Extração de cravos: qual a maneira certa de fazer Extração de cravos: qual a maneira certa de fazer

Extração de cravos: qual a maneira certa de fazer + 3 dicas para evitar a formação deles

Se você tem pele oleosa, certamente já deve ter lidado com o surgimento de cravos no rosto. Esses indesejados pontinhos são bastante comuns na zona “T” - testa, nariz e queixo - e nas áreas oleosas do corpo, como costas, ombros e colo. A boa notícia é que existem técnicas que podem garantir a extração dos cravos sem deixar marcas na pele. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para eliminar os comedões do rosto e prevenir a formação de outros. Veja só!


Antes de tudo, entenda o que são os cravos e por que eles surgem

De maneira geral, os cravos são um tipo de acne provocada pelo excesso de óleo na pele. Justamente por isso, eles costumam surgir na zona “T” - testa, nariz e queixo -, e em regiões do corpo com alta produção de sebo, como costas e colo. Além disso,  eles costumam aparecer quando a quantidade de óleo na pele é alta e os poros ficam obstruídos. Com o entupimento dos poros, o sebo acumulado ali fica mais espesso e, consequentemente,  surgem os cravos.


É possível remover os cravos da pele sem deixar marcas?

A resposta é sim. Para eliminar de vez esses temidos pontinhos pretos, o truque é manter uma boa rotina de cuidados com a pele, começando pela limpeza e esfoliação. Nesse caso, vale apostar em produtos enriquecidos com ativos que controlam a oleosidade, como a vitamina C, que ajuda a desobstruir os poros e estimular a renovação da pele. Comece limpando a região com a água micelar até que o algodão saia bem limpinho. Em seguida, higienize a região com um bom gel de limpeza. Se quiser facilitar o processo, experimente combinar a vaporização logo após a limpeza e, então, use um esfoliante na pele. Entretanto, vale lembrar que o procedimento deve ser feito apenas uma vez por semana para prevenir o efeito rebote. 


Cuidados simples e diários podem evitar o surgimento dos cravinhos

Assim como as espinhas, os cravos também podem ser revertidos e evitados com alguns cuidados simples e diários. Veja abaixo como manter a pele livre desses pontinhos e os produtos mais efetivos para essa tarefa:


1) Limpe a pele diariamente com produtos específicos para pele oleosa

A limpeza é a melhor forma de tratar e prevenir os cravos. Para higienizar o rosto na medida certa, o ideal é usar um sabonete líquido com vitamina C, que contribui para uma pele suave, uniforme e matificada. Depois disso, também vale apostar em uma água micelar para eliminar qualquer restinho de oleosidade ou sujeiras que ficam na pele. O produto também é um grande aliado para remover a maquiagem antes de lavar a região. Para usar a água micelar, é bem simples: basta molhar um pedaço de algodão com o produto e passar no rosto até eliminar toda a sujeira.


2) Aplique um bom hidratante facial após a limpeza

Você pode até duvidar, mas a hidratação é fundamental para quem sofre com o excesso de oleosidade na pele e cravos. Por isso, é importante investir em um hidratante facial pela manhã e à noite. Nesse caso, as fórmulas que combinam ativos antioxidantes e FPS são a chave para o sucesso. Para completar os cuidados, também vale incluir na rotina de cuidados com a pele uma boa sheet mask, para controlar a produção de sebo e remover as células mortas. Ela é bem fácil e prática de aplicar: basta abrir o pacote, desdobrar a máscara, colocar no rosto e deixar agir por 15 minutos.

3) Aposte em uma alimentação saudável 

Uma alimentação equilibrada pode trazer uma série de benefícios para o corpo e até mesmo para pele. Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, por exemplo, pode ajudar a controlar a oleosidade na pele. Então, já sabe né? Adote uma alimentação mais saudável e balanceada à base de legumes, frutas, verduras e carboidratos na medida certa. Dessa forma, você vai garantir uma pele luminosa, uniforme e livre dos temidos pontinhos pretos. 


Produtos relacionados