Qual é a diferença entre a vitamina C pura da vitamina C derivada? Qual é a diferença entre a vitamina C pura da vitamina C derivada?

Qual é a diferença entre a vitamina C pura da vitamina C derivada?

A vitamina C para o rosto é uma grande tendência nos produtos de skincare por ter vários benefícios e vantagens, principalmente para quem sofre com manchas na pele. Por isso, muita gente tem procurado por opções de cuidados que possuem essa substância.

Porém, nem todos os produtos que contém vitamina C são iguais. Ela pode ser de dois tipos: a vitamina C pura e a vitamina C derivada. Mas, afinal, qual é a diferença entre uma e outra? Tem o mesmo efeito? Para esclarecer essas e outras dúvidas, nós conversamos com a dermatologista Marcele Trindade que esclareceu tudo sobre as variações da vitamina C.


Vitamina C pura x vitamina C derivada

A principal diferença entre a vitamina C pura e a derivada é a concentração do ácido L-ascórbico - nome químico dado ao ativo. “A versão pura é mais instável e costuma oxidar facilmente, perdendo o seu poder de ação na pele. Por outro lado, embora os derivados da vitamina C para o rosto não sejam tão potentes, eles conseguem manter as suas funções por mais tempo”, explica a dermatologista. 


Como a vitamina C pura oxida com facilidade, suas moléculas são “recriadas” a partir do ácido L-ascórbico, mas não possuem a sua composição integralmente, tendo uma estrutura diferente. Já a vitamina C pura possui moléculas de ácido L-ascórbico integrais.


A vitamina C pura e a derivada têm os mesmos benefícios?

De acordo com a dermatologista, tanto a vitamina C pura quanto a derivada possuem as mesmas vantagens, mas o grande diferencial está na eficácia das suas ações. “Ambas fornecem o mesmo benefício para a pele. No entanto, a vitamina C pura é mais potente do que a derivada - que apesar de ser mais estável, tem uma eficácia um pouco menor”, afirma a Dra. Marcele.

Justamente por isso, a vitamina C derivada pode ser combinada com outros ativos para potencializar a sua eficácia e garantir vantagens como o tratamento de manchas escuras na pele, suavização de rugas e linhas de expressão, luminosidade e aumento da fotoproteção. 


O uso da vitamina C pura deve ser rápido

O ácido L-ascórbico é um ativo extremamente instável. O processo de oxidação da vitamina C, tão benéfico na pele, já começa assim que o frasco do dermocosmético é aberto. Por isso, é muito importante que o produto seja bem vedado e assim que seja aberto, usado até o final. A vitamina C oxidada acaba perdendo seu efeito ao longo do tempo e também solta um odor forte, bem característico e nada agradável! Por isso, é importante se atentar ao uso correto do produto com vitamina C. 


Para incluir esse tipo de vitamina C para o rosto na sua rotina de skincare, Marcele adianta: o ativo pode ser usado pela manhã ou à noite. “A vitamina C pura pode ser usada à noite após a limpeza da pele, sendo utilizada como um tratamento hidratante e antiidade - já que possui a função antioxidante. Além disso, ela também pode ser usada pela manhã porque não sofre interação dos raios solares”, explica. Quando utilizada de dia, ela tende a agir em conjunto com o protetor solar, evitando o surgimento de manchas escuras na pele. 


Derivados da vitamina C também possuem benefícios

Apesar da vitamina C pura produzir efeitos mais potentes, você também pode desfrutar de benefícios usando derivados do ácido L-ascórbico. A diferença é que o uso deve ser mais prolongado para aproveitar todas as vantagens. 


A vitamina C derivada pode ajudar na uniformização da mancha marrom na pele, potencializar o efeito do protetor solar e deixar a pele mais hidratada e com viço. “Os derivados do ativo agem inibindo a amelogênese, que é a síntese de melanina estimulada pelos raios solares, evitando o surgimento de manchas escuras na pele e escurecimento de marcas já existentes”, revela a profissional. Com uso contínuo, ela também pode reduzir as marcas de acne e deixar o rosto mais saudável. 

 

 

7-dicas-para-voce-ficar-linda-e-saudavel-na-folia-medica

Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.

CRM: 52 1004999  

 

Foto: Getty Images



COMPRE PRODUTOS COM VITAMINA C