Rosto com espinhas? Entenda o que causa e tratamentos Rosto com espinhas? Entenda o que causa e tratamentos

Como evitar espinhas? Conheça as causas e os tratamentos

Saiba quais são as principais causas das espinhas no rosto e entenda como tratar essas condições de forma eficiente.


As espinhas e acne não são exclusividade da adolescência como muitas pessoas podem pensar. Realmente, elas podem ser intensificadas durante esse período da vida, mas elas ainda podem surgir em outros momentos por diversas causas. 


As principais causas das espinhas são a exposição solar sem proteção, questões genéticas, hormonais ou hábitos de vida. Para entender possíveis causas e tratamentos para o rosto com espinhas, confira as informações que separamos para você!

O que causa espinhas no rosto?

As espinhas do rosto podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles estão associados os fatores genéticos e hormonais que podem intensificar o aparecimento das espinhas em algumas pessoas.

 

A reação a medicamentos também pode fazer com que as indesejadas espinhas apareçam no rosto. 


Além disso, uma alimentação sem nutrientes e rica em gordura e óleos pode estimular o aparecimento das espinhas no rosto, assim como a falta de uma rotina de cuidados com a pele e o uso de produtos que não são recomendados para o seu rosto.


Outro ponto que também ajuda no surgimento das espinhas no rosto é a exposição ao sol sem proteção solar, os raios UVA e UVB podem acelerar o processo inflamatório da pele, e também estimular a produção de oleosidade, o que deixa o rosto mais suscetível para o aparecimento das espinhas. 


Além disso, o período de gravidez também pode predispor a pele ao aparecimento de espinhas, tanto internas quanto externas.


 

Qual hormônio causa espinhas?

O hormônio que causa as espinhas são os hormônios andrógenos, como a testosterona, que também está presente em quantidades menores nos organismos femininos.

 

Quando esses tipos de hormônio tem uma produção maior que os outros tipos há um aumento da produção de sebo da pele que, consequentemente, deixa a pele mais propícia para o surgimento de espinhas.


Esse desequilíbrio hormonal acontece principalmente durante a puberdade, no período menstrual, com a interrupção do uso de anticoncepcionais, durante o período de gavridez e até no período da menopausa.

 

Para entender os melhores motivos de desregulamento hormonal, é preciso fazer um acompanhamento com um especialista para entender as causas.


 

Como saber se a espinha é hormonal ou não?

No geral, as espinhas hormonais acontecem entre os períodos já citados e em momentos de estresse. Essas espinhas tendem a aparecer nas áreas mais oleosas da pele, como na zona T, área que compreende a testa, o nariz e o queixo. 


Investigar com os exames corretos em parceria com um especialista também é uma forma de entender o que pode estar desregulando a produção hormonal e, dessa forma, procurar o melhor tratamento para a pele.


 

Espinhas em pele oleosa

A oleosidade da pele também é um fator que estimula o aparecimento de espinhas no rosto. Isso acontece porque a produção de sebo em excesso resulta na obstrução dos poros, essa obstrução faz com que os poros fiquem com acúmulo de sebo e outras substâncias que tornam o local ideal para o desenvolvimento de bactérias da acne.

 

Por isso as peles oleosas tendem a ter maior predisposição para o aparecimento de acnes e espinhas.


 

Como tratar rosto com espinhas?

O tratamento de espinhas vai ser feito de acordo com as condições da sua pele e da intensidade das espinhas no seu rosto, vale lembrar que é necessário entrar em contato com um dermatologista para que seja prescrito o melhor tratamento para cada caso.


O tratamento das espinhas podem ser feitas de diversas formas, o primordial é a mudança de hábitos, garantir uma rotina de skincare com os passos de limpeza facial, hidratação e proteção solar com os produtos recomendados para o seu tipo de pele. 


Além disso, garantir uma alimentação saudável com alimentos que contêm nutrientes e vitaminas e evitar alimentos que podem agravar a oleosidade da pele.

 

O uso de produtos contendo ácidos e ativos com a ação antioleosidade e anti-inflamatória podem ser incluídos na sua rotina de skincare para um tratamento eficaz para as espinhas e as acnes.

 

Em casos mais intensos podem ser receitados antibióticos para o tratamento das espinhas.

 

 

Como evitar o aparecimento de espinhas no rosto?

Para evitar o aparecimento das espinhas no rosto algumas atitudes podem ser tomadas no nosso dia a dia.

 

As primeiras ações de precaução começam pelos hábitos alimentares, é importante evitar o consumo de alimentos oleosos e ricos em gorduras e aumentar a ingestão de legumes vegetais e frutas. 


Alimentos com ação antioxidante, anti-inflamatória e rico em vitaminas e nutrientes são os mais indicados, junto com a ingestão cotidiana de água.

 

Além disso, uma rotina constante de skincare faz com que a pele sempre fique limpa e a oleosidade controlada, o que evita o aparecimento das espinhas e acnes no rosto


Para isso, é preciso escolher os produtos corretos para o seu rosto, opte por produtos indicados para pele oleosa e que contenham ação antioleosidade, toque seco ou efeito matte.


A linhaUniform&Matte da Garnier traz os benefícios da vitamina C para a sua rotina de skincare, esse poderoso antioxidante é reconhecido pelo poder de combate dos radicais livres e a uniformização da pele.

 

Além disso, todos os produtos contam com efeito matte e ação antioleosidade, que proporcionam os melhores resultados para o rosto oleoso.