Tipos de acne: dermatologista explica cada uma Tipos de acne: dermatologista explica cada uma

Tipos de acne: dermatologista explica cada um

Dermatologista explica quais os tipos de acne e como tratar cada um deles.

As acnes são um dos problemas mais comuns presentes na pele, ao contrário do que muitos pensam, elas não são exclusividade da adolescência e podem aparecer em diferentes momentos da vida. Mas você sabia que existe mais de um tipo de acne? Para esclarecer mais sobre isso, a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) explica como as acnes agem no nosso organismo e detalha os diferentes tipos.

Primeiro, a dermatologista explica o conceito de acne. “Acne é uma doença da glândula sebácea e do folículo piloso causado principalmente pela obstrução do folículo piloso, impossibilitando a saída de sebo produzido pela glândula sebácea. Assim, a secreção sebácea vai se acumulando e as bactérias vão se proliferando ao redor, dando origem a acne.” Abaixo a Dra. Marcele detalha sobre os tipos de acne.


Acne grau 1: comedogênica

A acne de grau 1 é aquele tipo mais comum durante a adolescência, a dermatologista explica mais sobre. “A acne pode ser classificada em acne grau, ou acne comedogênica, quando não é inflamatória. Esses são aqueles cravinhos que geralmente começam na puberdade, quando o paciente tem mais ou menos uns treze ou catorze anos. Esse tipo de acne comete nariz, o queixo e a bochecha”.


Acne grau 2: pápulosa

Já a acne de grau 2 é aquele tipo de acne que já está evoluída. “Acne em grau dois já é aquela acne pápulosa que é a acne que a gente já vê secreção. Esse tipo de acne também já recebe o nome de espinha. A acne de grau 2 tende a ser mais arredondada, avermelhada e pode ser dolorosa, já que se trata de um tipo de acne que tem a característica de uma inflamação”, explica a dermatologista Marcela Trindade.


Acne grau 3: nodular

A próxima classificação de acnes é conhecida como acne nodular, que também é resultado de um processo inflamatório que resulta em uma espinha mais notável no rosto. A dermatologista detalha quais são as características da acne de grau 3. “Acne grau três pode ser conhecida como acne nodular ou nódulo cística. Essas acnes são maiores e muitas vezes elas não tem nem a questão purulenta em si, mas parecem grandes nódulos na face. Por se tratar de grandes nódulos essas acnes podem até se tornar cicatrizes”, detalha.


Acne grau 4: conglobata

Outro tipo de acne também existente é a acne conglobata, como é conhecida a acne de grau 4. “A acne de grau quatro é aquela acne chamada de acne conglobata. Esse tipo de acne forma grandes abscessos e fístulas na pele, que acabam deformando a pele do rosto. Esse tipo de acne é considerada mais grave, onde já tem indicação do uso de medicações mais fortes e medicações via oral. A partir, na verdade, da acne grau três já existe indicação de uso de medicações por via oral, como antibióticos e medicações derivadas da vitamina A, como a isotretinoína”, explica a dermatologista Marcele Trindade.


Acne fulminante

Esse tipo de acne é classificada como um tipo raro de acne, não entrando na classificação de graus. Os casos que apresentam esse tipo de acne são mais difíceis de serem encontrados, mas a dermatologista detalha como esse tipo de acne é formada na pele:

“A acne fulminante, que é uma forma rara mas é uma forma de acne. Ela é caracterizada por ser aquela acne com nódulo e com secreção. Além disso, o paciente também tem outros sintomas, como dor nas articulações e mal-estar. Esse tipo de acne é mais comum em homens e pode aparecer não só na face, como nas costas, na região peitoral também. Nesse caso, geralmente é indicado tratamento com remédios orais”, explica.


Como tratar a acne?

A dermatologista ainda detalha como tratar a acne. “Acne grau um e grau dois podem ser tratadas de forma tópica, fazendo a sua rotina de skincare correta e utilizando ácidos para poder controlar a oleosidade da pele. A partir da acnes grau dois que não melhoram ácidos tópicos, cremes ou pomada, é indicado o uso de antibiótico oral”.

Além disso, o uso de produtos corretos para o seu tipo de pele ajuda no tratamento da pele. Para proporcionar uma rotina de cuidados completa para a sua rotina de skincare, a linha Garnier Uniform&Matte conta com produtos para todos os passos da sua rotina, limpeza, hidratação e proteção solar. Todos os produtos são enriquecidos com vitamina C, ativo antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres. Além disso, contam com ação antioleosidade, perfeito para peles oleosas e acneicas.