Como cuidar da pele mista Como cuidar da pele mista

Como cuidar da pele mista: saiba como driblar a oleosidade e o ressecamento ao mesmo tempo

Você já deve ter ouvido falar sobre as características da pele mista, certo? Com tendência à oleosidade na zona "T" do rosto (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas extremidades, ela requer alguns cuidados específicos para encontrar o equilíbrio entre essas condições e, assim, se manter saudável e livre de outros incômodos, como sensibilidade, cravos e espinhas.

Mas, afinal, o que muda na rotina de cuidados para pele mista? Quais os melhores produtos e ativos para para driblar a oleosidade e o ressecamento ao mesmo tempo? Para esclarecer essas e outras dúvidas, reunimos aqui as melhores dicas para lidar com esse tipo de pele. Veja só!


Antes de começar, entenda o que é a pele mista e suas características

 

De maneira geral, a pele mista nada mais é do que a junção das características da pele oleosa e seca. Ou seja: ela não é só seca, e nem oleosa. Justamente por isso, é comum que os donos de pele mista tenham com alguns pontos de oleosidade no rosto, principalmente no nariz, testa e bochechas e, ao mesmo tempo, lidem com situações características do ressecamento, como a perda de viço, linhas de expressão, rugas finas, sensibilidade e descamação. Sendo assim, é importante ter em mente que alguns cuidados devem ser tomados para manter o equilíbrio entre os quadros e, assim, evitar o exagero na hidratação ou na remoção da oleosidade. Caso contrário, o resultado será bem diferente do esperado, ok?


A limpeza é uma etapa fundamental na rotina de cuidados com a pele mista

 

Independente do seu tipo de pele, uma coisa é certa: a limpeza deve fazer parte da sua rotina de cuidados. Quando se trata de pele mista, é preciso ter uma atenção especial com os produtos escolhidos. Isso porque é preciso encontrar um sabonete facial que higienize a pele na medida certa, ajudando a controlar a oleosidade sem perder a hidratação da região. Nesses casos, investir em um produto enriquecido em ativos como o AHA de limão pode ser a solução. Além de remover as impurezas do rosto, ele ajuda a controlar a oleosidade na medida certa sem ressecar a pele. Então, já sabe, né? Nada de pular a etapa de limpeza da pele! Lembre-se: o ideal é limpar o rosto duas vezes ao dia. 


O uso de hidratante matificante e com FPS pode ajudar a cuidar da pele mista

 

Se engana quem pensa que os pontos oleosos característicos da pele mista são desculpa para não investir na hidratação. Na verdade, o uso do hidratante facial pode ajudar no controle do brilho e, de quebra, evitar o ressecamento e a descamação nas partes mais secas do rosto. Nesse caso, é importante estar atento a fórmula do produto que deve ser leve e matificante. Isso porque hidratantes não gordurosos deixam a pele menos sensível e aumenta a tolerabilidade dos produtos, contribuindo para os cuidados com a pele mista. Além disso, vale apostar em um hidratante com FPS para garantir uma pele protegida dos raios UV, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce, manchas e outros incômodos. 


Máscaras faciais ajudam a equilibrar a pele mista e garantir um rosto saudável 

 

Para turbinar a sua rotina de cuidados com a pele mista, não tem mistério: basta investir em uma boa máscara facial. Isso mesmo! As queridinhas do universo da skincare também podem trazer uma série de benefícios para quem lida com a oleosidade e o ressecamento no rosto ao mesmo tempo. Nesse caso, o truque é investir em uma sheet mask com ativos que ajudem a purificar e hidratar a pele, como vitamina C e o chá verde. Quanto à frequência, você pode (e deve!) apostar no tratamento uma vez por semana.