Manchas de melasma são mais comuns no verão? Dermatologista explica os motivos, tratamento e como prevenir essas marcas Manchas de melasma são mais comuns no verão? Dermatologista explica os motivos, tratamento e como prevenir essas marcas

Manchas de melasma são mais comuns no verão? Dermatologista explica os motivos, tratamento e como prevenir essas marcas

Quem tem melasma sabe bem o quanto essas manchinhas podem ser um incômodo, especialmente durante o verão. Com raios solares mais intensos e o aumento da temperatura, as áreas pigmentadas tendem a ficar ainda mais evidentes, prejudicando a uniformidade da pele.

Mas será que é possível prevenir essas manchas escuras na pele sem abrir mão dos banhos de sol? De acordo com a expert e dermatologista, Marcelle Trindade, basta seguir algumas dicas e cuidados. Confira abaixo!


Por que as manchas de melasma são mais comuns no verão?


Não é à toa que falam que o verão é a estação mais propícia a causar manchas na pele.  Acontece que, durante essa época do ano, os raios solares incidem em um ângulo perpendicular em relação à Terra, o que resulta na temperatura mais quente e na exposição solar mais intensa e duradoura. No caso do melasma, a explicação é simples: “As manchas de melasma são mais comuns nessa estação porque elas possuem como fator de risco de surgimento a exposição solar e o calor”, revelou a dermatologista. Por isso, é importante redobrar os cuidados e não abrir mão do uso do filtro solar no verão.

Saiba como tratar as manchas de melasma durante a estação

Se você faz parte do time que possui manchas de melasma, já deve ter buscado diferentes formas de amenizar esse incômodo, certo? De acordo com a dermatologista, o melhor tratamento para melasma durante o verão é o uso de cremes clareadores associados a filtro solar - especialmente o com cor, que protege e uniformiza a pele de uma só vez. Para otimizar a sua rotina de skincare, vale apostar em um produto que inclua todos esses benefícios, como um hidratante facial com vitamina C e FPS 30.


Além disso, a especialista alerta: é importante ter cuidado com tratamentos a laser durante o verão. “O uso de laser e peeling para tratar essas manchas deve ser feito com cautela nesse período sob risco de piorar o melasma se não houver um bom cuidado pós procedimento pelo paciente”, aconselha.


É possível prevenir as manchas de melasma?

Se engana quem pensa que evitar as manchas de melasma  durante o verão é uma tarefa impossível. Na verdade, existe um cuidado simples e rápido que pode ser bastante eficaz no combate a essas marcas: o filtro solar. “Usando o filtro solar diariamente e reaplicando a cada duas horas é possível evitar as manchas de melasma”, afirma Drª Marcelle. Além disso, é importante usar bonés, chapéus e óculos para reduzir o impacto dos raios solares na pele no período entre 10 e 16 horas. “Se estiver na praia, opte por ficar em barracas e aplique o filtro solar sempre após o banho de mar. O mesmo vale para os banhos na piscina”, finaliza.

 

7-dicas-para-voce-ficar-linda-e-saudavel-na-folia-medica

CRM: 52 1004999  

Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.

 

 

Foto: Getty Images

Produtos Relacionados: