oleosa por proporcionar a uniformização da pele, a renovação celular e também previne o envelhecimento precoce.

Os alfa-hidroxiácidos, popularmente conhecidos como AHA, é um grupo de ácidos usados para o tratamento da pele. Responsáveis por remover as células mortas, o AHA promove uma esfoliação química sutil na pele, ajudando na síntese do colágeno e consequentemente suavizando a textura da pele.


Ação e benefícios

Fique atenta aos benefícios que o sérum para pele oleosa deve promover na sua pele. O principal objetivo é conter ação de controle da oleosidade da pele, desobstrução dos poros e uniformizar marcas do rosto, atuando como tratamento e prevenção contra acne e espinhas.


Como usar o sérum para pele oleosa?

O sérum para pele oleosa deve ser usado após a higienização da pele. Portanto, durante a sua rotina de skincare, garante que seu rosto esteja bem limpo, procurando usar um sabonete facial para pele oleosa ou sabonete antiacne, que promovem a limpeza da pele sem ressecar e retirando toda sujidade presente nos poros.

O sérum facial pode ser aplicado no rosto, fazendo movimentos circulares com o intuito de que ocorra uma melhor espalhabilidade pela pele, estimulando na melhor absorção do produto. Na rotina de skincare diurna, use sempre o sérum facial com concentrações de ativos mais leves, seguido do uso do protetor solar para evitar que os raios solares acabem causando um efeito indesejado na pele.

Já na rotina de skincare noturna, opte por usar o sérum para pele oleosa que contenha ativos mais concentrados, pois como não há exposição direta com a luz por muito tempo, esses ativos conseguem promover um melhor tratamento enquanto você dorme. No dia seguinte, é imprescindível que se use o protetor solar, pois pode ocorrer que a pele fique sensibilizada.


O sérum para pele oleosa trata acne?

Sim! Mas, vale lembrar que nem sempre quem tem pele oleosa também possui pele acneica. A pele oleosa é uma condição onde as glândulas sebáceas acabam produzindo mais sebo que o necessário, para lubrificar o folículo piloso da pele e por esse motivo os poros ficam obstruídos, favorecendo o surgimento de espinhas na pele.

Já a acne ocorre por conta da ação de bactérias, que se proliferam nos poros por conta da alta concentração de sebo, ocasionando o surgimento de lesões inflamadas e de diferentes graus.

O sérum para pele oleosa pode ajudar no tratamento da acne, mas que diferente do tratamento para pele oleosa —que pode ser controlado apenas com uma boa rotina de skincare—, é necessário o acompanhamento médico, pois em muitos casos, o uso de medicações orais se torna preciso para poder controlar a inflamação e atuar na diminuição da produção excessiva de sebo com mais afinco.


Conheça os séruns faciais de Garnier

A Garnier possui duas linhas de tratamento que contém o sérum facial com ativos que ajudam a controlar a oleosidade da pele. O Sérum Booster com Vitamina C, é um produto desenvolvido para pele mistas e oleosas, que ajudam no combate à oleosidade excessiva da pele e também atua fortemente na uniformização de marcas. Com Vitamina C, Extrato de Limão, Niacinamida e Ácido Salicílico, sua pele ficará bem hidratada, com o poros desobstruídos, oleosidade controlada e ainda garantir um efeito iluminado na pele.

O Sérum Booster Antiacne é o mais novo lançamento de Garnier e foi desenvolvido para auxiliar no tratamento da acne na pele. Com 4% de concentração de ativos de Vitamina C, AHA, Niacinamida e Ácido Salicílico, o sérum antiacne de Garnier oferece hidratação e tratamento eficaz, além de não conter textura oleosa e possui fórmula vegana.

Para conhecer mais as linhas de tratamento para pele oleosa e acneica, a plataforma de Skin Coach te ajuda a entender quais os cuidados necessários para sua pele, através de recursos de Inteligência Artificial, facilitando a montagem da sua rotina de skincare.