Pele oleosa e com manchas: dermatologista conta qual a rotina ideal para o rosto com espinhas, cravos, oleosidade e manchas Pele oleosa e com manchas: dermatologista conta qual a rotina ideal para o rosto com espinhas, cravos, oleosidade e manchas

Pele oleosa e com manchas: dermatologista conta qual a rotina ideal para o rosto com espinhas, cravos, oleosidade e manchas?

Se você tem a pele oleosa, provavelmente deve ter notado que, além do excesso de oleosidade, poros dilatados e a formação de cravos e espinhas, possui uma tendência maior ao desenvolvimento de manchas no rosto. Realmente, essas marcas acabam sendo mais comuns na pele oleosa, acneica e mista por conta das espinhas.

Essas inflamações provocam uma alteração na produção de melanina, formando assim as temidas manchas. A boa notícia é que dá para diminuir esses incômodos seguindo uma rotina de skincare adequada. Com a ajuda da dermatologista Drª Annelise Marmore, preparamos um ritual para você que está sofrendo com as manchinhas. Veja só!


É verdade que a pele oleosa tem uma tendência maior a manchas? 


É verdade. A médica explica que, quem tem a pele oleosa, possui mais manchas causadas pelas lesões inflamatórias que aparecem e que são mais frequentes nesse tipo de pele, como a acne. “A pele oleosa, geralmente, têm maior tendência a desenvolver cravos e espinhas - essas, principalmente, podem levar a hiperpigmentação pós-inflamatória, que, se não for cuidada, pode desencadear manchas escuras na pele”, entregou a Drª Annelise.


Conheça os tipos de manchas que são mais comuns na pele oleosa


Existem muitos tipos de manchas na pele. Entre as mais comuns são as manchas solares, melasma, e manchas que aparecem depois de uma lesão inflamatória como a acne, por exemplo. Com isso, a Drª. Annelise revela que não é a oleosidade que vai determinar mais ou menos manchas na pele, e sim o fototipo e predisposição genética para desenvolver pigmentação da pele. “Por exemplo, pessoas com pele morena ou negra, têm mais tendência a ter manchas na pele, independente da oleosidade ou não”, esclareceu.


Rotina de skincare para remover as manchas da pele oleosa:


A dermatologista conta que os produtos mais indicados para remover as manchas são aqueles com ação despigmentante que não causam fotossensibilidade da pele, já que toda mancha piora com a ação da radiação solar. “A vitamina C é um bom exemplo de clareador da pele que não tem problema com a exposição ao sol, ou seja, não deixa a pele sensível a luz solar”. Deu pra perceber que a pele oleosa e com manchas merece todo um cuidado especial, principalmente no passo a passo da rotina de skincare: 


1º Higienização) Lave o rosto utilizando um sabonete ou gel de limpeza específico, que vá remover as impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia, como maquiagem, poluição, etc. 


2º Matificação) Deixe a pele mais sequinha com uma solução micelar para otimizar a limpeza dos poros.


3º Hidratação) Aplique um hidratante facial com vitamina C. Mesmo a pele sendo oleosa, é importante escolher um produto que tenha textura matificante, que vá hidratar sem causar mais oleosidade ao longo do dia. 

 

Foto: Getty Images

 

dra annelise

 

CRM RJ 52-101881-7/ CRM SP 181232

Drª Annelise Marmore: Médica Pós Graduada em Dermatologia Clínica e Estética Avançada

Produtos Relacionados: