Pele negra precisa de proteção solar? Dermatologista esclarece dúvidas Pele negra precisa de proteção solar? Dermatologista esclarece dúvidas

Entenda como escolher o protetor solar facial para pele negra

Saiba como escolher o melhor protetor solar para pele negra, confira todas as dicas.

A proteção solar é um passo indispensável na rotina de cuidados, isso porque o protetor solar é capaz de impedir a ação dos raios solares na pele, que podem causar manchas, envelhecimento precoce do rosto e, em casos mais intensos, até câncer de pele. Porém, o uso diário do protetor solar evita a ação desses raios, além disso, os protetores solares também combatem a ação das luzes visíveis, presente nas telas dos celulares e computadores, que também são prejudiciais para a pele.

A pele negra também necessita de proteção facial e a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) esclarece todas suas dúvidas sobre como escolher o melhor protetor solar para pele negra, levando em consideração o fator de proteção, a textura e a ação de ativos dermatológicos.


Qual fator de proteção solar usar na pele negra?

Se você está em dúvida sobre qual fator de proteção escolher para o seu protetor solar, a Dra.Marcele tira todas as dúvidas sobre qual fator de proteção é indicado para pele negra. “A pele negra tem que ter um fator de proteção de mínimo de 30. Quanto maior o fator de proteção para todo tipo de pele melhor, porque a pele vai estar mais tempo protegida”, explica.

“O valor acima de 30 é preconizado pela Sociedade Brasileira para todos os tipos de pele, além disso é necessário repor o protetor solar facial a cada três horas”, destaca. Mesmo com proteções solares altas, é necessário que o protetor seja reaplicado, de preferência de três em três horas. Dessa forma é possível garantir proteção completa para o rosto durante todo o dia.


Por que alguns protetores esbranquiçam a pele negra?

Pode ser que ao procurar um protetor solar para pele negra você tenha se deparado com protetor solar que esbranquiça a pele, a Dra. Marcele explica porque isso acontece. “Geralmente os protetores solares que acinzentam a pele negra são aqueles mais densos e que possuem um fundo branco, esse fundo branco que acinzenta a pele”, diz.

“Pacientes com pele negra podem optar por um filtro solar com cor ou escolher um filtro solar bem fluido que tenha um fundo azul ou avermelhado, para que a pele não fique esbranquiçada”, conclui. Além dos protetores solares com cor, ideal principalmente para rostos com manchas, os protetores solares fluídos são os mais indicados para pele negra por apresentar uma textura leve e de fácil absorção pela pele.


Como escolher um protetor solar para pele negra?

A Dra. Marcele Trindade dá algumas dicas para você escolher o melhor protetor solar para pele negra. “O melhor protetor solar para pele negra é aquele que não deixa a pele esbranquiçada e que tenha um fator de proteção maior do que 30”, ressalta.

“Também aquele que se adeque ao seu tipo de pele. A maioria da população da pele negra tem uma pele mais oleosa, porque a pele negra tende a ter glândulas sebáceas maiores, então tem que ser um protetor solar com toque seco”, completa. Por isso, identifique também se a sua pele é mais seca, mista ou oleosa para escolher o melhor produto para você.


Conheça o protetor solar com cor para pele negra Garnier

A linha Uniform&Matte conta com protetores solares com cor: o Protetor Hidratante Tudo em 1 possui ação hidratante, antioleosidade e ainda é enriquecido com vitamina C. Ele oferece proteção para pele contra a ação dos raios solares e a luz visível, além de proporcionar hidratação, o que resulta em uma pele protegida e hidratada.

Disponível em 4 tonalidades - clara, média, morena e negra- ele conta com efeito camaleão, que faz com que o protetor hidratante se adeque ao seu subtom de pele. O protetor hidratante na tonalidade negra foi desenvolvido em parceria com a cantora Iza, para entender as necessidades da pele negra e entregar os melhores resultados quando o assunto é hidratação e proteção solar.

Produtos Relacionado