Vitamina C para a pele oleosa: qual é a melhor textura para o produto? Como incluir na rotina de skincare

Se o assunto é cuidados com a pele oleosa, você certamente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da vitamina C. E não é para menos, certo? Além de ser um potente antioxidante e ajudar na proteção contra os raios solares, o ativo é um dos mais recomendados por dermatologistas para controlar a oleosidade da pele e o surgimento de cravos e espinhas.

Vitamina C para a pele oleosa: qual é a melhor textura para o produto? Como incluir na rotina de skincare

No entanto, na hora de escolher os produtos enriquecidos com vitamina C é comum que surjam dúvidas sobre a melhor textura para pele oleosa. Pensando em te ajudar, reunimos as principais características para fazer uma boa escolha e dicas de como incluir essa substância na sua rotina de skincare. Dá só uma olhada!


Vitamina C para a pele oleosa: entenda os benefícios do ativo

 

Muito se fala sobre os benefícios que o uso da vitamina C pode trazer para a saúde da pele, especialmente as mais oleosas. Mas será que você sabe o que isso significa na prática? Acontece que, para surpresa de alguns, a vitamina C é um ativo multifuncional. Além de ser um poderoso antioxidante e ajudar na inibição da produção de radicais livres, o ativo conta com uma ação clareadora e anti inflamatória que potencializa a proteção solar e ajuda a amenizar marcas e manchas na pele - que tendem a ser incômodos comum para quem possui a pele oleosa.

Como a vitamina C age na pele oleosa?

 

Justamente por possuir múltiplas funções, a vitamina C pode agir de diferentes formas na pele oleosa. Quando usada para controle da oleosidade, por exemplo, a substância atua potencializando a ação do filtro solar e impedindo a produção excessiva das glândulas sebáceas, que são as grandes responsáveis pela produção de sebo. Para isso, é importante que o produto tenha ação matte e tecnologia que controle a oleosidade ao longo do dia.

 

Por outro lado, quando a vitamina C é usada como antioxidante, sua função é inibir a tirosinase - que é uma enzima envolvida na hiperpigmentação. Além disso, o ativo ajuda na síntese do colágeno, deixando a pele mais radiante do que nunca e sem o aspecto de pegajosa. 


Saiba como escolher a melhor textura de vitamina C para pele oleosa

 

Ainda que a vitamina C seja indicada para todos os tipos de pele, quem possui tendência à oleosidade deve ter atenção redobrada na escolha da sua textura. Isso porque existem algumas fórmulas que podem pesar no rosto e resultar no aspecto pegajoso e brilhoso. Sendo assim, o ideal é optar por um produto com toque seco, textura leve e efeito matte para garantir todos os benefícios do ativo com a sensação de pele limpa. Além disso, vale lembrar que a vitamina C pode (e deve!) fazer parte da sua rotina de skincare do início ao fim, já que é facilmente encontrada em sabonetes faciais, hidratantes e até mesmo sheet masks. Incrível, né?!

Rotina de cuidados com a pele oleosa + vitamina C:

 

  • Pela manhã:

1º passo) Lave o rosto com um sabonete facial com vitamina C e textura leve para remover o acúmulo de produtos e a oleosidade produzida durante à noite;

2º passo) Aplique um hidratante com vitamina C para manter a pele nutrida e protegida o dia inteiro, evitando o aspecto pegajoso e pesado no rosto.

  • À noite:

1º passo) Se estiver com maquiagem, remova com uma solução micelar que tenha vitamina C em sua fórmula.

2º passo) Lave o rosto com o mesmo sabonete que usou pela manhã para remover todas os resíduos acumulados ao longo do dia;

3º passo) Finalize aplicando o hidratante para dormir para controlar a oleosidade e evitar que ocorra o efeito rebote.


Veja também