Manchas na pele negra: quais são as mais comuns? Cuidados e produtos para incluir na rotina de skincare Manchas na pele negra: quais são as mais comuns? Cuidados e produtos para incluir na rotina de skincare

Manchas na pele negra: quais são as mais comuns? Cuidados e produtos para incluir na rotina de skincare

Cada tipo de pele é único e demanda cuidados especiais - e com a pele negra não poderia ser diferente. Entre suas especificidades está a maior tendência para manchas na pele devido à alta concentração de melanina. Por essa condição, é muito comum que a pele negra apresente marcas escuras. Por isso, os cuidados com a pele negra devem ser redobrados e o protetor solar não deve ser dispensado! 


Entenda quais são os principais tipos de manchas escuras na pele negra, quais produtos merecem sua atenção e o que fazer na sua rotina de skincare para deixar a pele ainda mais bonita e protegida. 


Melasma é um problema muito comum na pele negra

O melasma é um tipo de mancha marrom na pele caracterizada pela hiperpigmentação em alguma área da superfície da pele. Geralmente causadas por disfunções hormonais ou exposição solar sem proteção, o melasma precisa ser tratado com produtos clareadores e pode ter resultados com outros procedimentos estéticos, como o peeling, ou clínicos, como o laser e o microagulhamento, por exemplo. 


Cicatrizes de acne podem virar manchas se não tratadas corretamente

Outra vilã quando o assunto é pele negra é a acne. As espinhas também ativam a produção de melanina e as marcas podem permanecer na pele caso o quadro de acne seja grave, se for exposta ao sol sem proteção ou manipulada com as mãos - ou seja, resista à tentação de espremer as espinhas! A acne deve ser tratada corretamente e com o auxílio de um dermatologista, combinado? 


Protetor solar com cor ajuda a disfarçar as manchas na pele

Deu para perceber que o protetor solar não pode faltar na sua rotina de skincare, não é mesmo? Pois para quem sofre com manchas e marcas na pele, o protetor solar com cor pode ser ainda mais efetivo. Além de proteger a pele contra os raios solares UVA e UVB e prevenir o surgimento de novas manchas, o protetor solar com cor ajuda a disfarçar as manchas que já existem, uniformizando a pele. Ele também é um produto coringa, pois dispensa o uso da base e do corretivo na hora da maquiagem. 


Vitamina C não pode faltar na skincare da pele negra

A vitamina C é um ativo que é fundamental para qualquer rotina de cuidados, principalmente para a pele negra. Seus benefícios para a pele são inúmeros: é antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce; suaviza as rugas, linhas e marcas de expressão, deixando a pele mais jovem, além de dar um aspecto mais luminoso; tem ação clareadora sobre as manchas e previne o surgimento de outras, incluindo o melasma. Além disso, a vitamina C tem ótimo efeito sobre o excesso de oleosidade, muito comum na pele negra. Para uma proteção ainda mais potente, utilize um protetor hidratante com vitamina C, pois ela potencializa a ação fotoprotetora do filtro solar. 

 

Foto: Getty Images

Produtos Relacionados