Skincare: 5 coisas que você pode estar fazendo de errado na sua rotina
Sua pele está mais oleosa do que de costume, com excesso de cravos e espinhas no rosto ou ficou ressecada demais de um dia para o outro? Esses são alguns sinais que você pode estar fazendo algo de errado na sua rotina de skincare. O problema, muitas vezes, acaba acontecendo por um produto ou alguma atitude que você adotou no dia a dia.
Para entender melhor o que pode estar acontecendo, entrevistamos a dermatologista Marcele Trindade que revelou 5 erros muito comuns que podem atrapalhar o seu ritual de beleza e prejudicar a sua pele. Dá só uma olhada!
1. Usar um produto errado na sua pele
Isso é bastante comum de acontecer. Usar um produto para pele seca em uma pele oleosa só vai aumentar a oleosidade, deixando o rosto mais propenso a ter mais cravos e espinhas. Ao contrário, a pele fica com aquele aspecto bem ressecado e sensível. Para não errar na escolha do produto, a dermatologista dá algumas dicas:
“Os produtos fabricados para pele seca geralmente são mais cremosos e densos contendo óleos vegetais e hidratantes mais oleosos para evitar o ressecamento da pele e retirar o aspecto de sulcos acentuados. Uma pele oleosa já precisa de hidratantes que contenham a oleosidade e diminuam o brilho da pele, com efeito matte e contendo substâncias anti-comedogênicas e oil free”. Sendo assim, fique atento aos rótulos!
2. Não lavar o rosto com a frequência adequada
Não lavar o rosto com a frequência certa pode fazer muito mal à pele, principalmente a oleosa. “Estamos diariamente e a todo tempo expostos à poluição atmosférica, ao uso de maquiagem e cosméticos que precisam ser removidos diariamente da pele para mantê-la saudável, diminuir sua oleosidade e deixá-la limpa para os cosméticos que serão usados”, alertou a especialista.
Com esse aviso, devemos lavar o rosto com sabonete específico para o tipo de pele pela manhã e à noite todos os dias. Ficar sem fazer essa limpeza todo dia acelera o envelhecimento, além de aumentar a oleosidade da pele com o surgimento de cravos e espinhas.
3. Lavar o rosto e não usar hidratante
Lavar o rosto remove os resíduos de produtos e poluição, mas, ao mesmo tempo, acaba retirando a camada protetora da pele. “Para que a região não fique exposta ao meio externo sem proteção a dermatites e agressões, após a lavagem, é indicado o uso de um hidratante específico para seu tipo de pele”, ressaltou a Dra. Marcele.
Os hidratantes além de deixar a pele hidratada, permitindo um bom funcionamento das células, eles possuem efeitos específicos para diminuir o ressecamento das peles secas e fazer um controle de oleosidade nas oleosas.
4. Não usar o filtro solar todos os dias, até mesmo dentro de casa
Não usar protetor solar ou hidratante com FPS todos os dias, até mesmo em dias chuvosos e nublados ou dentro de casa, não é uma atitude nada saudável. “O paciente fica suscetível aos efeitos maléficos das radiações solares, como câncer de pele, envelhecimento e manchas”, alertou a médica. Dito isso, o protetor deve ser usado até em casa já que a luz visível do celular e do computador causam manchas na pele, além de acelerar o surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.
5. Dormir de maquiagem
Dormir de maquiagem promove o ressecamento da pele e a obstrução dos poros, aumentando as chances do surgimento de cravos e espinhas. “Falta de limpeza da pele também acelera o envelhecimento, pois altera o seu metabolismo, promove um aumento da opacidade e também acentuação de sulcos e rugas, além da pele craquelada”.
CRM: 52 1004999
Dra. Marcele Trindade, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, dermatologista pelo Hospital Federal de Bonsucesso especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, cirurgiã dermatológica pelo Hospital Federal de Bonsucesso, preceptora colaboradora do departamento de cirurgia dermatológica do Hospital Federal de Bonsucesso.