Protetor solar com cor e sem cor: qual é a quantidade certa para aplicar os produtos no rosto?
Para ter uma pele saudável e livre de manchas é importante investir no protetor solar facial como aliado diário. O produto age não só na proteção contra os raios solares UVA E UVB, mas também na prevenção de manchas na pele - incluindo o temido melasma. A aplicação do produto, porém, é uma dúvida para muita gente: como deve ser feita? Qual é a quantidade ideal? Para aprender a aplicar o protetor solar com cor e sem cor no rosto, conversamos com a dermatologista Marcele Trindade que revelou algumas dicas para evitar o desperdício do produto e garantir uma boa proteção.
Protetor solar para o rosto: uma colher de chá é o suficiente
De acordo com a dermatologista, o protetor solar com cor e sem cor possuem a mesma quantidade ideal de aplicação. “A medida de uma colher de chá na região do rosto é o suficiente para garantir a proteção”, afirma Marcele. Essa medida vale não só para os protetores em creme, mas também para outras texturas, como mousse ou gel. Mas, atenção! Em todos os casos, é importante lembrar de reaplicar o produto a cada duas horas ou após lavar o rosto ou suar excessivamente para garantir uma boa proteção.
Passe o protetor solar com cor como base
Uma boa dica na hora de passar o protetor solar com cor é aplicá-lo como se fosse a base - afinal, é ele quem vai substituí-la na hora da maquiagem. Você pode usar um pincel kabuki ou qualquer outro próprio para base ou até mesmo uma esponja, proporcionando um acabamento melhor à make. Porém, o protetor solar com cor também pode ser aplicado com os dedos, ok? Mas, se a dúvida for como incluir o protetor solar com cor na sua rotina de skincare, a especialista adianta: o produto deve ser usado pela manhã e após a limpeza da pele. Dessa forma, é possível garantir a sua eficácia e, de quebra, reaplicá-lo com facilidade.
Por que usar um FPS alto no rosto?
Você já deve ter ouvido que é importante apostar em um FPS mais alto para o protetor solar na área do rosto. O motivo dessa recomendação é que o número do fator de proteção solar tem a ver com o tempo em que sua pele fica protegida contra os raios solares. Como a gente não tem o costume de reaplicar o protetor solar no decorrer do dia, é importante garantir uma proteção de longa duração. Por isso, os dermatologistas recomendam um fator de proteção acima de 50.
Protetor solar com cor também protege contra a luz visível
O grande diferencial do protetor solar com cor está ligado a uma característica conhecida como barreira de cor. “Além de funcionar como uma base de maquiagem, ele também possui pigmentos que fazem uma proteção física da pele impedindo que a luz visível, presente em computadores, celulares e lâmpadas, penetre no rosto e estimule a formação de manchas”, revela a profissional. Sendo assim, o protetor solar com cor funciona como um “escudo” extra para sua fotoproteção, sendo mais eficaz do que o produto tradicional.
Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.
Foto: Getty Images