como desinchar o olho como desinchar o olho

Tipos de olheiras: entenda quais são e como tratar cada uma

A região dos olhos é uma das partes mais sensíveis do rosto, é nela que geralmente aparecem os primeiros sinais de expressão e também as temidas olheiras. As olheiras são classificadas com o escurecimento da pele da região da parte inferior dos olhos, esse aspecto mais escuro das olheiras pode ser ocasionado pela alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na região. 


As olheiras podem surgir por fatores genéticos, hormonais e até reflexos de hábitos ruins, como a falta de sono. Quem pensa que todas as olheiras são iguais está enganado, as olheiras contam com algumas classificações que ajudam a entender as principais causas e tratamento de cada uma.


 

Olheira pigmentar

As olheiras pigmentares são aqueles tipos de olheiras que se formam na região dos olhos por conta do acúmulo de melanina. A olheira pigmentar tem um aspecto mais amarronzado e é mais comum nas peles morenas e negras. A exposição solar intensa sem proteção também pode intensificar esse tipo de olheira e até favorecer o aparecimento. 


 

Olheira vascular

A olheira vascular é ocasionada pela desregularização do sistema circulatório na área dos olhos e também pela retenção de líquido. Além desses,  as olheiras vasculares também podem surgir por conta do cansaço, estresse e falta de sono. Além disso, a região começa a ficar inchada e a área fica com uma aparência azulada.


 

Olheira estrutural

A olheira estrutural, também conhecida como olheira profunda, é um tipo de olheira descendida de origem genética. A olheira estrutural é caracterizada por conta do aspecto mais profundo dos olhos, o que faz com que seja criada uma sombra ao redor dos olhos, resultando em uma olheira com uma coloração castanha. A olheira estrutural também pode ser resultado da falta de uma camada de gordura na área ou a falta de ácido hialurônico. 

 

Olheira sanguínea

A olheira sanguínea é ocasionada pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos nessa área dos olhos. A olheira sanguínea tem um aspecto arroxeado e pode ser intensificada por conta de desidratação e da rinite alérgica.  


Olheira mista

A olheira mista é a junção de mais de um tipo de olheira, no geral as olheiras mistas são a mistura da olheira profunda e vascular ou pigmentar e vascular. A predominância de cada tipo de olheira vai depender de cada organismo e causa das olheiras no corpo que, em geral, é ocasionada por cansaço, falta de sono, estresse, exposição solar em excesso sem proteção e até desidratação.


 

Como tratar olheiras?

As olheiras podem ser tratadas com procedimentos estéticos ou uso de produtos tópicos na região. O uso de lasers, drenagem e peeling pode ser uma boa opção para tratar as olheiras. Além disso, a hidratação facial e a proteção solar facial são essenciais para garantir um bom tratamento para as olheiras. Ter boas noites de sono e pausas para o descanso também é essencial para tratar as olheiras. 


A linha SkinActive conta com máscaras para olhos enriquecidas com ácido hialurônico, ativo reconhecido pelo alto poder hidratante, para garantir hidratação intensa para a região dos olhos fazendo com que essa área fique mais iluminada. Além disso, aposte no Hidratante Protetor Facial para garantir hidratação e proteção solar para sua pele. Enriquecido com vitamina C, ele também ajuda no combate aos radicais livres e deixa a pele mais iluminada.