rotina de skincare tudo sobre rotina de skincare tudo sobre

Rotina de skincare: tudo sobre os cuidados e produtos necessários para cuidar da pele

Quando o assunto é pele saudável, uma coisa é certa: manter uma rotina de skincare é fundamental! Limpar, tratar, hidratar e proteger são alguns hábitos simples, mas que podem fazer toda a diferença na aparência do seu rosto.

Quando o assunto é pele saudável, uma coisa é certa: manter uma rotina de skincare é fundamental! Limpar, tratar, hidratar e proteger são alguns hábitos simples, mas que podem fazer toda a diferença na aparência do seu rosto. Além de prevenir o ressecamento ou a oleosidade, o ritual de beleza evita o surgimento de manchas, espinhas e sinais de envelhecimento precoce, como flacidez, rugas e linhas de expressão. Para ficar mais claro, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre como montar uma rotina de skincare de respeito!


Quais são os benefícios de adotar uma rotina de skincare?

 

Muito se fala sobre skincare, mas você sabe ao certo todos os benefícios que esse hábito pode oferecer? Veja os principais deles abaixo: 


- Previne o surgimento de cravos e espinhas;

- Evita o ressecamento da pele; 

- Remove as células mortas e estimula a renovação da pele;

- Contribui para a redução e o controle da oleosidade;

- Uniformiza a pele; 

- Combate os principais sinais do envelhecimento precoce, como rugas e linhas de expressão; 

- Facilita a desintoxicação da pele; 

- Diminui as manchas na pele causadas por acne e outros fatores;

- Promove a hidratação do rosto; 

- Garante a sensação de pele macia e aveludada. 


Existe idade certa para começar a cuidar da pele?

 

Engana-se quem pensa que precisa esperar o primeiro sinal de envelhecimento surgir para começar a cuidar da pele. Na verdade, o ideal é que o hábito de cuidar da pele se inicie na adolescência, cuidando de problemas específicos dessa faixa etária, como oleosidade excessiva e acne. Aos 20, já é recomendado o uso de um produto antioxidante, em conjunto com a limpeza, hidratação e proteção solar. A partir dessa idade, a produção de colágeno diminui e as alterações causadas pela ação dos radicais livres começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento. Por isso, já sabe, né? Nada de perder tempo! 


Antes de investir na rotina de skincare, é preciso saber o seu tipo de pele 

 

O primeiro passo para montar o seu ritual de skincare é identificar o seu tipo de pele. Isso porque as etapas, os cuidados e, principalmente, os produtos utilizados podem variar de acordo com as necessidades do seu rosto. Quem possui a pele oleosa e acneica, por exemplo, pode investir em produtos com fórmula matte. Já para quem possui a pele seca e sensível, os itens com ingredientes naturais e calmantes, como o romã e a camomila, podem ser as melhores opções. Alguns ingredientes, como a vitamina C e o ácido hialurônico, por exemplo, são benéficos para todos os tipos de pele.


Saiba como montar uma rotina de cuidados com a pele

 

Quem nunca ficou na dúvida sobre qual a ordem certa das etapas de skincare, não é mesmo? De maneira geral, a rotina de cuidados com a pele deve conter quatro etapas: limpeza, hidratação, tratamento e proteção. Na primeira, deve-se usar um gel de limpeza adequado para o seu tipo de pele. Para garantir um rosto totalmente limpo, você pode optar pelo double cleansing e adicionar a água micelar. Nesse caso, é importante que o produto corresponda às necessidades da sua pele. Quem tem a pele oleosa, por exemplo, pode investir em produtos enriquecidos em vitamina C e ácido hialurônico para garantir a sensação de pele limpa e fresca por mais tempo. 


Em seguida, é a vez da hidratação. Sim, ela é necessária em todos os tipos de pele! Além de garantir a saúde e maciez do rosto, essa etapa também ajuda no controle da oleosidade. Nesse caso, também vale apostar em um hidratante facial que contenha filtro solar e, assim, otimizar as etapas. Depois de hidratar a pele, vale aplicar o seu cosmético de tratamento favorito, seja ele para acne, rugas, manchas ou envelhecimento.


Máscara facial ajuda a potencializar os resultados da rotina de cuidados 

 

Outro cuidado poderoso que pode (e deve!) fazer parte dos seus cuidados com a pele é a máscara facial. Por contar com uma fórmula mais concentrada e ficar em contato com a pele durante mais tempo, a máscara facial oferece uma ação mais eficaz do que os hidratantes comuns, o que garante um resultado mais prolongado. Entretanto, antes de utilizá-la, vale lembrar que a escolha do produto pode fazer toda a diferença no resultado. Se o objetivo é promover um detox na pele, por exemplo, uma máscara facial que contenha carvão e extrato de chá preto pode ser uma boa opção. Já quem deseja uma verdadeira bomba de hidratação para o rosto, a combinação de chá verde e ácido hialurônico pode garantir poros menos visíveis e uma pele mais saudável. Para incluí-la na sua rotina, basta aplicar o produto após a etapa de limpeza da pele. 


Limpeza da pele: passo a passo para inserir esse cuidado na sua skincare

 

Além dos cuidados diários, existem outros tratamentos que podem ajudar a conquistar uma pele saudável. A limpeza de pele é o principal entre eles. O procedimento estético realizado por um profissional (dermatologista ou esteticista) tem como objetivo remover as impurezas do rosto que causam alguns incômodos, como cravos, espinhas e sinais de envelhecimento. A maioria das limpezas de pele seguem um passo a passo  bem definido. Por isso, se você pensa em fazê-la em casa, é importante seguir cada etapa. Veja quais são elas abaixo: 


Passo 1) Comece lavando o rosto com um gel de limpeza que limpe em profundidade sem ressecar. Nesse caso, um gel de limpeza que contenha vitamina C pode garantir uma limpeza eficaz sem ressecar a região;

Passo 2) OPCIONAL - Aplique uma máscara facial que corresponda às características da sua pele;

Passo 3) Depois de 10 minutos, remova a máscara massageando suavemente o rosto e, em seguida, retire o excesso com a ajuda de um pedaço de algodão;

Passo 4) Espere o produto secar totalmente e passe o hidratante facial; 

Passo 5) Por fim, aplique o protetor solar. Nessa caso, você pode unir as etapas 6 e 7 em usando um hidratante facial com FPS 30 em sua fórmula.