Poros abertos o que sao Poros abertos o que sao

Poros abertos: saiba o que são e como tratar esse problema da pele oleosa

Você percebeu que os seus poros estão mais aparentes que o comum? Provavelmente, eles estão dilatados, e isso acontece quando esses pequenos buraquinhos ficam obstruídos com oleosidade. O problema é bem comum na pele oleosa, e pode piorar com a falta de tratamento e uma rotina de skincare adequada. Quer saber porque isso acontece e quais as melhores formas de tratar o problema? Confira!


Por que os poros ficam dilatados?


Os poros se dilatam com o aumento da produção de sebo emitido pelas glândulas sebáceas. Além disso, outro fator que colabora para a dilatação é o acúmulo de resíduos na pele, como maquiagem, poluição e outras impurezas. Sendo assim, podemos dizer que os efeitos dos poros dilatados na pele são um rosto mais oleoso e menos uniforme.


A pele oleosa é a que mais costuma ter poros dilatados


Esses poros podem atingir diferentes tipos de pele, até as mais secas. Entretanto, não dá pra negar que o quadro é mais frequente nas peles mistas e oleosas que, naturalmente, possuem uma concentração maior de óleo e células mortas por volta dos poros. Com esses fatores, os poros ficam inchados, aparentando ser maiores do que o normal. Outras causas para que os poros fiquem mais evidentes são: o envelhecimento, a perda de elasticidade da pele, e a predisposição genética.


Como tratar poros da pele oleosa?


Os poros dilatados podem ser tratados através do produtos em casa e a realização de procedimentos estéticos no consultório do dermatologista - como peeling, limpeza de pele, laser, entre outros. Para a rotina de skincare, é recomendado o uso de produtos com ação matificante, que ajudam a disfarçar os poros dilatados e ainda reduzem o excesso de brilho. Aqui vão algumas indicações:


Água micelar antioleosidade: suas micelas atuam como imãs que capturam e eliminam impurezas e evitam a dilatação dos poros;


- Sabonete líquido purificante: limpa profundamente sem agredir a pele;


- Hidratante com efeito matte: que reduz as imperfeições da pele e controla a oleosidade por até 12h.