Qual a diferença entre cravos e espinhas? Qual a diferença entre cravos e espinhas?

Cravos e espinhas: qual diferença e como tratar?

Você sabe a diferença entre cravos e espinhas? Veja as dicas de Garnier e saiba como tratar essas condições

Dentre diversos problemas da pele, os mais comuns são os aparecimentos de cravos e espinhas. Esses processos inflamatórios são comuns e tendem a aparecer principalmente na pele oleosa. O que muitas pessoas não sabem é que o cravo e a espinha são os processos inflamatórios decorrentes da acne.

O cravo está em um estágio mais inicial, enquanto a espinha está mais desenvolvida. Apesar de serem parte do mesmo processo inflamatório, existem algumas diferenças entre os cravos e espinhas, para tirar todas as suas dúvidas separamos algumas informações sobre isso.


O que é cravo?

O cravo, também conhecido como comedão, pode ser definido como um estágio inicial da acne. O cravo precede o aparecimento da espinha do rosto. O cravo pode surgir na pele por conta do aumento da gordura produzida pelas glândulas da pele, o que faz com que os poros fiquem entupidos, impedindo que a gordura seja liberada.

Dessa forma, essa gordura é acumulada na pele fazendo com que os cravos apareçam no rosto. A pontinha preta característica do cravo é resultado da oxidação dessa gordura acumulada que fica assim quando em contato com o ar, a partir desse momento, esse cravo dificilmente vai se transformar em uma espinha.


O que é espinha?

Já a espinha pode ser classificada como uma forma mais desenvolvida do cravo, em que o processo inflamatório está mais intenso. As espinhas surgem quando os poros não estão dilatados o suficiente para que o cravo tenha contato com o ar, dessa forma esse cravo não oxida e se torna um cravo branco. Esse tipo de cravo se transforma em uma espinha que tem como característica apresentar algumas dores e vermelhidão.


Qual é a causa de cravos e espinhas?

A causa dos cravos e espinhas está relacionada com o acúmulo de oleosidade pelos folículos pilosos. O excesso de oleosidade causa a inflamação da base do folículo, o que acontece pelo acúmulo de sebo. Isso faz com que os cravos apareçam no rosto, quando esses cravos se rompem e liberam o material acumulado as espinhas aparecem na pele. Os cravos são um problema que antecede o aparecimento das espinhas no rosto.


É bom espremer cravos e espinhas?

Não! Ao aparecer cravos e espinhas na pele não devemos espremer esses comedões. Esse comportamento deve ser evitado porque espremer cravos e espinhas pode fazer com que a pele fique inflamada e com manchas. Além disso, a sujeira que contém nos nossos dedos passa para pele, o que prejudica essas lesões. Por isso, sempre que uma espinha ou cravo surgir na sua pele, evite o impulso de espremer e trate a área com os produtos corretos.


O que é a massa branca que sai do cravo?

Os cravos são resultados do folículo piloso entupido. Essa região fica entupida por conta do acúmulo de sebo, que pode ser definido como uma massa branca, resultado do excesso de oleosidade da pele. Se esses cravos forem bem cuidados, eles podem ficar inflamados por conta dessa massa branca e resultar no aparecimento das espinhas.


Como prevenir cravos e espinhas?

A melhor forma de prevenir cravos e espinhas é montar uma rotina de skincare para controle da oleosidade. O excesso de produção de sebo é o que causa esses processos inflamatórios no rosto, por isso manter a limpeza facial, hidratação e proteção solar em dia é essencial para prevenir e tratar cravos e espinhas.

Além disso, evite o consumo constante de alimentos gordurosos e garanta a ingestão diária de água para manter a hidratação facial e purificar o metabolismo. Além disso, evite ficar com a mão em contato com a pele, pois as impurezas dessa região podem aumentar a oleosidade e inflação das regiões sensíveis da pele.


Como tratar cravos e espinhas?

A principal causa dos cravos e espinhas é o excesso de oleosidade do rosto, o que significa que controlar essa condição faz com que seja possível evitar e tratar o aparecimento de cravos e espinhas no rosto. Por isso, um dos principais cuidados que se pode tomar é investir em uma boa limpeza facial. Para isso, aposte na combinação da Água Micelar Antioleosidade com o Gel de Limpeza Facial Antibacteriano, que garante uma limpeza profunda e eficiente sem prejudicar a pele.

Para criar uma rotina de skincare para cuidar de cravos e espinhas, invista em produtos com ação antioleosidade, efeito matte e toque seco. Esses produtos são essenciais para garantir o controle da oleosidade da pele. Além disso, aposte em produtos enriquecidos com ativos que controlam a oleosidade, como o ácido salicílico.

Se atente a alimentação para evitar alimentos oleosos, o que faz com que reflita na saúde da pele e na produção de oleosidade pelo rosto. Caso necessário, também faça o acompanhamento com um profissional para que seja indicado a melhor rotina de tratamento para você.

Com a linha Uniform&Matte você consegue trazer os benefícios dos produtos antioleosidade para sua rotina de skincare. Além disso, todos os produtos são enriquecidos com vitamina C, poderoso ativo antioxidante que ajuda no combate dos radicais livres, fazendo com que a pele fique mais saudável. Além dos produtos para o passo de limpeza facial e proteção solar, o Sérum Facial Antimarcas é enriquecido com vitamina C, niacinamida e ácido salicílico, esse último eficiente na ação anti-inflamatória.

Quer saber como montar uma rotina de skincare ideal para seu tipo de pele? Conheça o Skin Coach, a nova ferramenta de Garnier que identifica as necessidades e produtos para sua pele. Faça o teste agora!