Tipos de manchas na pele: conheça os diferentes + como tratar

Você tem manchas na pele? Se sim, isso certamente te incomoda! Elas podem ter a coloração mais escura, amarronzada, vermelha, branca ou aé vir a mudar de cor com o tempo. Dependendo das suas características, elas podem ser tratadas de diferentes formas, até mesmo com produtos usados em casa. Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os tipos, tonalidades, como clarear e prevenir essas temidas manchinhas no rosto e no corpo. Confira!

Manchas na pele: o que são e como elas surgem

Podendo ser claras, escuras ou apresentar colorações diferentes, as manchas são aquelas marquinhas pigmentadas e sem formato específico que surgem na pele. Geralmente, são fruto de processos inflamatórios, como espinhas, queimaduras, exposição solar excessiva, procedimentos ou até reações causadas pelo uso de algum produto específico. As manchas amarronzadas, por exemplo, surgem devido à alta produção de melanina, que ocorre quando há exposição solar sem proteção. Já as manchas vermelhas ou que mudam de coloração ao longo da vida, podem ter causas e motivos diferentes.

 

Afinal, quais são os tipos de manchas na pele?

Quando se trata de manchas na pele, você pode até acreditar que todas são iguais. Mas a verdade é que elas possuem diferentes cores, características e causas. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento para amenizar as áreas pigmentadas, é importante saber de que tipo de mancha na pele se trata. Confira as principais delas abaixo:

 

  • Melanoses ou manchas senis: de maneira geral, as melanoses são manchas escuras e arredondadas que surgem nos braços e nas mãos com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol.
  • Sardas: as sardas ou efélides costumam se manifestar no rosto, pescoço e colo de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após a exposição em excesso ao sol sem o uso de filtro solar.
  • Melasma: comuns após a gravidez, o uso de pílula ou exposição ao sol, o melasmaacontece nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa. Em casos mais raros, as manchas podem se manifestar em outros locais, como colo e braços.
  • Manchas de acnes: são resultado do processo inflamatório da espinha. No começo, elas aparecem como manchas vermelhas que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar.
  • Rosácea: caracterizada por manchas vermelhas no rosto - principalmente na região da bochecha, nariz, testa e queixo -, a rosácea se manifesta em pessoas de pele mais clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade.
  • Psoríase: são placas vermelhas com descamação na pele costumam surgir no joelho, cotovelo, unhas e em locais que sofrem muito atrito, como axilas e virilha.

 

Descubras as principais formas de tratamento para cada tipo de mancha na pele

Se as manchas na pele são um incômodo que fazem parte da sua realidade, não precisa se desesperar! Para resolver esse problema existe uma série de tratamentos, mas tudo vai depender das características dessa marca. No caso de manchas escuras, por exemplo, a vitamina C pode ser uma grande aliada. O ativo é capaz de inibir a formação de melanina, clareando as manchas e uniformizando o tom da pele. Além disto, procedimentos como o laser e o peeling também podem ajudar no tratamento de manchas na pele.

 

Uma boa rotina de cuidados pode ajudar a prevenir manchas no rosto

Não existem dúvidas de que uma boa rotina de skincare é capaz de garantir uma pele bonita e saudável. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que os cuidados também podem ajudar a combater as manchas na pele. Por isso, que tal conferir um passo a passo simples de como cuidar da pele diariamente?

 

De manhã:
1º passo: Lavar o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. No caso das donas de pele oleosa, um gel de limpeza rico em vitamina C pode ser uma boa opção;

2º passo: Aposte em uma água micelar para eliminar as impurezas que possam ter restado após a higienização do rosto;

3º passo: Use um creme hidratante com FPS e ativos clareadores, como a vitamina C;

 

De noite:

1º passo: Remova a maquiagem e todos os resíduos com uma água micelar específica para a sua pele.

2º passo: Lave o seu rosto com o seu gel de limpeza de preferência;

3º passo: Antes de dormir, use um tratamento com ativos clareadores.