Cuidados com a pele negra Cuidados com a pele negra

Cuidados com a pele negra: 5 dicas para inserir na sua rotina de skincare

Adotar uma rotina diária de skincare usando sabonete, hidratante e protetor solar é o cuidado básico para manter uma pele bonita e saudável por muito mais tempo. Mas muita gente acredita que essas medidas não se aplicam à pele negra. Há quem pense que esse tipo de pele não precisa usar protetor solar, por conta da quantidade elevada de melanina, ou que não necessita de produtos anti-idade, já que região “envelhece mais devagar”, como bem dizem por aí.


Mas a verdade é que a pele negra precisa, sim, de muito cuidado e atenção, principalmente porque possui uma grande tendência à formação de manchas, oleosidade e de espinhas no rosto! Quer saber como ter uma pele negra linda e radiante? Veja 5 dicas importantíssimas para incluir no seu ritual de beleza:


1. Lave o rosto duas vezes ao dia para controlar a oleosidade


Por ter glândulas sebáceas maiores, a pele negra acaba sendo bem oleosa e, por esse motivo, precisa ser limpa duas vezes ao dia para evitar o entupimento dos poros e a formação de espinhas. Para esse ritual, é importante usar um sabonete líquido com ativos adstringentes que ajudam a remover a oleosidade e resíduos acumulados no rosto sem ressecar. Para melhorar o resultado, escolha um sabonete que também tenha vitamina C. Assim, além de deixar a sua pele suave e matificada, ainda vai clarear as manchas gradativamente com o seu uso diário. 


2. Hidratação é a palavra-chave para uma pele bonita


Usar um hidratante é essencial para deixar a pele radiante e longe da oleosidade. Por isso, é bom investir em em um produto que tenha ação matificante, textura leve e ativos que ajudam no tratamento antioleosidade. Para turbinar ainda mais a sua rotina de skincare, é bom o hidratante ter vitamina C na formulação, que ajuda a clarear as manchas de acne, e FPS 30 ou superior, para proteger a região dos danos da radiação solar.


3. Inclua um produto com vitamina C na sua rotina de skincare


Além de deixar a pele muito mais radiante logo na primeira aplicação, a vitamina C também proporciona excelentes vantagens a longo prazo, especialmente no tratamento de manchas e na prevenção dos sinais do envelhecimento precoce. Tudo o que a pele negra precisa já que acaba manchando com mais facilidade. 


4. Use protetor solar todos os dias, até mesmo dentro de casa


Graças à alta quantidade de melanina, a pele negra possui uma proteção natural. Por outro lado, ela não é suficiente para prevenir a região contra os danos dos raios solares. Por isso, é importante passar protetor solar todos os dias, até mesmo dentro de casa. Além de prevenir os primeiros sinais do envelhecimento precoce, o produto ajuda a evitar a formação de manchas, principalmente as de melasma (muito comum na pele negra), e também do câncer de pele. 


5. Faça sheet mask uma vez na semana 


Esse produto vai fazer toda diferença na sua rotina de cuidados. A famosa sheet mask ou máscara de tecido, possui uma concentração altíssima de ativos que, ao entrar em contato direto com a pele, ajuda a tratar a oleosidade, melhorar a textura, tratar manchas e ainda deixa o rosto luminoso e hidratado! 

 

Foto: Getty Images