5 possíveis causas de manchas na pele 5 possíveis causas de manchas na pele

Descubra quais são as possíveis causas de manchas no rosto

Saiba as principais causas de manchas no rosto. Descubra como evitar e qual é o melhor tratamento.

Muitas pessoas desenvolvem uma alteração na pigmentação da pele, que são popularmente conhecidas como manchas. As manchas aparecem e logo procuramos uma forma de eliminá-las. Mas é importante falar sobre as causas do surgimento das temíveis e indesejadas manchas.

É possível que com os cuidados corretos, você possa notar a redução delas e ter de volta a uniformização do tom de pele. Separamos as causas mais frequentes e comuns para o aparecimento de manchas, veja quais são e tire suas dúvidas. Lembre-se, o indicado é procurar um dermatologista para que ele te informe sobre o tratamento ideal para a sua pele, evite a exposição constante ao sol e faça uso diário do protetor solar, ele é o seu melhor aliado.


1- Exposição ao sol sem proteção

Uma das principais causas do surgimento de manchas é a exposição ao sol sem a proteção ideal para a sua pele. Ou seja, quando o protetor solar facial não é aplicado, a pele fica mais vulnerável à radiação, resultando no aparecimento de manchas.

É comprovado que a fórmula do protetor solar diminui a ação dos raios solares na pele, amenizando o efeito no rosto. Com o uso do protetor solar facial é possível criar uma camada protetora contra os raios solares, que são bloqueadores. Assim, o protetor solar se torna um item indispensável contra a aparição das manchas.


2- Manchas de acne

Você sabia que os cravos e as espinhas são sinais de inflamações na pele? Portanto, quando a sua pele está no processo inflamatório, a produção de melanina é ativada. Acrescentando ao processo de inflamação da pele a tendência de formar manchas, o resultado é o que chamamos de pigmentação pós-inflamatória.

As manchas causadas pelas acnes podem variar no pigmento, algumas podem ser arroxeadas, vermelhas (os famosos vermelhidões no rosto) ou podem ser até mesmo marrons. A indicação é procurar um dermatologista, para saber qual é o melhor tratamento com ativos despigmentantes.


3- Manchas de limão

As manchas de limão podem ser resultados da exposição ao sol depois do contato com a vitamina C ou com o suco de outras frutas cítricas. Essas manchas são conhecidas como fitofotomelanose, elas surgem devido a reação destes componentes já citados.

Para evitar essas manchas, é aconselhável que lave bem a região com água e sabão, removendo todo vestígio do suco cítrico, para que não haja mais reações inflamatórias quando a pele entrar em contato com o sol. Esse tipo de mancha pode chegar a um nível de pigmentação mais escura, então o ideal também é aplicar o protetor solar após a lavagem.


4- Alergias

A pele é um dos locais mais vulneráveis para o surgimento de alergias. As alergias podem se manifestar de duas formas, com manchas ou coceiras. As alergias podem ter origem viral ou bacteriana, elas podem sinalizar com manchas vermelhas e inchaço nas regiões atingidas. Mas as dermatites podem ser resultados de crises alérgicas, e elas também resultam em manchas e coceiras. Nos dois casos, é aconselhável procurar um dermatologista para descobrir as causas da alergia e iniciar o tratamento correto.


5- Problemas hormonais

Os distúrbios hormonais são frequentemente vistos em diagnósticos. Alguns sinais desses problemas hormonais podem aparecer como aumento da oleosidade na pele, surgimento excessivo de espinhas e cravos, e também o aparecimento constante de manchas na pele.

Alguns tratamentos médicos podem te ajudar a diminuir esses problemas. O médico especialista em pele vai te ajudar a notar qualquer anormalidade ou alteração hormonal. Mas há soluções para o não aparecimento destas manchas, que na maioria das vezes podem aparecer com uma pigmentação amarelada ou amarronzada.


Como tratar as manchas no rosto?

O ideal é buscar ajuda de um profissional, um dermatologista. Ele saberá a melhor direção para começar um tratamento na sua pele. Evite a exposição constante ao sol, e todas as vezes que for necessário o contato com o sol, não se esqueça de aplicar o protetor solar. O protetor é a melhor opção para prevenir manchas no rosto.

Conheça a linha Uniform&Matte da Garnier, você vai encontrar o Hidratante Protetor ideal para o dia a dia. Ele contribui para a redução de manchas e ajuda na uniformização do tom da sua pele, além de proteger o rosto contra a ação dos raios UVA, UVB e da luz visível.


Produtos Relacionados