6 HÁBITOS QUE DEIXAM A PELE MAIS OLEOSA: SAIBA O QUE VOCÊ PODE ESTAR FAZENDO DE ERRADO!

Confira as principais atitudes do dia a dia que podem estar causando mais oleosidade na sua pele

Se você tem pele oleosa, sabe como é chata aquela sensação gordurosa no rosto! Embora seja possível controlar o brilho excessivo, as espinhas e os cravos com uma rotina de cuidados específica, existem alguns hábitos que podem estar deitando todo seu esforço por terra. Veja se alguma das práticas abaixo fazem parte da sua rotina e corte o mal pela raiz!

1. Não manter uma rotina de cuidados específica para a pele oleosa

Parece simples, e é! Muita gente ignora a importância de criar uma rotina de skincare, mas lavar e hidratar o rosto é essencial para deixar a pele do jeitinho que você quer: bonita e saudável e sem brilho em excesso. O ideal é que esse processo seja feito duas vezes ao dia: de manhã, ao acordar, e à noite, antes de se deitar. Mas atenção: é importante investir nos produtos certos!

2. Lavar o rosto muitas vezes por dia

Pode parecer contraintuitivo, mas não é. A pele oleosa deve ser lavada todos os dias, mas repetir esse processo muitas vezes ao longo do dia pode deixar a sua pele ressecada, o que, por sua vez, pode levar ao efeito rebote. O que acontece é que a pele entende que precisa produzir mais óleo para compensar o ressecamento causado pelas lavagens excessivas. Por isso, lembre-se de não ultrapassar o limite de duas lavagens por dia (ou três, no máximo, se a sua pele foi muito oleosa)!

3. Esquecer de remover a maquiagem antes de dormir

Pode até rolar uma preguicinha de tirar a maquiagem no fim do dia ou depois de uma festa, mas sabia que dormir com esses produtos no rosto pode ser mais um dos motivos para ficar com a pele mais oleosa? A maquiagem e todas as impurezas que se acumularam nos poros durante essas horas podem resultar em cravos, espinhas e mais oleosidade. Não vale a pena arriscar, né?

4. Passar a mão no rosto o tempo todo

Essa mania pode ser bem prejudicial para a pele, especialmente se ela for oleosa. As mãos, além de estarem em contato com várias impurezas o tempo todo, normalmente produzem bastante suor. Quem tem o hábito de tocar no rosto com frequência, acaba “passando” as impurezas e mais oleosidade para a região. Resultado: mais oleosidade e mais chances de aparecerem espinhas e cravos.

5. Usar água muito quente para lavar o rosto

Outra coisa que também pode estar deixando seu rosto mais oleoso sem você perceber é usar água quente para lavar o rosto. A alta temperatura da água estimula as glândulas sebáceas, causando mais oleosidade na sua pele - mesmo que não seja de imediato! Por isso, o ideal é lavar sempre o rosto com água fria ou morna.

6. Se expor ao sol sem moderação

Quem não gosta de pegar uma corzinha no verão? No entanto, esse “capricho” pode sair caro, já que o sol é o maior vilão da pele. E para quem tem pele oleosa, mais ainda! Pode até parecer que os raios UV ajudam a secar as espinhas e a diminuir a oleosidade, mas isso não passa de um mito. O que acontece é que eles deixam a pele desidratada, levando ao efeito rebote!