Manchas na pele: 4 coisas que podem causar essas marcas Manchas na pele: 4 coisas que podem causar essas marcas

Manchas na pele: 4 coisas que podem causar essas marcas + como tratar cada uma

Para quem costuma manter uma rotina de skincare regrada, as manchas na pele sempre são motivo de incômodo. Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nem sempre a marca está ligada ao excesso de exposição solar. Dependendo de suas características, essas áreas pigmentadas no corpo podem ser resultados de outros hábitos e até mesmo de algum tipo de doença. Para entender melhor sobre o assunto, listamos 4 problemas que causam manchas na pele e como tratá-los. 


1# Exposição excessiva ao sol

Quando se trata de manchas na pele, a exposição inadequada ao sol é uma das principais causas! Isso porque a produção de melanina pode ser despertada pela exposição solar, o que resulta no desenvolvimento das famosas sardas no rosto, dorso das mãos, colo e costas. Para evitá-las, o uso de protetor solar com fator 30 ou superior diariamente é fundamental, inclusive nos dias nublados. Nesse caso, também vale a pena investir em produtos hidratantes que contenham FPS em sua composição para garantir uma pele protegida e, de quebra, diminuir as etapas da rotina de skincare.


2# Acne

Quem possui a pele mista ou oleosa sabe que o surgimento de cravos e espinhas é um problema comum. Acontece que, dependendo do seu grau, esses incômodos podem causar inchaço, cicatrizes e até mesmo manchas na pele. Geralmente, isso acontece com a manipulação da acne, o que deixa as lesões mais propensas ao escurecimento, mas a exposição ao sol sem filtro também é uma causa desse problema. Para conquistar uma pele uniforme e livre das temidas marcas, uma boa dica é apostar em produtos com ativos clareadores. Um hidratante enriquecido em vitamina C, por exemplo, pode aumentar o combate aos radicais livres, minimizar manchas e marcas de acne e ainda garantir uma pele hidratada e luminosa. 


3# Envelhecimento precoce da pele

Você pode até duvidar, mas as manchas também podem ser causadas pelo envelhecimento precoce da pele. Isso porque, com passar do tempo, o tecido cutâneo fica mais sensível e sujeito às agressões dos agentes externos, como os raios solares e a poluição, resultando em manchas amarronzadas no rosto. Para amenizar as marcas já existentes, o ideal é lançar mão de tratamentos com cremes clareadores. Além disso, você pode investir em um bom gel de limpeza enriquecido com vitamina C para completar a sua rotina de cuidados, eliminar as impurezas da pele e amenizar as áreas pigmentadas.


4# Falta de uma rotina de skincare adequada

Não existem dúvidas de que uma boa rotina de cuidados com a pele é capaz de fazer milagres. Mas você sabia que ela também pode ajudar a prevenir manchas e um série de outras complicações? Por isso, é fundamental manter alguns cuidados básicos com a pele diariamente. O primeiro deles é higienizar bem o rosto ao acordar e antes de dormir. Nesse caso, vale a pena investir em um gel de limpeza e uma boa água micelar. 


Na hora de escolher, é importante se atentar às características do seu rosto. Para as donas de pele oleosa e com manchas e marcas de acne, uma água micelar antioleosidade enriquecida com vitamina C pode ser uma boa opção. Já para quem possui a pele é seca ou normal, uma fórmula multifunções que limpa, ao mesmo tempo que hidrata e suaviza, é a chave do sucesso. Além disso, creme hidratante e protetor solar são produtos que não podem faltar na sua rotina! 


Produtos relacionados