Vitamina C: bebida, comprimido, alimentação, tópica... Qual é a mais recomendada para o tratamento da pele? 3 dúvidas sobre o ativo Vitamina C: bebida, comprimido, alimentação, tópica... Qual é a mais recomendada para o tratamento da pele? 3 dúvidas sobre o ativo

Vitamina C: bebida, comprimido, alimentação, tópica... Qual é a mais recomendada para o tratamento da pele? 3 dúvidas sobre o ativo

Você já deve saber que a vitamina C promove uma série de benefícios para a pele - além de clarear manchas, o ativo é capaz de prevenir rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento no rosto. Mas, mesmo assim, é comum que ainda existam muitas dúvidas sobre o seu uso, especialmente para o tratamento da pele.

Entre elas: a vitamina C causa acne? Devo usá-la de forma tópica ou consumi-la durante a alimentação? Para esclarecer essas e outras dúvidas, nós conversamos com a dermatologista Marcele Trindade que revelou as melhores formas de usar a vitamina C no seu dia a dia. Veja só! 


O que é a vitamina C? Entenda os seus benefícios 

A vitamina C, ou ácido ascórbico como também é conhecida, se trata de uma vitamina hidrossolúvel importante para a síntese do colágeno e reparação dos tecidos da pele. “O ativo desempenha um papel significativo no metabolismo de tirosina, dos carboidratos, do ferro, na conversão de ácido fólico em ácido folínico, na síntese de lipídeos e proteínas, na resistência às infecções e na respiração celular”, explica a dermatologista.

Sendo assim, além de manter a hidratação, viço e uniformidade da pele, a vitamina C traz benefícios para outras funções do organismo, como o sistema nervoso. A substância também conta com uma ação antioxidante fundamental para o suporte do sistema imunológico, ajudando a neutralizar os radicais livres decorrentes do tabagismo, da poluição e da radiação solar. 


Vitamina C bebida, comprimido, alimentação, tópica: conheça os benefícios de cada

A vitamina C pode ser encontrada de várias formas. A mais famosa é através de efervescentes, bebidas, como o suco de laranja, e na alimentação, como o brócolis. Dessa forma, ela ajuda a combater o envelhecimento das células e fortalecer a imunidade. Por outro lado, também temos a substância em forma de comprimidos, que também ajudam no aumento do sistema imunológico. Já no caso da vitamina C para o rosto, os benefícios são mais voltados para a pele no tratamento de manchas, rugas e linhas de expressões.


Vitamina C para o rosto: qual forma é a mais indicada para cuidar da pele? 

De acordo com a Drª Marcele, a forma mais eficaz de cuidar da pele com a vitamina C é através do uso da sua forma tópica. “Nesse caso, a substância oferece um efeito antioxidante, clareador, iluminador e hidratante da pele e age em sinergismo com o filtro solar combatendo os danos causados pelos raios solares”, afirma. 


Ou seja: ela é a chave para uma pele hidratada, rejuvenescida e uniforme. No entanto, vale ressaltar que a escolha da melhor vitamina C para o rosto pode variar de acordo com cada tipo de pele. “Peles sensíveis se beneficiam da vitamina C derivada. Já as peles oleosas combinam mais com a vitamina C pura em concentrações mais altas”, conta a médica.

3 dúvidas sobre o uso da vitamina C no tratamento da pele

1) 
Vitamina C pode causar acne?

Não. Segundo a dermatologista, o aumento da oleosidade não está relacionado com o uso da vitamina C e, sim, com a textura do produto escolhido. “Se um paciente com pele oleosa utilizar a vitamina C num cosmético que aumenta a oleosidade da pele, ele pode ter acne”, afirma. Nesse caso, o ideal é optar por um hidratante facial com textura matte e composição mais leve. 

 

2) Quantas vezes pode usar vitamina c no rosto?

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios da vitamina C para o rosto é incluindo um hidratante facial na rotina diária de skincare. No entanto, a dermatologista alerta: é preciso ter cuidado com a frequência de uso do produto. “A vitamina C deve ser usada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite”

3) 
Quando usar a vitamina C no rosto? 

A vitamina C pode ser utilizada em diferentes períodos do dia. “Pela manhã, o ideal é que seja aplicado antes do filtro solar para agir em acordo com o mesmo, diminuindo os danos solares relacionados ao envelhecimento e manchas na pele. À noite, a vitamina C pode ser usada após higienização da pele com sabonete facial, sendo usada como um produto hidratante e anti idade”, revela a especialista.

 

 

7-dicas-para-voce-ficar-linda-e-saudavel-na-folia-medica

Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.

CRM: 52 1004999  

 

 

Foto: Getty Images

Produtos relacionados