5 problemas da pele oleosa 5 problemas da pele oleosa

5 problemas da pele oleosa e como tratar de cada um: poros dilatados, efeito rebote, cravos, espinhas e manchas

Quem tem a pele oleosa sabe bem que mantê-la com aparência sequinha e saudável é um tremendo desafio. O excesso de oleosidade, os poros dilatados e a formação de espinhas exige uma rotina de cuidados ainda mais regrada. Mas será que você sabe como tratar cada um desses incômodos? 


Para fugir desse cenário, nós reunimos os principais problemas da pele oleosa e os melhores tratamentos para amenizá-los. Olha só!


1# Cravos

Os cravos - ou comedões, como também são conhecidos - podem surgir por uma série de motivos. O principal entre eles é o entupimento dos poros causado pelo acúmulo de queratina, oleosidade e impurezas, como resquícios de maquiagem e outros produtos usados no rosto. Por isso, a melhor maneira de prevenir o surgimento desses pontinhos escuros é através da higienização da pele. Nesse caso, é importante optar pelos produtos que contenham ativos antioxidantes em sua fórmula, como a vitamina C. A água micelar, por exemplo, é uma boa saída para reequilibrar a pele e evitar o aumento de oleosidade.


2# Espinhas

As espinhas nada mais são do que lesões causadas na pele devido ao excesso de oleosidade. Geralmente, a aparência é de um ponto branquinho, arredondado e com uma área vermelha em volta. Quanto às causas, elas podem variar desde limpeza inadequada do rosto à aumento dos níveis hormonais. Para evitar esse incômodo, o ideal é manter uma boa rotina de skincare, incluindo o uso de hidratantes faciais e máscaras faciais que possuem ativos que ajudam a diminuir a oleosidade da pele.


3# Poros dilatados

Se você possui a pele oleosa, certamente deve saber que a presença de poros dilatados é bastante comum. Esses pequenos buraquinhos visíveis na pele surgem devido ao excesso de produção de sebo, já que ao comportarem mais impurezas eles acabam aumentando de tamanho. Para amenizar esse aspecto e devolver a uniformidade da pele, é importante limpar bem o rosto diariamente, de preferência também com um gel de limpeza específico para pele oleosa. Além disso, também vale apostar em esfoliações semanalmente para eliminar as células mortas.

 

4# Brilho excessivo

Uma das principais características da pele oleosa também é uma dos seus maiores problemas: o brilho excessivo. O aspecto oleoso é a principal consequência do aumento da produção de sebo. Entretanto, o incômodo também pode ser resultado de exposição solar em excesso, uso de produtos com óleo na fórmula e até mesmo banhos quentes. Para driblar esse problema, o truque é manter uma rotina de cuidados regrada, incluindo o uso de água micelar, gel de limpeza, hidratante e máscara facial. Nesses casos, o uso de fórmulas que combinam vitamina C e ácido hialurônico é bem-vindo. 


5# Manchas na pele

Tão ruins quanto as espinhas que surgem na pele oleosa, só mesmo as manchas que elas podem deixar no rosto. Acontece que essas pequenas inflamações ativam a produção de melanina, o que estimula o surgimento de manchas na pele. Nesse caso, os ativos clareadores são os maiores aliados para eliminar as marcas de acne. Por isso, se possui a pele oleosa e acneica, pode investir em um gel de limpeza enriquecido em vitamina C sem medo. Além de garantir um rosto limpo e livre de oleosidade, ele ajuda a uniformizar a pele e suavizar as imperfeições. O uso de um hidratante facial que combine o ativo com filtro solar também é uma boa opção.