7 mitos e verdades sobre a pele negra 7 mitos e verdades sobre a pele negra

7 mitos e verdades sobre a pele negra

Quando o assunto é pele negra, o que não falta por aí são mitos. Esse fototipo precisa de cuidados especiais, mas infelizmente ainda gera muitas dúvidas e fica difícil saber o que realmente é verdade: pele negra não precisa de protetor solar? Não envelhece? Precisa de hidratação?

Para desmistificar de vez a pele negra, separamos 7 mitos e verdades para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Dá uma olhada!

"Pele negra não precisa de protetor solar"
Mito! Apesar de muita gente acreditar que a pele negra não precisa de proteção contra os raios solares, já que possui uma quantidade maior de melanina, isso não é verdade! Esse tipo de pele, inclusive, tem maior tendência ao surgimento de manchas, justamente devido à sua maior pigmentação. Por isso, nada de dispensar o protetor solar com FPS 30 ou mais, ok?

"Pele negra pode usar vitamina C"
Verdade!
A vitamina C é um ativo que pode ser utilizado por qualquer tipo de pele e todas elas podem colher os seus benefícios. O antioxidante previne o envelhecimento precoce, ajuda a suavizar linhas, possui efeito despigmentante, amenizando manchas escuras na pele, além de potencializar os efeitos do protetor solar. Resumindo: a vitamina C é perfeita para pele negra e pode ser usada todos os dias!

"A pele negra demora mais para envelhecer"
Verdade. A pele negra produz uma maior quantidade de colágeno e elastina naturalmente e por isso o tônus da pele costuma ser maior, desacelerando o processo de envelhecimento da pele. Porém, esse envelhecimento vai ocorrer de qualquer forma e sofrer os mesmos processos dos outros fototipos. 

"Protetor solar com cor para pele negra não existe"
Mito. Quem tem a pele negra costuma, sim, ter grandes dificuldades em encontrar um protetor solar com cor que se adeque ao seu tom de pele. Porém, é possível achar boas opções de protetores que tenham a tecnologia camaleão, que ajuda o produto a se adequar com o tom da sua pele. Esse tipo de protetor é perfeito para quem tem mancha marrom na pele ou melasma, já que uniformiza a região. 

"Pele negra não precisa de hidratação"
Mito dos grandes! Quem acha que só porque a pele negra possui uma maior quantidade de colágeno dispensa a hidratação na hora da skincare, está muito enganado. A hidratação é extremamente necessária para se manter saudável, evitar o ressecamento e o envelhecimento precoce. Por isso, inclua um bom hidratante facial no seu ritual de beleza!

"Pele negra é mais oleosa"
Verdade. Isso ocorre porque as glândulas sebáceas são maiores na pele negra, e por isso, têm maior capacidade de produzir mais oleosidade. Por isso, é tão importante utilizar uma loção, gel de limpeza ou sabonete facial específico para a pele oleosa, além de produtos oil free e com textura em gel, para não estimular ainda mais a produção de sebo.

"Pele negra não pode fazer depilação a laser"
Mito! Qualquer tipo de pele pode fazer depilação a laser, desde que siga os cuidados necessários para esse tipo de procedimento: orientação de um profissional dermatologista, utilização de laser próprio para a pele negra e uso de protetor solar com alto fps após a depilação.

 

Foto: Getty Images

Produtos Relacionados