Ansiedade e estresse podem afetar a pele? O que fazer para minimizar as imperfeições Ansiedade e estresse podem afetar a pele? O que fazer para minimizar as imperfeições

Ansiedade e estresse podem afetar a pele? O que fazer para minimizar as imperfeições

Os efeitos negativos que o estresse causa na mente e no corpo não são novidade. Mas, para a surpresa de alguns, ele também pode prejudicar a saúde da sua pele. Uma rotina corrida e nervos sempre à flor da pele podem ser os grandes responsáveis por aqueles pequenos incômodos no rosto. Descubra mais sobre o assunto abaixo! 


Estresse pode ser sinônimo de espinhas na pele

Excesso de oleosidade, hormônios, alimentação… Existem muitos fatores capazes de causar ou piorar as espinhas na pele. Mas, o que poucas pessoas sabem é que, essas lesões podem ser desencadeadas ou pioradas pelo estresse. Isso porque as glândulas sebáceas possuem receptores que, em situação de alto estresse, podem ser acionados e induzidos a produzir mais oleosidade. O resultado são poros entupidos e o surgimento dos comedões. Além disso, quadros de psoríase e dermatite seborreica também podem ser intensificados com o estresse e a ansiedade. 


Além de espinhas, a ansiedade também provoca envelhecimento da pele

Engana-se quem pensa que os efeitos da ansiedade na pele se resumem apenas ao surgimento de espinhas. Rugas, linhas de expressão e flacidez são problemas silenciosos e que se revelam com o tempo no rosto de quem leva uma vida muito agitada. Acontece que uma rotina corrida e estressante resulta em tensão e, consequentemente, em músculos tensionados. Além da postura curvada e ombros flexionados, o hábito de franzir a testa e os olhos várias vezes ao dia também é bastante comum, o que ajuda no aparecimento de pequenas rugas na região que podem se aprofundar com o passar do tempo. 


Insônia e falta de sono podem causar ou piorar as olheiras 

Quem sofre com estresse e ansiedade sabe bem como os sentimentos podem prejudicar as suas preciosas horas de sono e, consequentemente, o seu organismo como um todo. Os resultados são visíveis: aparência cansada, olheiras e mau humor. Acontece que a ausência de um sono tranquilo causa uma congestão de vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos, o que resulta nas olheiras. Por isso, o ideal é manter uma rotina equilibrada e dormir cerca de oito horas por dia. 


Veja como prevenir os efeitos da ansiedade e do estresse na pele

Nem sempre fugir de situações estressantes é uma opção. Nesse caso, existem alguns cuidados simples e diários que podem fazer toda a diferença para a sua rotina e, principalmente, para a sua pele. Confira alguns deles abaixo:


- Mantenha uma dieta alimentar equilibrada e rica em fibras;

- Invista em uma boa rotina de cuidados com a pele. Nesse caso, apostar em um hidratante com ingredientes antioxidantes, como a vitamina C, é uma boa opção;

- Aposte em produtos que possam acalmar a sua pele. Que tal experimentar uma máscara facial de camomila? Ela pode garantir a sensação de pele hidratada e confortável nos dias mais estressantes;

- Valorize os momentos de prazer no seu dia a dia. Tirar um tempinho para fazer um spa day, ouvir a sua playlist favorita ou ler um bom livro ajuda a aliviar a tensão.


COMPRE PRODUTOS COM VITAMINA C