Cravos: o que são? Pretos, brancos... Entenda como eliminar esses pontinhos na pele oleosa Cravos: o que são? Pretos, brancos... Entenda como eliminar esses pontinhos na pele oleosa

Cravos: o que são? Pretos, brancos... Entenda como eliminar esses pontinhos na pele oleosa

 

Os cravos são muito comuns e quase todo mundo sofre com eles em algum momento da vida. Embora sejam mais comuns nas peles oleosas e mistas, esses indesejados pontinhos podem aparecer em todos os tipos de pele, inclusive as mais secas. Mas você sabe o que realmente são os cravos e as diferenças entre os tipos?

Para te ajudar a entender mais sobre os pontinhos na pele, a gente conta as diferenças entre os cravos brancos e pretos e como evitá-los. Afinal, é muito comum ter dúvidas sobre eles e como eliminar os cravos. Vem conferir essas dicas e acabar com as dúvidas de uma vez por todas!

 

O que são e como surgem os cravos?

Os cravos, também conhecidos como comedões, são um tipo de acne provocada pelo excesso de óleo na pele. Por isso, eles são mais comuns na zona T do rosto - testa, nariz e queixo -, onde a oleosidade é maior, e em regiões do corpo com alta produção de sebo, como costas e colo.

Eles surgem quando a quantidade de óleo na pele é alta e os poros ficam obstruídos. Quando acontece o entupimento dos poros, o sebo acumulado ali fica mais espesso e, assim surgem os cravos.

 

Quais as diferenças entre os tipos de cravos?

Muitas pessoas associam os cravos unicamente aos pontinhos pretos na pele, mas também existem os cravos brancos. A principal diferença entre eles é que os cravos brancos são fechados, enquanto os pretos são abertos. Ou seja, eles entram em contato com o ar e a pontinha é oxidada, o que faz com que ela fique preta.

Os cravos pretos dificilmente viram espinhas, mas nos comedões fechados pode acontecer a proliferação de bactérias, fazendo com que eles virem espinhas. Por isso, é importante saber como cuidar dos cravos.

 

Saiba como evitar o surgimento dos cravinhos

Para evitar que os cravos apareçam, é fundamental caprichar na limpeza da pele, evitando que os poros fiquem obstruídos. Por isso, sua nécessaire de cuidados com a pele deve ter um sabonete  gel de limpeza antiolesiodade, que ajude a manter o rosto sequinho e fresco duas vezes ao dia.

Além da limpeza comum, é importante retirar muito bem a maquiagem no dia a dia. A  água micelar é uma excelente escolha para tirar todos os resquícios de make e deixar a pele bem limpinha. A esfoliação é outra aliada do rosto livre de cravinhos, então pode apostar no cuidado semanalmente. Por fim, você pode apostar em uma máscara facial para fazer uma desintoxicação da pele. A  máscara de carvão é perfeita para isso.

 

Posso espremer os cravos? Como tratar o problema

Quando surgem os pontinhos no rosto, pode ser tentador espremer, né? Mas essa não é uma boa ideia! Espremer os cravos pode empurrar tanto o sebo como as bactérias mais para o fundo dos poros, provocando uma inflamação. Além disso, você pode provocar uma lesão e criar uma cicatriz no local.

O recomendado, nesse caso, é fazer uma limpeza de pele profissional. Assim, é possível remover os cravos da forma certa, sem deixar nenhum tipo de dano. Os dermocosméticos com propriedades secativas também podem ser usados para acelerar o desaparecimento dos cravos. Consulte seu dermatologista para encontrar o produto mais adequado para você.