Quantas vezes passar protetor solar no rosto? Dermatologista explica Quantas vezes passar protetor solar no rosto? Dermatologista explica

Quantas vezes passar protetor solar no rosto? Dermatologista explica

Entenda quantas vezes passar o protetor solar e descubra como usar esse produto essencial para os cuidados com a pele.

O protetor solar deve ser usado todos os dias independente das condições climáticas. O filtro solar é responsável por proteger a pele contra os raios UVA e UVB, além de evitar o envelhecimento precoce da pele. Mas, você sabe a forma correta de usar o protetor solar? Qual fator recomendado e quantas vezes passar o protetor solar no rosto? Para esclarecer essas e outras dúvidas sobre o uso do filtro solar, convidamos a Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) para esclarecer tudo sobre o filtro solar.


Que horas passar o protetor solar?

A Dra. Marcele Trindade explica que o protetor solar faz parte da rotina de skincare, então ele deve ser utilizado todos os dias pela manhã no momento de lavar o rosto. Após a limpeza facial e hidratação da pele, aplique o protetor solar no rosto. Além desse primeiro momento no começo do dia, é importante reaplicar o protetor solar ao longo do dia.

“O protetor solar deve ser passado todos os dias, inclusive nos dias chuvosos, nublados ou quando você estiver dentro de casa. Além disso, ele deve ser reaplicado ao longo do dia, porque com o passar do tempo a eficácia do protetor é diminuída. Para ter o fator de proteção completo é preciso reaplicar o protetor solar”, explica a Dra. Marcele.


Qual o tempo certo para retocar o protetor solar?

Ao longo do dia o protetor solar vai diminuindo sua eficiência por conta da ação dos agentes externos, como raios solares e poluição. Por isso, para garantir a eficácia completa do filtro solar, é preciso replicá-lo. “Ele deve ser reposto a cada 2 ou 3 horas, isso é necessário para ter a proteção completa”, explica a Dra. Marcele. “Essa reposição pode ser feita inclusive com pó compacto que tenha fator de proteção, mas lembrando que o pó compacto não substitui aquela primeira aplicação no começo do dia. Para o rosto, o FPS deve ser sempre acima de 30”, completa.

Além disso, a dermatologista ressalta que para reaplicar o filtro solar não é necessário lavar o rosto novamente. Se você sentir a necessidade, pode utilizar um pano seco no rosto antes da aplicação. A Dra. também destaca que durante a noite não há necessidade do uso intenso de protetor solar, a menos que a pessoa tenha bastante exposição a telas e luzes artificiais. “De noite não é muito preconizado que a pessoa use protetor, a não ser que a trabalhe com telas, luzes visíveis e radiação. Nesses casos tem risco de surgir marcas e manchas, por isso é necessário o uso do protetor solar facial”, ressalta.


Qual a quantidade ideal de protetor solar para o rosto?

Segundo a Dra.Marcele, a quantidade ideal de protetor solar equivale a uma colher de chá, o que corresponde aproximadamente a 2 ml do produto. Com essa quantidade é possível aplicar o protetor solar de maneira uniforme no rosto e no pescoço.


Qual protetor solar facial escolher?

Na hora de escolher um protetor solar é importante verificar se ele tem proteção contra os raios UVA e UVB, essa informação pode ser fornecida de forma explícita na embalagem ou através do número do PPD. “A proteção contra os raios UVA, indicada pela sigla PPD, geralmente é um terço do fator de proteção contra UVB, indicado pelo FPS. Então para protetor solar facial, o recomendado é o uso de protetor solar com no mínimo FPS 30 e PPD 10.”

A dermatologista também destaca a importância de utilizar o protetor solar para o seu tipo de pele. “Se a sua pele for oleosa prefira um protetor com toque seco ou matte. Se a sua pele for mais seca opte por um protetor solar mais cremoso e com propriedades hidratantes. Além disso, quanto maior o valor de proteção melhor”. Não se esqueça de reaplicar o protetor ao longo do dia para garantir os melhores resultados.

A linha Garnier Unform&Matte oferece uma variedade de protetores solares para sua pele. Encontre o protetor hidratante sem cor com FPS 30 para uma proteção eficiente, ou se preferir, escolha o protetor solar facial com cor. Disponível em 4 tonalidades de pele ele conta com efeito camaleão que se adapta ao subtom da sua pele. Além disso, os protetores solares da linha Uniform&Matte são enriquecidos com vitamina C, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, uniformizando a cor e textura da pele deixando ela iluminada e com viço.

Produtos Relacionados