O que é melanoma? Entenda sobre esse tipo de câncer de pele O que é melanoma? Entenda sobre esse tipo de câncer de pele

O que é melanoma? Dermatologista explica

Dermatologista esclarece todas as dúvidas sobre o que é o melanoma e explica como evitar e tratar esse tipo de câncer de pele.

A proteção solar diária é essencial para os cuidados faciais, isso porque esse passo ajuda no tratamento de manchas da pele, na hidratação do rosto e na prevenção do envelhecimento da pele. Além disso, o protetor solar facial é a proteção mais eficiente contra os raios UVA e UVB, que quando em contato constante com o rosto pode ocasionar até câncer de pele. Entre um deles, está o melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais comum na pele.

Para trazer mais informações sobre o melanoma, a dermatologista Dra. Marcele Trindade (1004999 RJ- SBD) detalhou o que é melanoma, quais são os principais sinais, como ele pode ser tratado e também como ele pode ser prevenido. Entenda tudo sobre esse tipo de câncer de pele e entenda como proteger a sua pele da melhor maneira para garantir uma pele saudável.


O que é melanoma?

O melanoma é um tipo de câncer de pele que pode ser ocasionado pela exposição excessiva da pele aos raios solares sem a devida proteção. O melanoma se manifesta em diferentes estágios e os iniciais aparecem como pequenas manchas na pele que vão se intensificando com o tempo. A dermatologista Marcele Trindade detalha a definição sobre o que é o melanoma.

“O melanoma é um câncer de pele que acomete as células produtoras de melanina, que são os melanócitos. Eles acabam se hiperproliferando, o que resulta no desenvolvimento do melanoma. Ele é mais comum em adultos brancos e pode surgir através de manchas, pintas ou sinais. O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, nas mucosas, como boca, nos nas mãos, nos dedos e nos pés também”, detalha.


Quais os sintomas do melanoma?

O melanoma pode se manifestar na pele com pequenas manchas que podem ser intensificadas com o passar do tempo. Quando mais cedo diagnosticada, mais eficiente será o tratamento dessa condição, a Dra. Marcele destrincha como são esses sinais e manchas comuns na pele nos estágios iniciais do melanoma. “Os sinais e os sintomas do melanoma são atendimentos de uma pinta escura com característica de bordas irregulares, ela pode coçar ou fazer feridas ou ser uma pinta pré-existente que mudou de que aumentou de tamanho”, ressalta.

“Então um dos principais sintomas do melanoma é o surgimento dessas pintas e sinais que em uma pele que não tinha nada e começa a aparecer, a crescer e ter bordas irregulares. Aumentar muito o tamanho das principais características do melanoma”, sintetiza.


Como tratar o melanoma?

A dermatologista ressalta que o melanoma é um câncer que necessita de um tratamento cirúrgico, ou seja, para remover essa condição é necessário um processo de cirurgia que vai garantir o melhor tratamento para esse tipo de câncer de pele. “O melanoma é um câncer de pele que é cirúrgico, só tem a cirurgia para tratar e quanto mais precocemente ele for retirado melhor”.

“Ele é um dos poucos tipos de câncer de pele que pode dar metástase, ou seja, quando as células cancerígenas se espalham no corpo para outras células. Então se você detectar uma mancha que aumentou, que mudou de cor e que tem suspeita que pode ser um melanoma, o tratamento será feito por meio cirúrgico. Depois da cirurgia, através do exame patológico, é que vai ser possível dizer se ele está num grau leve na pele ou se ele já avançou e se precisar fazer outras cirurgias, ou até outros tratamentos."


Como evitar o melanoma?

Agora, se você está com dúvidas sobre como evitar o melanoma, a dermatologista separou algumas dicas que vão te ajudar. Mas, o mais importante, é não abrir mão da proteção solar, pois é o protetor solar que vai ser capaz de construir uma barreira protetora na pele e minimizar a ação dos raios UVA e UVB. “Você pode prevenir o melanoma evitando exposição solar, já que a exposição solar é o principal fator de risco junto com a genética”, afirma a dermatologista Fabiana Wanick.

“Caso você tenha na família alguém que já teve melanoma, parente próximo como mãe, pai ou irmã o indicado é evitar a exposição solar e estar sempre no dermatologista fazendo a revisão de pintas no mínimo duas vezes ao ano. Evite a exposição solar dos períodos entre as 10h e 16h, que é onde tem maior produção dos raios ultravioleta”, alerta a dermatologista. “Utilizar chapéus, bonés e blusas com fator de proteção, protetor solar e repor o filtro solar a cada três horas, são boas medidas para tomar sol de forma segura. A principal forma de prevenção é evitar a exposição solar nos períodos de maior quantidade de sol”.

A utilização do protetor solar facial é essencial para manter a pele blindada das ações dos agentes externos, como poluição, impurezas e os raios solares. Por isso, não deixe de lado o uso do protetor solar facial no seu dia a dia, isso porque os raios UVA e UVB incidem mesmo nos dias nublados, por isso é necessário utilizar o protetor solar facial todos os dias.

Para te ajudar nesse cuidado, a linha Uniform&Matte conta com a linha de Hidratantes Protetores, que une hidratação e proteção solar em um único passo. Disponíveis nas versões com e sem cor, você pode escolher o Hidratante Protetor que melhor se encaixa na sua rotina de cuidados e também com a tonalidade da sua pele. Além disso, todas as opções são enriquecidas com vitamina C, poderoso ativo antioxidante que é reconhecido por combater os radicais livres e complementar a proteção da pele, garantindo uma pele saudável, macia e iluminada. Aposte nesses cuidados e mantenha o seu rosto uniforme e saudável!