Como lavar a pele oleosa: dermatologista conta que produtos usar, qual a frequência adequada e o modo correto de fazer a limpeza facial para driblar a oleosidade Como lavar a pele oleosa: dermatologista conta que produtos usar, qual a frequência adequada e o modo correto de fazer a limpeza facial para driblar a oleosidade

Como lavar a pele oleosa: dermatologista conta que produtos usar, qual a frequência adequada e o modo correto de fazer a limpeza facial para driblar a oleosidade

Quem tem a pele oleosa sabe bem a importância de manter uma boa rotina de cuidados com a pele. Entre as principais etapas do skincare, a lavagem do rosto é uma das mais necessárias. Além de prevenir a oleosidade excessiva, o ato de lavar o rosto pode impedir o entupimento dos poros e o surgimento de cravos e espinhas.

Mas, o que poucos sabem é que, para garantir um bom resultado é preciso fazer a limpeza da pele da maneira correta e com os produtos adequados para não agredir a região e gerar o efeito rebote. Para entender melhor o assunto, conversamos com a dermatologista Annelise Marmore que revelou tudo o que você precisa saber na hora de lavar a pele oleosa. Veja só!

 

Afinal, existe uma forma correta de lavar a pele oleosa?

 

De acordo com a dermatologista Annelise, a pele oleosa requer um cuidado especial com a higienização. “A limpeza desse tipo de pele  é de extrema importância para controlar esse excesso de oleosidade e diminuir a produção de sebo, que é grande responsável por dilatar os poros e formar os cravos e espinhas”, explica. Para garantir que essa etapa da rotina de cuidados seja feita da maneira adequada, a profissional adianta: é preciso estar atento à escolha dos produtos. “Os itens selecionados devem ter fórmulas capazes de remover o excesso de oleosidade e ajudar na limpeza mais profunda dos poros, deixando a pele limpa sem agredir a região”, afirma. Nesse caso, os produtos enriquecidos com vitamina C  podem ser a chave para cuidar da pele oleosa, já que o ativo contribui para o controle do brilho, garantindo um rosto macio e lisinho - sem causar ressecamento.

 

A pele oleosa exige uma frequência de limpeza moderada

 

Engana-se quem pensa que ter a pele oleosa é sinônimo de lavar o rosto mais vezes ao longo do dia. Na verdade, o ideal é que a limpeza do rosto seja feita duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. “Mais do que isso pode desencadear o efeito rebote, ou seja, ao retirar o excesso de brilho de forma exagerada, a pele entende que precisa produzir mais sebo, o que piora a oleosidade”, revela Annelise. Além disso, a especialista alerta sobre a importância da limpeza da pele à noite para controlar o quadro. “Remover a maquiagem e os resíduos de filtro solar que se acumulam na pele é fundamental para evitar o entupimento dos poros durante o sono”, afirma.

 

Como lavar a pele oleosa: passo a passo

 

Depois de descobrir os produtos certos e a frequência adequada para limpar a pele oleosa, você deve estar se perguntando como esse processo funciona na prática, certo? Para esclarecer essa dúvida, confira  um passo a passo simples e rápido de como lavar a pele oleosa:


Passo 1)  Remova o excesso de impurezas da pele, como maquiagem e filtro solar, aplicando uma água micelar  com algodão; 

Passo 2)  Em seguida, umedeça o rosto com água morna ou gelada, que ajudam a controlar a oleosidade da pele;

Passo 3)  Aplique um gel de limpeza específico para pele oleosa fazendo movimentos suaves e circulares por toda a região e, depois disso, enxague. Nessa etapa, vale apostar em um sabonete facial que contenha vitamina C em sua solução
Passo 4)  Para finalizar, aplique um hidratante facial - de preferência com vitamina C e FPS em sua composição - para manter a pele hidratada ao longo do dia ou da noite.

 

Foto: Getty Images

Produtos relacionados: