1200x336 1200x336

Dermatite: dermatologista explica o que é, como identificar e como tratar

Convidamos uma médica dermatologista para explicar como ocorre a dermatite na pele, quais são o tipos, as causa e os tratamentos adequados.

A dermatite pode se manifestar na pele de diversas maneiras e causas variadas. Esse tipo de inflamação costuma deixar a pele sensibilizada e ocasionar em outros problemas, como vermelhidão, descamação e queimação. Convidamos a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para explicar como a dermatite pode se manifestar na pele, quais os tipos dessa inflamação e quais os tratamentos recomendados.

 

O que é dermatite?

A dermatite é uma inflamação que pode ocorrer em diversas partes do corpo, causando coceiras, vermelhidão, descamação e até mesmo a formação de bolhas. Não há uma idade específica para o surgimento da dermatite no corpo, podendo surgir em qualquer momento da vida. A princípio ela pode parecer apenas uma irritação na pele, mas seu tratamento deve ser feito com a ajuda de um profissional de dermatologia para identificar as causas e o tratamento correto para essa condição.

 

O que causa a dermatite?

São diversos os motivos que podem causar a dermatite na pele como alergia, reação a medicação e produtos de limpeza. Em alguns casos, a dermatite é crônica e o surgimento de seus sintomas pode acontecer devido a exposições externas que acabam estimulando a alergia na pele.

 

Quais são os tipos de dermatite?

Os tipos de dermatite podem variar e causar diferentes reações na pele, para que possamos fazer o tratamento correto e manter a pele neutralizada. A Dra. Marcelle Trindade explica quais são os tipos de dermatite que podem acometer a pele.

“A dermatite é uma inflamação na pele que acomete várias áreas do corpo e pode surgir em qualquer idade. Ela é uma doença bastante comum e não contagiosa. Existem diferentes tipos de dermatite, como a dermatite de contato, que acontece quando uma pessoa tem o contato com alguma substância que ela é alérgica ou que irrita a pele.

Tem também a dermatite atópica, que é quando o indivíduo nasce sem a barreira de gordura na pele, responsável por protegê-la, onde a pessoa tem uma pele mais seca que vão abrindo lesões de inflamação por conta dessa desse ressecamento e se criando placas de dermatite”. Além disso, diferentes manifestações também acometem a pele com dermatite.

“A dermatite seborreica geralmente têm uma predisposição genética, onde o estresse pode favorecer a oleosidade da pele, causando o surgimento de placas avermelhadas em locais de couro cabeludo, próximo ao nariz e no tórax. Há também a dermatite ocre, que é como se fosse uma alteração da pele causada por insuficiência vascular, surgindo pigmentos na pele de cor amarronzada”.

“A dermatite herpetiforme tem várias erupções cutâneas, bolhas, nódulos, coça muito em uma área já delimitada. Ela pode ser causada geneticamente ou por sensibilidade ao glúten e geralmente são distúrbios do sistema imunológico, que atacam as células saudáveis, onde o principal sintoma é ter erupção recorrente” conclui a médica dermatologista.

 

Como identificar a dermatite no rosto?

Ao notar o surgimento de placas vermelhas no rosto, descamação ou uma irritabilidade mais forte, procure um médico dermatologista para que faça a avaliação da sua pele e possa identificar as causas, apontando o veredicto para algum tipo de dermatite na pele ou não. Desta forma você poderá seguir com tratamento adequado para seu caso.

 

Quais são os tratamentos?

Segundo a médica dermatologista Dra. Marcelle Trindade, o tratamento para dermatite pode variar desde o uso de cremes ou pomadas com corticoides para tratar a região ou pode ser usado antibióticos e corticoides de via oral para tratar com maior eficácia as inflamações da pele.

Outros cuidados como a alimentação equilibrada e uso de protetor solar, podem aliviar as reações alérgicas que são provocadas pela dermatite na pele.