Meu hidratante facial está causando espinhas: o que pode ser? Entenda as causas desse tipo de acne Meu hidratante facial está causando espinhas: o que pode ser? Entenda as causas desse tipo de acne

Meu hidratante facial está causando espinhas: o que pode ser? Entenda as causas desse tipo de acne

Um dos produtos que não podem faltar na sua rotina de skincare é o hidratante facial. Parte fundamental dos cuidados com a pele, a hidratação é essencial para manter o rosto saudável e com viço. Porém, quando falamos de pele oleosa e acneica, o assunto pode se tornar uma dúvida: o hidratante facial pode causar espinhas? 

Apesar de ser uma parte importante dos cuidados faciais, a hidratação precisa ser feita com precaução e de preferência orientada por um profissional dermatologista. Mas dá para acertar na hora da escolha do hidratante facial com algumas dicas simples. Entenda as causa desse tipo de acne e como evitar o problema. 


Hidratante facial para pele oleosa causa cravos e espinhas?

Um dos maiores mitos com relação à hidratação do rosto é que esse cuidado feito na pele oleosa pode causar espinhas. Na verdade, é exatamente o contrário: quanto menos hidratada a pele estiver, mais ela produzirá sebo para compensar a falta de água. Peles mistas e oleosas não só podem como devem fazer uso do hidratante facial para manter a pele saudável. 


Espinhas: a culpa é do hidratante, não da hidratação

Sentiu que sua pele ficou cheia de cravos e espinhas a partir do momento em que começou a fazer uso de um hidratante facial? Saiba que a culpa pode ser do produto, e não do fato de estar usando hidratante em si. A escolha do cosmético deve ser compatível com o seu tipo de pele - se ela for normal, oleosa ou mista - além de ser usado da forma correta na rotina de skincare. Hidratantes com textura cremosa ou oleosa podem sim causar espinhas na pele com tendência à acne. O segredo é apostar em um hidratante facial oil free, com textura matte e tecnologia de controle da oleosidade.


Como cuidar da pele com espinhas? 

Primeiramente, é sempre bom dar uma atenção especial na hora de lavar o rosto. Essa etapa é fundamental para quem sofre com a acne, já que uma boa limpeza evita a formação de espinhas inflamadas ou internas


Sendo assim, lave o rosto no máximo duas vezes ao dia: o excesso de lavagem pode causar o efeito rebote, fazendo com que o rosto fique ainda mais oleoso. A única coisa que você não pode fazer em hipótese alguma é espremer as espinhas para evitar cicatrizes e manchas na pele.


Hidratação da pele com cravos e espinhas 

O ideal é hidratar a pele oleosa logo depois da limpeza, pois esse cuidado evita que a pele produza sebo em excesso e, consequentemente, a formação de cravos e espinhas. A água micelar também é um item curinga para limpar, tonificar e hidratar o rosto sem agredir a pele, tornando a região ainda mais saudável.

 

 


Foto: Getty Images


Produtos Relacionados