Mitos e Verdades sobre o protetor solar facial Mitos e Verdades sobre o protetor solar facial

5 mitos e Verdades sobre o protetor solar facial

Confira 5 mitos e verdades sobre o protetor solar e saiba mais sobre este item de cidade com a pele indispensável.

O protetor solar é um item essencial para manter a pele saudável e bonita, além de ser a principal ferramenta para se prevenir contra diversas doenças e até o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), este tipo de câncer representa 30% dos tumores malignos diagnosticados no país. Portanto, é recomendado o uso diário de protetor solar, mesmo em dias nublados.

Existem muitos mitos envolvendo o uso do protetor solar, principalmente em relação ao protetor solar facial. Essas informações incorretas e o uso errado do produto podem prejudicar a pele, deixando-a vulnerável ao sol e radiação. Por isso, nós esclarecemos algumas dúvidas sobre esse produto e mostramos quais são os benefícios de usar protetor solar facial.

 

1- Pessoas com a pele oleosa não precisam utilizar protetor solar

MITO. Independentemente do seu tipo de pele, você está exposto a radiação do sol que emite luz visível e raios ultravioleta, que provocam envelhecimento precoce e podem impulsionar o desenvolvimento de câncer de pele. A pele oleosa também precisa ser protegida do sol. O filtro solar para esse tipo de pele é um pouco diferente do usado em peles normais, a Garnier possui um protetor solar antioleosidade, desenvolvido especialmente para pessoas que têm a pele oleosa.

 

2- O protetor solar só precisa ser aplicado uma vez no dia

MITO. Se não houver exposição direta ao sol, o recomendado é duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra depois do almoço. Até mesmo quem trabalha em escritório e lugares fechados, é necessário passar protetor solar facial, pois as luzes emitidas pelas lâmpadas e aparelhos eletrônicos são prejudiciais à pele. No entanto, se você ficar exposto ao sol ou frequentar piscinas e praias, o ideal é aplicar protetor solar de 2 em 2 horas. Lembre-se sempre de aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol.

 

3- Protetor solar evita o envelhecimento precoce

VERDADE. Os raios solares são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, causam manchas escuras e aceleram o surgimento de linhas de expressão e ressecamento da pele, fatores que também contribuem para o envelhecimento da pele. Portanto, o protetor solar facial possui ação preventiva e ajuda a reverter levemente alguns casos de pele envelhecida.

 

4- Não precisa usar protetor em dias nublados

MITO. Mesmo quando o sol não aparece no céu, ele continua emitindo radiação UVA (responsável pelo envelhecimento da pele) e UVB (causador da vermelhidão, queimaduras e desenvolvimento do câncer de pele). Por isso, é preciso usar protetor solar mesmo em dias frios, nublados e chuvosos, pois as nuvens não bloqueiam a passagem desses raios prejudiciais à saúde.

 

5- O FPS interfere na intensidade de proteção

VERDADE. A eficiência do protetor solar é medida por meio do seu fator de proteção solar (FPS). Este número indica o quanto a pele está protegida da radiação solar. Por exemplo, um protetor solar com fator 30, deixa a pele trinta vezes mais protegida do que se estivesse sem o produto, com FPS 80, a pessoa fica oitenta vezes mais protegida e assim por diante. Logo, o FPS interfere na intensidade de proteção. Quanto mais alto é o FPS, maior é a proteção que o protetor oferece. Para proteção facial, o recomendado é a partir do FPS 30.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o protetor solar e sabe a importância desse produto para a sua rotina diária de cuidados com a pele e o combate ao envelhecimento precoce e marcas na pele, confira as diversas opções de protetor solar facial da Garnier. O nosso protetor solar hidratante está disponível nas versões com e sem cor para você escolher aquele que mais combina com você. A opção com cor conta com 4 tonalidades. A cor negra, co-criada com a cantora Iza, garante o hidratação, proteção sem acinzentar ou esbranquiçar o rosto.

Conheça os Protetores Hidratantes