Como tirar manchas Como tirar manchas

Como tirar manchas do rosto: 5 dicas de skincare e maquiagem para disfarçar o aspecto escuro

Não é novidade para ninguém que as manchas na pele são sempre motivo de reclamação entre os adeptos do skincare. Ainda que sejam associadas ao envelhecimento da pele, as manchinhas são causadas por uma série de fatores e, justamente por isso, podem aparecer em qualquer idade. Mas, se o aspecto escuro já faz parte da sua vida, não precisa se desesperar: uma boa rotina de cuidados somada a truques de maquiagem podem ajudar a disfarçar esse incômodo!

Se você quer amenizar o problema e garantir uma pele mais uniforme de maneira rápida, apostar em produtos com ativos antioxidantes, como a vitamina C, pode ser uma boa solução. Além disso, o uso da base e do corretivo também podem te ajudar nessa missão! Quer saber como incluir esses e outros truques no ritual de beleza? Continua com a gente!


1) Inclua um gel de limpeza com ativos que ajudem a eliminar as impurezas

Você pode até duvidar, mas a limpeza da pele é um passo fundamental para evitar as manchas na pele. Isso porque ela ajuda a manter a pele limpa e livre de impurezas que são grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce. Para evitar o quadro, é importante incluir na sua rotina de cuidados um sabonete facial indicado para o seu tipo de pele. No caso das donas de pele oleosa, por exemplo, os produtos ricos em vitamina C e ácido hialurônico são uma boa saída. Além de contribuírem para higienização da região, esses ativos ajudam a manter a pele jovem, viçosa e livre das temidas manchinhas. 


2) Aposte em um hidratante facial com filtro solar para proteger a pele

Para surpresa de alguns, o hidratante facial também pode ser um grande aliado para disfarçar as manchas da pele. Isso mesmo! Além de manter o rosto hidratado, ele contribui para uma pele mais uniforme, o que prolonga a duração da maquiagem. Outra vantagem desse produto é a sua combinação com filtro solar. Acontece que, a radiação ultravioleta é a principal causa das manchas solares, um dos tipos mais comuns de manchinhas no rosto. Sendo assim, investir em um hidratante facial com FPS pode facilitar o processo de disfarce das manchas e, de quebra, prevenir o surgimento de outras. E o melhor: otimiza a sua rotina de skincare sem deixar nenhum cuidado de lado!

3) Use um bom corretivo para amenizar as olheiras 

Entre os diferentes tipos de manchas na pele, as olheiras são, certamente, uma das mais comuns. Mas fique tranquila! Para corrigir a coloração escura e iluminar o olhar, você vai precisar apenas de um produto: o corretivo. Rápido e eficaz, esse produtinho milagroso é ideal para dar as olheiras e, assim, garantir um aspecto menos cansado. Na hora de escolhê-lo, é importante se certificar de que o tom do corretivo é ligeiramente mais claro do que a cor da sua pele para garantir um bom resultado. Você pode aplicar o corretivo com os dedos limpos dando leves batidinhas, mas para conseguir um acabamento perfeito, o truque é apostar em pincel ou até mesmo numa esponjinha umedecida.


4) Invista em uma base com alta cobertura para disfarçar as manchas na pele

Assim como o corretivo, a base de alta cobertura também pode te ajudar na missão de disfarçar as manchinhas escuras na pele, especialmente aquelas causadas por espinhas e cravos. Nesse caso, é importante testar o produto no rosto até encontrar um que tenha uma tonalidade idêntica à sua pele natural. Dessa forma, é possível garantir que a base realmente irá camuflar as manchas, e não evidenciá-las. 


5) No fim do dia, remova a maquiagem com ajuda da água micelar 

Como já falamos anteriormente, as impurezas e os resíduos de maquiagem são um dos principais fatores que ocasionam as manchas na pele. Por isso, se você costuma lançar mão de corretivos e bases para disfarçar o aspecto escuro, deve ter em mente de que eles devem ser retirados da maneira correta no fim do dia. Para isso, não tem mistério: um pedacinho de algodão e água micelar já resolvem o problema. A dica é deixar o algodão repousar sobre a pele durante alguns segundos, de modo a amolecer os produtos. Depois, é só ir removendo até que o algodão saia completamente limpo. Além disso, também vale buscar por produtos que contenham vitamina C em sua composição e, assim, garantir um tratamento contra as manchas simultaneamente.