Pele oleosa: o que fazer para tratar a oleosidade excessiva? Pele oleosa: o que fazer para tratar a oleosidade excessiva?

Pele oleosa: dermatologista explica como tratar oleosidade excessiva

Tire suas dúvidas de como tratar a oleosidade excessiva da pele e quais os cuidados que devemos ter com a pele oleosa.

A pele oleosa é uma condição que atinge muitos brasileiros, principalmente por termos um clima tropical com maior quentura e umidade, onde a pele costuma produzir mais suor e sebo. Na tentativa de diminuir a oleosidade, muitas pessoas procuram por tratamentos anti oleosidade e anti acne para diminuir o brilho da pele e ter menos tendência a ter cravos e espinhas.

Para te ajudar a entender qual o melhor tratamento para pele oleosa, convidamos a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para tirar algumas dúvidas a respeito da pele oleosa e sugerir possíveis soluções para equilibrar a oleosidade da pele.


O que deixa a pele oleosa?

Segundo a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia: “Diversos fatores interferem na oleosidade da pele: a genética, o clima, os cuidados com a pele, a limpeza da pele e a alimentação”. A pele costuma ficar oleosa por conta do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que em excesso deixa a pele mais brilhante e pegajosa, causando certo incômodo no dia a dia.

Além disso, essa oleosidade colabora para que os poros fiquem mais propensos a dilatação, causando o surgimento de espinhas, cravos e a formação de acne, facilitando a entrada de sujidades nos poros da pele e acabar causando uma inflamação, que forma a acne no rosto.


Como cuidar da pele oleosa?

Os cuidados com a pele oleosa devem ser feitos religiosamente todos os dias, para que sua pele tenha o controle dessa oleosidade excessiva e não prejudique a boa manutenção dela. Você não deve abrir mão de produtos que tenham ação antioleosidade e de ativos que ajudam a conter o excesso de sebo na pele, como explica a dermatologista Dra. Marcele Trindade:
A pele oleosa deve ter uma rotina de cuidado semelhante aos outros tipos de pele, porém os produtos são com ativos diferentes. Os ativos devem ter composição matte para deixar a pele mais sequinha, adstringentes, ácidos que causam diminuição da produção sebácea, como o ácido salicílico e hidratantes matte em forma de sérum, para que não tenha o aumento da oleosidade. Mas ela deve ser limpa, deve ser utilizado o hidratante, utilizar um outro creme de tratamento, vitamina C e o filtro solar”, enfatiza a médica dermatologista.

A linha de Uniform&Matte de Garnier contém os produtos ideais para a sua rotina de cuidados com a pele oleosa e ainda conta com VItamina C na sua composição, que ajuda a combater os radicais livres da pele, tem função antioxidante e ainda auxilia na produção do colágeno, garantindo uma pele mais hidratada e viçosa. A linha também conta com tecnologia antioleosidade para que sua pele possa ficar sequinha e livre do brilho excessivo da pele.


O que fazer para evitar a oleosidade excessiva da pele?

Para evitar a oleosidade, a Dra. Marcele Trindade explica que é importante ter uma rotina de skincare, onde a limpeza seja feita de forma profunda e precisa. Para que essa limpeza facial seja feita, é importante que os produtos sejam adstringentes, pois irão agir com maior propriedade no fechamento de poros. Outro ponto importante é aliar a alimentação equilibrada a sua rotina de skincare, pois alguns alimentos podem causar o aumento da oleosidade na pele .

Uma boa rotina de skincare deve focar na limpeza profunda da pele, para evitar a oleosidade. Utilizar produtos adequados, filtro solar e ter uma boa alimentação, pois a dieta rica em leite, derivados e carboidratos aumentam a oleosidade da pele, Tudo isso aliado as visitas regulares ao dermatologista, ajuda a evitar a oleosidade da pele”, explica a médica.


Como escolher os produtos para pele oleosa?

Os produtos para pele oleosa devem ter ativos que atuam no controle da oleosidade excessiva. O hidratante para pele oleosa com textura mate, deve garantir que que a hidratação será efetiva na sua pele, mas o acabamento em matte proporciona uma pele mais sequinha, nesse caso produtos com textura em acqua gel ou em forma de sérum serão eficazes, pois irão penetrar na pele de forma fácil sem pesar na pele oleosa.

O protetor solar é fundamental na rotina de cuidados com a pele oleosa, pois além de garantir que sua pele ficará protegida das ações dos raios e manchas solares ele ainda evita que a luz solar aumente a produção de melanina da pele e acabe causando maior pigmento nas manchinhas de acnes.

De toda forma é importante procurar um médico dermatologista para que possa te orientar como cuidar melhor da pele oleosa. “Você deve escolher o produto que é prescrito pela sua dermatologista. Porque existe uma gama de produtos para pele oleosa e tem uns que terão funcionalidade diferentes”, explica a Dra. Marcele Trindade.