Sérum, creme e loção: quais as diferenças entre as texturas dos produtos de skincare? Sérum, creme e loção: quais as diferenças entre as texturas dos produtos de skincare?

Sérum, creme e loção: quais as diferenças entre as texturas dos produtos de skincare?

Na rotina de skincare, fazemos uso de vários produtos: sabonete facial, hidratante, protetor solar, além de ativos que contribuem para a nossa pele, como ácidos, vitaminas e outras moléculas. Porém, a textura dos produtos faz total diferença na hora de aplicar o produto e até mesmo para os diferentes tipos de pele. Entre as texturas mais comuns na skincare, estão o sérum, o creme e a loção. Você sabe qual a diferença entre eles? Então descubra agora!

Sérum: o melhor produto para pele oleosa

Quem tem pele oleosa muitas vezes sofre na hora da skincare com os produtos errados. Isso porque, além da oleosidade excessiva da pele, ainda tem que lidar com a viscosidade dos cosméticos. Esse erro pode ser evitado se a opção for por produtos em forma de sérum. Quase líquida, essa textura é ótima para a pele pois penetra rapidamente sem deixar um aspecto pegajoso. Entre os que podem figurar nessa textura na sua rotina de cuidados, estão hidratantes com ácido hialurônico, vitamina C sérum e outros tratamentos antiidade. 


Creme funciona melhor em peles secas e normais

O creme é um dos veículos mais comuns e conhecidos nos produtos para a pele. Com uma textura mais concentrada e firme, esses produtos normalmente contêm óleos e água. Ela é mais indicada para quem possui pele seca, pois devolve o brilho e a hidratação à pele e a deixa com um aspecto mais saudável. Ela também funciona bem em peles normais, que aceitam bem muitos tipos de textura. O creme, se tiver uma ação antioleosidade e textura matificante, também pode ser usado na pele mista e oleosa. 


Loção: democrática para todo tipo de pele

A loção tem textura mais próxima do creme, porém mais líquida e leve. Por isso mesmo, é comum que esse veículo combine com todos os tipos de pele, devolvendo o que toda pele precisa: água. A loção possui absorção mais rápida e deixa a pele menos pegajosa também. Por isso, as loções costumam ser oferecidas em forma de hidratante, pois ajudam a manter a umidade natural da pele. Ela também é uma boa pedida para dias mais quentes, graças ao seu potente efeito refrescante sob a pele. 


O ideal é possuir várias texturas na skincare

Por mais que o seu tipo de pele seja um só e se encaixe mais com um tipo de textura, o ideal é possuir várias na sua rotina de cuidados com a pele. Por exemplo, a pele oleosa não vai bem apenas com o sérum, mas também com texturas gel e gel-creme. A pele seca pode incluir tanto o creme quanto óleos; já as peles normais podem se beneficiar de praticamente qualquer textura. O importante é variar para que a pele seja beneficiada com os diversos tipos de veículo.

 

 

 

Foto: Getty Images