Comedões: o que são? Comedões: o que são?

Comedões: o que são? Saiba mais sobre os protagonistas da acne - as espinhas e os cravos

Os comedões são aqueles pontinhos escuros ou brancos no rosto. Eles são muito comuns em quem tem a pele oleosa, mista e acneica, principalmente nas zonas mais oleosas. Mas por que eles surgem na pele e quais são as melhores maneiras de tratar de prevenir essas lesões? Esclarecemos melhor esse incômodo e as dicas para controlá-lo. Confira!


O que são comedões?


Os comedões são os famosos cravos. Eles surgem na pele devido a um conjunto de fatores: processo inflamatório na pele, alteração do sebo, acúmulo de bactérias, resposta imunológica, hiperqueratinização, hormônios, dietas e por aí vai. Eles podem ser do tipo abertos (pretos) ou fechados (brancos).


É verdade que os cravos só aparecem na pele oleosa?


Isso não passa de um mito. Os comedões não surgem apenas nas peles oleosas, esses pequenos incômodos podem surgir em todos os tipos de pele até nas ressecadas e sensíveis. As alterações do sebo ocorrem, principalmente, por conta de um processo chamado peroxidação do esqualeno, uma espécie de oxidação que sofre influência de diversos fatores, entre eles a poluição.


Podemos espremer cravos em casa?


De jeito nenhum! Não se deve manipular qualquer lesão na pele por conta própria, principalmente os cravos. Espremer um comedão pode causar cicatrizes, manchas e até transformá-lo em uma espinha. Se você quer se livrar desses incômodos, o ideal é procurar seu dermatologista de confiança para realizar uma limpeza de pele. 


Como prevenir os comedões?


É possível prevenir a formação de comedões seguindo uma rotina de limpeza adequada no rosto. Comece o ritual com um sabonete facial que ajuda a remover o excesso de oleosidade sem ressecar a região. Em seguida, passe um hidratante com textura matte e que ajuda a equilibrar a produção de sebo. Se você estiver de maquiagem, antes de lavar o rosto, remova todos os produtos com uma água micelar. Mantendo a região bem limpa você consegue evitar o surgimento de cravos e outros problemas.