Sérum: é indicado para a pele oleosa? Causa espinhas? Esclarecemos 5 dúvidas sobre o produto Sérum: é indicado para a pele oleosa? Causa espinhas? Esclarecemos 5 dúvidas sobre o produto

Além de funcionar como hidratante, o sérum facial pode ser utilizado para outros tratamentos, como a melhora de manchas na pele e prevenção de cravos e espinhas. Mas, com tantas informações e opções no mercado, sempre surgem algumas dúvidas sobre o assunto. Pensando em esclarecer as principais delas, o time de Garnier reuniu tudo o que você precisa saber sobre o sérum facial. Confira!


1. Sérum facial e pele oleosa combinam?

Sim! Diferente de outros produtos, o sérum facial possui uma textura fluída e absorção rápida que combina com todos os tipos de pele. No caso da pele oleosa, a vantagem está no controle da produção de sebo, reduzindo o brilho excessivo e minimizando poros dilatados, cravos e espinhas. Mas, lembre-se: é preciso estar atento aos ativos contidos no sérum. Vitamina C, por exemplo, é uma substância que vai bem com produtos para pele oleosa devido à sua ação antioxidante. 


2. Sérum: vitamina C no produto pode causar espinhas?

Não. Ainda que muitas pessoas acreditem que a vitamina C pode causar espinhas, isso não passa de um mito - principalmente quando o ativo é utilizado no sérum facial. Isso porque, diferente da versão comum de hidratante para pele oleosa, o sérum com vitamina C não estimula a produção de oleosidade e tão pouco favorece o surgimento da acne. Sendo assim, ele pode (e deve!) ser utilizado para tratamentos em peles com tendência a oleosidade. 


3. Sérum facial pode ser usado para tratar manchas na pele?

Depende. Nesse caso, tudo vai depender dos ativos contidos na fórmula do sérum facial. Produtos com vitamina C, por exemplo, podem ser grandes aliados no tratamento de manchas na pele. Com uma ação despigmentante, o ativo é conhecido por inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de marcas. Quando combinada com a textura do sérum facial, a vitamina C ainda garante todo esse cuidado sem estimular a produção de oleosidade que, por sua vez, pode gerar espinhas e manchas na região.

4. Sérum com vitamina C pode ser usado quantas vezes por dia?

O uso do sérum facial com vitamina C pode variar de acordo com o tipo de tratamento escolhido para a pele. Se o objetivo for potencializar a proteção contra os danos causados pelos radicais livres, por exemplo, o produto deve ser aplicado pela manhã. Por outro lado, quando usado com o intuito de hidratar ou amenizar as manchas na pele, o ideal é que seja utilizado à noite.

5. O sérum deve ser utilizado apenas no rosto?

Não. Ainda que o nome indique um cuidado específico para o rosto, o sérum facial também pode ser usado em outras regiões do corpo, como pescoço, colo e mãos - já que os benefícios dos ativos podem ser absorvidos por toda a pele.

 

 

Foto: Getty Images