Limpeza de pele: o que é, como fazer e quais benefícios? Limpeza de pele: o que é, como fazer e quais benefícios?

Limpeza de pele: o que é, como fazer e quais benefícios?

Separamos um guia completo da limpeza de pele, para que você fique por dentro de como fazer esse procedimento e quais os benefícios para sua pele

Manter a pele sempre saudável é um desafio constante, que nos leva a ter uma rotina com alimentação e hidratação equilibrada, além do uso de produtos de cuidado para a pele que tenham ação reparadora e preventiva, ajudando a manter a elasticidade e nutrição da face. A limpeza de pele é um procedimento que deve estar aliado a essa rotina de cuidados, evitando o acúmulo de impureza nos poros e promovendo a renovação celular da pele.

Ao fazer a limpeza de pele, é importante que você fique por dentro do como o procedimento é feito na pele, além de buscar bons profissionais para realizar a limpeza de pele profunda de forma segura. A Garnier separou um guia que irá te ajudar e saber o que é a limpeza de pele, como é feita e quais os benefícios desse tipo de procedimento.


O que é limpeza de pele?

A limpeza de pele é um procedimento realizado na pele do rosto, a fim de remover impurezas como os cravos (comedões), milium, espinhas e promove uma esfoliação na derme, para retirar as impurezas e células mortas. Esse tipo de procedimento pode ser feito de duas formas: em casa, como produtos dermocosméticos que contém ativos capazes de realizar a limpeza e esfoliação da pele, ou a limpeza profissional que é feita de maneira mais profunda em um centro estético.


Como fazer limpeza de pele?

A limpeza de pele pode ser feita em casa, usando produtos específicos para essa finalidade, como os esfoliantes químicos e físicos. Além disso, a limpeza de pele pode ser sucedida pela aplicação de máscaras calmantes e que promovam o equilíbrio do pH. Na limpeza de pele, o profissional esteticista que realizar o procedimento usa alguns apetrechos que auxiliam na remoção de cravos e espinhas.


Limpeza de pele profissional

Quem busca remover impurezas da pele e limpá-la de maneira mais profunda, deve optar pela limpeza de pele profissional. Esse tipo de procedimento é feito por um esteticista, que toma algumas medidas de biossegurança para poder realizar a limpeza da pele profunda de forma segura, sem causar danos a sua saúde e sua pele. Durante a limpeza de pele profissional, é indispensável a etapa de assepsia, já que comumente são usados alguns acessórios que auxiliam na extração de cravos do rosto, onde devem estar devidamente esterilizados. Além disso, nessa etapa também ocorre a higienização da pele, usando loção ou gel de limpeza que removem todos os microorganismos que podem causar doenças patogênicas.

Na etapa seguinte é feita a esfoliação da pele, para remover todas impurezas e células mortas presentes na derme e consequentemente ocasionando no afinamento da camada córnea. Após a esfoliação, é dado início a um dos procedimentos que serão responsáveis pela extração de cravos e promover a limpeza de pele profunda: a abertura dos poros por meio da vaporização de ozônio. O vapor irá inibir a ação de fungos e bactérias, agindo também na abertura dos poros, facilitando a remoção dos comedões.

Depois da abertura dos poros, é hora de iniciar a remoção dos cravos, miliuns e espinhas. O profissional irá remover os cravos e espinhas de forma manual, evitando aqueles que estiverem inflamados. É comum também usar um extrator de cravos para facilitar a remoção dessas pequenas lesões. Ao finalizar a remoção, é aplicada uma máscara calmante que ajuda a pele a se recuperar do atrito e fechar os poros. Sempre que esse procedimento é realizado, não podemos esquecer de aplicar o protetor solar no término da limpeza de pele profunda, pois a pele fica sensibilizada e a ação dos raios solares podem causar irritações na derme como a vermelhidão e ardência.


Limpeza de pele diária

A limpeza de pele diária costuma ser muito diferente da limpeza de pele profissional. Os produtos dermocosméticos costumam cumprir um bom papel na manutenção da pele, principalmente para prevenir o acúmulo de células mortas e de sebo nos poros, mas não tem a mesma eficiência da limpeza de pele profunda. A limpeza de pele deve ser feita ao menos uma vez por semana, usando esfoliantes que promovem a renovação celular. Além disso, a limpeza de pele feita em casa costuma ser menos invasiva, sendo uma grande aliada no skincare, permitindo que os produtos de cuidados com a pele sejam melhor absorvidos.


Quais os benefícios da limpeza de pele?

Há muitos benefícios na realização da limpeza de pele. Quando feita diariamente, ela previne que as células mortas se acumulem, evitando a obstrução dos poros. Já a limpeza de pele profunda consegue ser mais efetiva, desobstruindo os poros, removendo a impurezas da pele e facilitando a remoção de cravos da região do nariz, que costumam ser mais difíceis de remover. A absorção dos produtos dermocosméticos durante os rituais da rotina de skincare, acabam sendo mais perceptíveis, uma vez que não há obstrução dos poros, os produtos são melhor absorvidos.


Limpeza de pele masculina

Sim, homens também devem fazer limpeza de pele regularmente, o que irá resultar em benefícios nos dia a dia, principalmente na hora de fazer a barba. O passo a passo da limpeza de pele masculina é o mesmo do que tradicionalmente feito na limpeza de pele diária, tendo apenas alguns cuidados a mais durante a realização das etapas.

No rosto masculino é comum ter pelos encravados, por conta da barba e do bigode, o que pode ocasionar em lesões e serem confundidas com cravos e espinhas, por isso a remoção de qualquer tipo de lesão deve ter muito cautela e ser feita durante o procedimento de limpeza de pele profissional. Comumente a pele masculina produz mais sebo e suor, por conta de questões hormonais, tornando a limpeza de pele indispensável no cotidiano, beneficiando também na hora de barbear, já que os evita a absorção de impurezas que as lâminas de barbear podem acabar infiltrando na pele, durante a remoção de pelos do rosto.


Todos os tipos de pele precisam fazer limpeza de pele?

Sim, todos os tipos de pele podem e devem fazer a limpeza de pele regularmente, uma vez que o procedimento da limpeza ajuda a equilibrar a derme de todos os tipos de pele. Por promover a remoção de células mortas, a limpeza de pele evita que os poros fiquem obstruídos, além de regular o pH da pele. A limpeza de pele só não poderá ser feita quando a pele apresenta algum quadro de inflamação ou irritação intensa, sendo recomendado o auxílio de um médico dermatologista para tratar essa condição.


Com qual frequência fazer a limpeza de pele?

A limpeza de pele diária pode ser feita semanalmente, já que sua ação costuma ser mais superficial e ainda ajudar a remover as células mortas que os fatores ambientais podem causar na derme. Já a limpeza de pele profunda deve ser feita com intervalo de ao menos 30 dias, para que a pele possa se renovar por completo durante esse período. A depender da pele, a necessidade de realizar a limpeza de pele profunda pode ser em intervalo de meses maiores, como também pode haver a necessidade de realizar mensalmente.


Quais produtos não podem faltar na limpeza de pele?

Na hora de fazer a sua limpeza diária, alguns produtos são necessários para garantir que sua pele ficará bem limpa e ter um resultado incrível. O primeiro passo é usar o Gel de Limpeza Facial para higienizar bem o rosto e remover todas as impurezas da pele. Em seguida, deverá ser usada a Água Micelar para que a limpeza da pele seja completa. A etapa de esfoliação, com o esfoliante físico, que contém partículas que promovem um suave atrito na pele para ser possível a remoção das células mortas. Depois disso, opte por usar uma máscara facial de tratamento, para finalizar a limpeza e eliminar as impurezas que ainda podem ter restado na face.

Por último e não menos importante, deve-se usar um bom Protetor Solar Hidratante para hidratar a pele e evitar que os raios solares deixem a pele mais sensibilizada. Caso o procedimento seja feito num centro estético, o uso do protetor solar se torna ainda mais importante, já que o contato com os raios solares é inevitável.

Depois de realizar a limpeza você verá que sua pele ficará renovada e até mesmo mais lisinhas. Para manter esse efeito, a rotina de skincare deve ser feita em conjunto com a limpeza facial, para manter a pele hidratada e bem nutrida. Para saber quais produtos que não podem faltar no seu kit de skincare, a plataforma de Skin Coach desenvolvida pela Garnier, te ajuda a descobrir quais os pontos de atenção da sua pele e recomenda produtos incríveis para fazer o tratamento diário da sua pele.