Como montar uma rotina de skincare rápida e eficiente? Como montar uma rotina de skincare rápida e eficiente?

Skincare: passo a passo para criar uma rotina rápida e eficiente

Separamos algumas dicas de como montar uma rotina de skincare eficiente para seu dia a dia e melhorar o aspecto da sua pele.

Para manter a pele saudável é necessário adquirir o hábito de cuidados com a pele, garantindo o viço, brilho e maciez por mais tempo. Por isso, é importante criar uma rotina de skincare consistente para que os resultados sejam satisfatórios. Alguns possuem facilidade em seguir um passo a passo e entender qual a ordem adequada para cada processo.

Se você é daquelas pessoas que sentem dificuldade em montar uma rotina de skincare e não sabe ao certo qual ordem seguir, a Garnier separou algumas dicas de como montar uma rotina de skincare rápida e eficiente.


O que é skincare?

Skincare, em tradução livre, significa cuidados com a pele. Basicamente é o hábito de uma rotina de cuidados com a pele que fazemos diariamente, para poder manter a saúde da pele em dia, além de retardar o aparecimento de sinais e linhas de expressão. Na rotina de skincare, é comum o uso de produtos de limpeza de pele, hidratação e também, para poder proteger a pele da ação dos raios solares.


Como montar uma rotina de skincare simples?

Montar uma rotina de skincare não é um bicho de sete cabeças, basta entender as necessidades da sua pele e apostar em produtos que irão garantir a hidratação e tratar com eficácia algumas imperfeições do seu rosto. Se você possui problemas crônicos e mais graves na pele, como as dermatites e inflamações cutâneas, o ideal é sempre consultar um dermatologista para que faça o diagnóstico correto e consiga tratar a sua pele com os produtos ideais.

Para te ajudar a entender quais pontos do seu rosto necessitam de mais atenção, a plataforma de Skin Coach foi desenvolvida com Inteligência Artificial para analisar a condição da sua pele virtualmente e te ajudar a iniciar uma rotina de skincare básica, desta forma você pode iniciar a sua rotina de skincare com a indicação de produtos que sejam ideais para sua necessidade.


Limpeza facial

Na hora de montar o seu cronograma de skincare, a primeira etapa que você deve colocar na sua rotina é a limpeza facial para mantê-la saudável e bonita, impedindo a formação de cravos e espinhas, reduzindo inflamações e até mesmo proporcionando a melhora da circulação sanguínea.

Use um limpador facial para realizar a limpeza da pele sem deixá-la ressecada, como o Gel de Limpeza Facial que possui Pantenol e Vitamina C em sua composição, garantindo que a limpeza seja feita profundamente e agindo no controle da oleosidade, tudo isso sem deixar a pele com aspecto repuxado.

A Água Micelar também pode ser usada na limpeza facial, para garantir que a pele fique tonificada, hidratada e retirar o restante de resíduos da pele, potencializando a sua limpeza facial e deixar a pele pronta para receber os demais produtos da sua rotina de skincare. A água micelar é versátil e pode ser usada tanto na rotina diurna, quanto na noturna, por conta da sua ação demaquilante, uniformizadora e hidratante.


Hidratação facial

A hidratação restabelece o viço e a firmeza da pele, evitando que fique áspera, ressecada e sem elasticidade e pode ser feita por meio de séruns e hidratantes. Todos os tipos de pele devem manter a hidratação em dia, para que não ocorra a produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas, no caso de peles oleosas ou a pele não corra o risco de ficar ressecada e sem viço, no caso de peles secas.

O sérum é perfeito para garantir a hidratação de todos os tipos de pele e em especial, peles mistas e oleosas, já que por ter uma textura mais leve e menos espessa não entope os poros. O Sérum Booster Antimarcas é o produto ideal para fazer parte da sua rotina de skincare, pois ele conta com 4 ativos em sua fórmula: Niacinamida, Extrato de Limão, Ácido Salicílico e Vitamina C. Juntos eles agem na hidratação profunda e permitem que a sua pele fique uniforme, garantindo a redução de marcas, hidratação da pele e efeito matte.

Na etapa de hidratação, também podem ser incluídos hidratantes e séruns que contenham ácido, para poder tratar a pele de problemas como manchas causadas pelo sol, acne e problemas hormonais, além de inflamações da pele e dos vasos sanguíneos.


Proteção solar

Por último, não se esqueça da proteção solar. Na rotina de skincare é importante que a proteção solar ocorra todos os dias, independentemente do clima ou da exposição solar. O uso do protetor facial se torna ainda mais indispensável quando fazemos o uso de ácidos para tratamento da pele, já que o ácido pode afinar a nossa epiderme e ela fica mais sensível à luz solar. Usando o protetor solar você também evita a formação de manchas, como o melasma, por exemplo.

Para pele com manchas, o protetor solar é de uso obrigatório, pois os raios solares podem estimular a formação de melanina na pele — que por sua vez é formada para poder criar uma camada protetora na pele, na tentativa de proteger a barreira cutânea da ação dos raios solares e do surgimento de radicais livres— e aumentar as manchas do rosto.

O Hidratante Protetor possui FPS 50 em sua composição, garantindo maior proteção para sua pele contra os raios UVA e UVB. Além disso, ele possui Vitamina C em sua composição, proporcionando maior hidratação para a sua pele e combatendo os radicais livres.


Rotina de skincare diurna

Para começar bem o dia, reserve uns minutos de autocuidado e atenção para a sua pele. Montar uma rotina simples de skincare pela manhã, ajuda você a construir o hábito de se preparar com calma para cuidar da sua pele para começar o seu dia.

Comece com a limpeza facial, pois, durante a noite a pele se renova e a produção de oleosidade aumenta. Em seguida, finalize a limpeza tonificando o rosto com a água micelar, para ajudar a reequilibrar a pele, eliminando os resíduos que ainda restam do rosto, além de suavizar e acalmar a pele, preparando-a para receber os demais produtos.

Depois é hora de hidratar o rosto para reforçar a barreira protetora com os nutrientes que a pele precisa e trazer maciez. Por último, use o protetor solar para evitar que os raios solares penetrem na pele e prevenir o envelhecimento precoce, rugas, manchas e problemas de saúde mais graves, como o câncer de pele.


Rotina de skincare noturna

Depois de um dia cheio, a pele precisa de cuidados especiais. É necessário tirar toda a sujeira, poluição e os resíduos do rosto para preparar a região a fim de um sono restaurador. Durante a noite, a pele elimina toxinas e passa por um processo de recuperação de tecidos que foram danificados ao longo do dia, por isso, é importante limpar a pele para as impurezas não atrapalharem a restauração natural.

Inicie a rotina noturna de cuidados com a pele removendo a maquiagem com um demaquilante ou água micelar, a fim de eliminar as partículas e resíduos de base, sombra e outros cosméticos que costumam ter óleos nas composições, podendo entupir os poros e levando ao surgimento de cravos e espinhas.

Após retirar a maquiagem, lave o rosto com um gel de limpeza facial, removendo a oleosidade e quaisquer substâncias que possam irritar a pele. Por fim, use tratamentos para pele que contenham ácido em sua formulação ou se preferir, aplique um sérum ou creme hidratante, com o objetivo de uniformizar, reduzir manchas e hidratando o rosto sem deixar a pele oleosa e ressecada.

Para mais dicas de como montar a sua rotina de skincare ideal, conheça a nossa plataforma de Skin Coach que realiza a análise da sua pele virtualmente e te indica quais os melhores tratamentos para você.