6 erros comuns ao usar o protetor solar facial. Confira dicas!
Entenda como usar o protetor solar facial e entenda quais são os 6 erros mais comuns ao aplicar o protetor solar facial.
O protetor solar facial é um dos produtos indispensáveis na nossa rotina de skincare facial, isso porque ele garante proteção facial contra a ação dos raios solares, além de prevenir as manchas e os primeiros sinais do envelhecimento da pele.
O protetor solar facial também é eficiente na prevenção do câncer de pele, além de ajudar a hidratá-la e tornar o rosto mais firme, uniforme e iluminado. Apesar da sua importância ser bastante conhecida, muitas pessoas ainda têm algumas dúvidas sobre a aplicação do protetor solar facial e cometem alguns erros no momento de usar. Por isso, separamos os principais erros ao usar o protetor solar facial e como eles podem ser solucionados, confira!
1- Não usar protetor solar facial todos os dias
Um dos primeiros erros do uso do protetor solar facial é não adotar o uso desse produto como um cuidado diário. O protetor solar protege a pele dos raios UVA e UVB, que incidem na atmosfera mesmo nos dias nublados, e também da luz visível, presente nas telas de computadores e celulares.
Por isso, o uso diário desse produto é necessário para que ele consiga exercer todos os benefícios que tem na pele do rosto. Então vamos abandonar aquela ideia de que o protetor solar facial só deve ser utilizado no verão e adotar esse hábito diário hoje mesmo!
2- Não reaplicar o protetor solar facial
Outro ponto importante é que além de aplicar o protetor solar facial todos os dias, é necessário reaplicar ao longo do dia.Isso é importante para garantir o fator de proteção completo do protetor, que tende a diminuir com o tempo a partir do momento da aplicação. Reaplicar o protetor solar facial de três em três horas garante a eficiência completa do protetor solar.
3- Ignorar algumas áreas do rosto
Outro ponto que acaba sendo um erro no momento de aplicar o protetor solar facial é ignorar algumas áreas do rosto e fazer com que o produto não chegue onde tem que chegar. Por isso, ao aplicar o protetor solar facial, espalhe pequenas quantidades do produto em algumas áreas do rosto, como os dois lados da bochecha, o queixo e a testa. Dessa forma, no momento de espalhar o produto será possível atingir todas as áreas do rosto e garantir a proteção facial. Ah, e não se esqueça dos pescoço, viu!
4- Não aplicar a quantidade correta
Além de aplicar o protetor solar facial em todo rosto, é necessário aplicar a quantidade correta para garantir a proteção completa para o rosto. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade correta de protetor solar facial é de uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça, dessa forma espalhando pelo rosto.
5 - Não escolher o protetor solar facial de acordo com a sua pele
Ao escolher o protetor solar facial, é possível encontrar diversas opções para escolher aquela que mais combina com a sua pele. Seja sua pele seca, oleosa ou com manchas, é possível encontrar o protetor solar facial que melhor se adequa à sua pele.
Para peles oleosas, aposte em protetores com ação antioleosidade e efeito matte para evitar a sensação de brilho extremo logo após aplicação do produto. Já para as peles secas, aposte em protetores solares faciais que contenham ativos dermatológicos hidratantes, que também são benéficos para todos os tipos de pele.
Agora, para os rosto com manchas, escolha os protetores solares faciais que apresentam ativos clareadores para ajudar na uniformização da pele. O protetor solar facial com cor também é uma ótima opção para rosto com manchas por proporcionar uniformização instantânea do tom da pele.
A linha Uniform&Matte conta com Hidratante Protetor Solar Facial, que proporciona hidratação e proteção solar para sua pele. Disponível em duas opções, você pode escolher o Hidratante Protetor Facial sem cor nas versões full size e mini, enquanto o Hidratante Protetor Facial Tudo em 1 está disponível em 4 tonalidades diferentes para você escolher aquele que mais combina com o seu tom de pele. Todos os Hidratante Protetores são enriquecidos com vitamina C, poderoso ativo antioxidante que combate os radicais livres e uniformiza a pele.
6- Não escolher o FPS correto
No momento de escolher o seu protetor solar facial é importante escolher o FPS correto. O FPS diz respeito à proteção do produto contra os raios UVB, que são mais incidentes durante o verão e causam queimaduras, ardência e vermelhidão da pele, o que pode ser prejudicial para a saúde do rosto. Enquanto os raios UVA incidem durante todo o ano na nossa pele, e raio é o causador de manchas na pele e incentivando a aparição do câncer de pele. Porém, a sigla responsável por indicar a proteção dos raios UVA é o PDD.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS indicado para o rosto é a partir de 30, enquanto o PDD ideal deve apresentar pelo menos metade do número do FPS. Essa regra é mais geral, caso a sua pele apresenta alguma particularidade, consulte um dermatologista para indicação do melhor FPS para sua pele.