Manchas de espinhas, olheiras, melasma... 4 tipos de manchas e como tratar cada uma Manchas de espinhas, olheiras, melasma... 4 tipos de manchas e como tratar cada uma

Manchas de espinhas, olheiras, melasma... 4 tipos de manchas e como tratar cada uma

Quem faz questão de manter uma rotina de skincare sabe bem o quanto as manchas na pele podem ser um verdadeiro incômodo! Sejam elas claras ou escuras, essas marquinhas no rosto podem surgir por uma série de motivos, o que exige tratamentos e produtos específicos. Por isso, antes de tudo, é importante saber as características dos diferentes tipos de manchas.

Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a dermatologista Marcele Trindade que listou os principais tipos de manchas na pele e os tratamentos indicados para cada uma delas. Confira as dicas da especialista!


Conheça os principais tipos de manchas na pele e suas características

 

Se as manchas na pele já são uma realidade para você, não se desespere! Existe uma série de soluções para esse incômodo, mas tudo vai depender das características dessa marca. “ Os principais tipos de manchas na pele do brasileiro são as melanoses solares, melasma, sardas e olheiras”, adianta a dermatologista Marcele. Saiba mais sobre cada uma delas abaixo:

 

Olheiras: “esse tipo de mancha na pele pode ser dividido em duas categorias: melânicas e vasculares. Na primeira, as olheiras apresentam um tom amarronzado e surge devido ao excesso de melanina na pele. Por outro lado, as olheiras vasculares possuem tons azulados e estão relacionadas à substâncias derivadas das hemácias na pele”;

Melanoses solares: “caracterizada pela hiperpigmentação de vários tamanhos, esse tipo de mancha na pele é causada pela exposição solar sem proteção ao longo da vida. Justamente por isso, ela tende se localizar em regiões específicas, como mãos, braços, colo e face”;

Melasma: “são manchas acastanhadas localizadas na face e no colo. Normalmente, elas surgem em indivíduos com  predisposição genética associada à exposição solar ou alterações hormonais”;

Sardas: “também conhecidas como efélides, as sardas são pequenas manchinhas pontuadas na face que surgem na infância e perduram ao longo da vida - podendo ou não ficar em maior quantidade com o passar do tempo e exposição sem fotoproteção”. 


Quais as melhores opções de tratamento para esses tipos de manchas na pele?


Agora que você já sabe as principais características dos tipos de manchas na pele, chegou a hora de descobrir como tratá-las! De acordo com a dermatologista Marcele, essa tarefa é mais fácil do que se imagina. “O primeiro passo é incluir o uso de protetor solar com FPS 30, no mínimo, na sua rotina, já que o sol escurece todos os tipos de manchas e até as olheiras. Nesse caso, é importante retocar o produto a cada duas horas para garantir a proteção”, conta. Além disso, a especialista revela esse cuidado associado a outros procedimentos pode garantir um tratamento ainda mais eficaz. “O uso de peelings clareadores e lasers combinados à cremes clareadores pode ser uma boa forma de tratar as manchas na pele em casa. Outra dica para cuidar do problema é fazer uso de fotoprotetores orais, que tendem a ser certeiros no tratamento dessas manchas na pele do rosto”, afirma.


A vitamina C pode ajudar a clarear as manchas na pele?

 

Quando o assunto é clarear as manchas na pele, é comum que a vitamina C seja o ingrediente mais citado para lidar com o incômodo. Mas será que o ativo é realmente a solução para todos os tipos de manchas? Segundo Marcele, a vitamina C é, de fato, um grande aliado na hora de clarear as temidas marquinhas. “O ácido ascórbico auxilia no tratamento de manchas causadas por depósito de melanina, já que ela age diminuindo a produção da mesma”, ressalta. Sendo assim, o ativo é a escolha certa para tratar olheiras, melasmas e até mesmo manchas de espinhas. Nesse caso, vale apostar na combinação de um gel de limpeza e um hidratante facial enriquecido em vitamina C para eliminar o problema e, de quebra, garantir uma pele saudável, hidratada e luminosa. 

 

7-dicas-para-voce-ficar-linda-e-saudavel-na-folia-medica

CRM: 52 1004999  

Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.